PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Questões de Geografia do Pases II / UFV 2007 - com gabarito

Questão 01 - Pases II / UFV 2007 - No que diz respeito às migrações internas no Brasil, afirmam-se novas tendências dos movimentos migratórios, configurando, assim, mudanças de orientação destes fluxos de população no território. Dados relativos ao censo demográfico de 2000 do IBGE mostram modificações na mobilidade inter-regional das migrações nos anos 90. No que se refere às mudanças que este processo revela, assinale a afirmativa CORRETA: 
a) As transferências complementares de população entre o Nordeste (emigrantes) e o Sudeste (imigrantes), que pareciam ter aumentado nos anos 80, voltaram a se reduzir sensivelmente no período de 1990-2000. 
b) Parte das mudanças verificadas nos anos 80 não se manteve nos anos 90, constatando-se a inversão de certas tendências, como a ocorrida nos espaços qualificados como de fronteira agrícola, que tiveram sua força de atração em nível nacional reduzida. 
c) Os anos 90 assinalam um aumento dos movimentos de longa distância, especialmente para o Nordeste do Brasil, refletindo surtos de industrialização na região e a melhoria do sistema rodoviário federal. 
d) Nos últimos tempos vêm ganhando força processos migratórios inter-regionais, destacando-se os afluxos migratórios para a Amazônia, principalmente oriundos do Nordeste, atraídos por projetos governamentais de reforma agrária.

Questão 02 - Pases II / UFV 2007 - Leia com atenção o texto abaixo: A globalização é, de certa forma, o ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista [...] No século XX e graças aos avanços da ciência, produziu-se um sistema de técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema técnico uma presença planetária.
(SANTOS, Milton. Por uma outra Globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000. p. 23.)
A partir da análise do texto, é CORRETO definir Globalização como:
a) um conjunto de mudanças em curso na esfera econômica, comercial, social e cultural, estabelecendo níveis de inter-relação e integração diferenciados entre os lugares, regiões e países do mundo.
b) um processo em curso que representa uma nova fase do capitalismo, comandado principalmente pelo fortalecimento dos Estados-nação que passaram a intervir mais na economia dos países.
c) um conjunto de modificações exclusivas aos padrões culturais, visto que na esfera econômica não tem se verificado a homogeneização do modo de produção capitalista em escala global.
d) um fenômeno que teve seu início apenas a partir da queda do Muro de Berlim e da dissolução da URSS, pondo fim à bipolarização entre os mundos capitalista e socialista.

Questão 03 - Pases II / UFV 2007 - Nos últimos anos, os problemas com o meio ambiente vêm tomando espaço nos meios acadêmicos e nos meios de comunicação de forma intensa. Os países que compõem o G-8, em recente reunião na Alemanha, discutiram um conjunto de alternativas para minimizar os impactos ambientais em nível mundial. Das alternativas abaixo, assinale aquela que apresenta CORRETAMENTE uma medida capaz de atenuar esses impactos:
a) A manutenção da matriz energética com base nos combustíveis fósseis, em virtude dos investimentos na melhoria e difusão das técnicas de controle da poluição.
b) A diminuição da produção industrial nos principais países poluidores do mundo desenvolvido e dos paises de economia emergente.
c) A retomada tecnicamente mais segura de investimentos na produção de energia nuclear sob forte controle do Estado e da sociedade.
d) A adoção de políticas para substituição gradativa da matriz energética atual com investimentos dirigidos principalmente para o biodiesel.

Questão 04 - Pases II / UFV 2007 - Na análise da organização do espaço no mundo contemporâneo, é CORRETO afirmar que a ação das empresas:
a) se mostra cada vez mais controlada pelo Estado, de modo a proporcionar uma atuação mais homogênea e equilibrada no espaço, o que contribui decisivamente para a redução das desigualdades socioespaciais.
b) independe de condições proporcionadas pelo Estado, sendo que suas operações suplantam as fronteiras nacionais, fixando-se nos lugares de interesse com implantação de suas próprias infra-estruturas.
c) requer estímulos e condições infra-estruturais freqüentemente proporcionadas pelo Estado, ocorrendo disputas entre os lugares de sua possível instalação, sugerindo a marca da seletividade nesta atuação.
d) se volta cada vez mais às demandas dos países pobres, de modo a reduzir substancialmente as suas desigualdades internas e aquelas para com os países ricos.

Questão 05 - Pases II / UFV 2007 - Sobre o desenvolvimento da industrialização no Brasil, é fato que o Estado brasileiro adotou várias medidas importantes, dentre as quais se podem destacar a elevação dos juros para o setor agrário, o confisco parcial dos lucros do café, subsídios e créditos diretos na atividade industrial e investimentos em infra-estruturas e na indústria de base. Em relação às implicações dessas medidas na transformação do espaço brasileiro, assinale a afirmativa CORRETA:
a) As medidas adotadas pelo Estado proporcionaram as bases para um maior desenvolvimento das atividades agrárias em relação aos outros segmentos da economia.
b) As medidas possibilitaram o alicerce para uma acumulação capitalista de base urbano-industrial no Centro-Sul do país, principalmente após 1930.
c) As medidas tomadas conduziram a uma progressiva diminuição das disparidades inter-regionais, podendo-se destacar aquela entre o Nordeste e o Centro-Sul.
d) As medidas efetuadas representaram uma melhor distribuição espacial da renda no Brasil, proporcionando uma retração progressiva da concentração fundiária.

GABARITO
01 - B
02 - A
03 - D
04 - C
05 - B

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...