PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Questões de Geografia do Vestibular UNISC / Inverno 2016 - com gabarito

Questão 01 - UNISC / Inverno 2016 - Sobre a dinâmica populacional brasileira, é incorreto afirmar que
a) a concentração da população brasileira na faixa litorânea é decorrente do processo de povoamento do território, fortemente influenciado pelos ciclos econômicos, ao longo dos primeiros quatro séculos da história do país.
b) o maior impacto de longo prazo da queda de fecundidade, verificada na atualidade, será sobre a estrutura etária e o envelhecimento da população, com forte repercussão na previdência social.
c) a imigração é responsável pelo alto crescimento da população brasileira ao longo dos últimos anos.
d) no período de 1950-1960 a taxa de crescimento da população brasileira estava na ordem de 3% ao ano, o que resultou num elevado crescimento da população.
e) a transição demográfica brasileira, que se completará nas próximas décadas, refletirá muito mais o comportamento demográfico da população urbana, uma vez que este contingente predomina no conjunto da população.

Questão 02 - UNISC / Inverno 2016 - O agronegócio no Brasil é responsável por cerca de 23% do Produto Interno Bruto (PIB) e pela maior parte das commodities agrícolas exportadas pelo país. Partindo destas constatações, podemos afirmar que
I – o principal produto do agronegócio no Brasil é a soja, destinado basicamente ao mercado externo, cuja área de cultivo estende-se do sul do país até o cerrado.
II – a expressão MATOPIBA refere-se aos Estados do Mato Grosso, Tocantins, Piaui e Bahia, áreas em que o agronegócio vem crescendo nos últimos anos.
III – a produção do trigo no sul do país cresceu significativamente durante a última década, levando o país à autossuficiência neste produto.
IV – o aumento da produtividade na produção de grãos, observado nos últimos anos no país, é decorrente da adoção de novas tecnologias pelos pequenos agricultores. Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
b) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
d) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
e) Nenhuma das alternativas anteriores.

Questão 03 - UNISC / Inverno 2016 - No processo de globalização, países de várias partes do mundo se organizaram em grupos, formando blocos econômicos, com o objetivo de protegerem suas economias. Nesse contexto, é correto afirmar que
a) a União Europeia é constituída por 22 países, sendo que todos eles adotaram o euro como moeda.
b) os acordos de livre comércio trazem vantagens aos trabalhadores dos países signatários, como salários mais altos e garantia de emprego.
c) o processo de formação de blocos econômicos parte de iniciativas da sociedade, sem a participação dos governos.
d) a União econômica e monetária consiste no estágio mais avançado dos blocos econômicos, se caracterizando pela eliminação das tarifas alfandegárias, livre circulação de capitais, serviços e pessoas, além da utilização de uma moeda única.
e) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Questão 04 - UNISC / Inverno 2016 - No Brasil, ocorreu uma modernização industrial tardia e, consequentemente, transformações, ao longo dos últimos, pelo menos, cem anos, foram observadas. Exemplos disso são o aceleramento da urbanização e o aumento da concentração de habitantes em metrópoles. Assinale a alternativa que apresenta um dos efeitos desses processos.
a) Estabelecimento de áreas urbanas bem estruturadas em todo o país.
b) Aumento, fortalecimento e maior controle e respeito no que tange às áreas de preservação ambiental.
c) Elaboração e aplicação de políticas públicas de controle habitacional eficiente.
d) Aumento de áreas periféricas com menores índices de qualidade ambiental, especialmente em grandes cidades.
e) Controle efetivo e resolução dos problemas sociais que, por décadas, atingiram o campo.

Questão 05 - UNISC / Inverno 2016 - Em uma carta geográfica, foi traçada uma linha reta de 22 cm entre um ponto e outro. Sendo a escala da carta 1:50.000, assinale a alternativa que apresenta a distância real, no terreno, entre os dois pontos.
a) 11 km
b) 1.100 km
c) 2,3 km
d) 23 km
e) 2.300 km

Questão 30 - UNISC / Inverno 2016 -Assinale a alternativa incorreta.
a) A água está presente na composição dos seres vivos, das rochas, do solo e da atmosfera.
b) O processo de evaporação da água é mais intenso nos continentes, devido ao grande número de rios e, ainda, à grande quantidade de água acumulada no solo.
c) Toda a água do planeta circula e integra-se ao ecossistema global através do ciclo hidrológico.
d) A quantidade de água existente no planeta não sofre alteração em termos de quantidade, contudo, é importante se atentar às condições de qualidade da água.
e) Os rios podem ser considerados cursos naturais de água que se deslocam de níveis mais altos (nascentes) até níveis mais baixos (foz ou desembocadura).

GABARITO
01 - C
02 - B
03 - D
04 - D
05 - A
06 - B

Nenhum comentário: