PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Questões de Geografia do Pases II / UFV 2013 - com gabarito

Questão 01 - Pases II / UFV 2013 - Desde abril, usuários de telefone móvel de algumas das principais cidades brasileiras têm à sua disposição a tecnologia de quarta geração (4G), que oferece maior capacidade para a transmissão de dados, imagens e vídeos. A chegada da novidade coincide com um momento desafiador para as empresas de telecomunicações: a demanda setorial do país, que já tem mais de um celular por habitante, deverá continuar crescendo diante da ascensão social, o que exigirá a manutenção de altos investimentos. 

(ROCKMAN, Roberto. Conexão ao toque do dedo. Revista Carta Capital. n. 748, ed.13 de maio de 2013, p. 46. Adaptado.) 

O texto acima revela uma das principais características do atual processo de globalização. Com base no texto e nos conhecimentos necessários, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a característica do processo de globalização a que o texto se refere: 
a) Grande produção de dados e sua transmissão à distância. 
b) Reestruturação produtiva e rígido controle do trabalho. 
c) Dispersão geográfica para a periferia do sistema capitalista. 
d) Estratégias corporativas visando a uma economia de escala.

Questão 02 - Pases II / UFV 2013 - Recentemente, a sociedade brasileira foi surpreendida por uma explosão de manifestações populares de variados matizes e interesses. Esses movimentos, na sua maioria, refletem a insatisfação das populações urbanas. Para Castells, “os movimentos urbanos certamente abordam as verdadeiras questões do nosso tempo e representam a última reação à dominação e à exploração renovada nas quais nosso mundo se encontra submerso [...]. Eles produzem novos significados históricos a ponto de fingir que constroem, sob a proteção das „muralhas‟ da comunidade local, uma nova sociedade que eles próprios reconhecem ser inatingível [...]”.

(CASTELLS, M. A era da informação: economia, sociedade e cultura. O poder da identidade. V. II. São Paulo: Paz e Terra, 2000, p. 81. Adaptado.)

Com base no texto acima e de acordo com os conhecimentos necessários sobre a questão urbana, assinale a alternativa que caracteriza CORRETAMENTE a realidade atual dos centros urbanos brasileiros:
a) Cresceram de maneira desordenada, mas apresentam atualmente uma infraestrutura bem planejada que possibilita a circulação.
b) Cresceram de maneira harmoniosa, sendo que a infraestrutura construída possibilita a circulação da grande quantidade de automóveis.
c) Crescem de forma planejada, mas padecem atualmente do grande número de automóveis e da carência de infraestrutura básica.
d) Cresceram sem planejamento e infraestrutura e, atualmente, o problema se agrava ante o número de automóveis e a segregação socioespacial.

Questão 03 - Pases II / UFV 2013 - A Escala, gráfica ou numérica, pode ser considerada uma relação entre as dimensões dos elementos representados em um mapa e seus correspondentes na natureza. Sobre a escala, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) A representação da realidade é feita diferentemente de acordo com a escala dos mapas, sendo, portanto, um importante instrumento político.
b) Não se reduz apenas a uma relação matemática, mas é um poderoso instrumento de análise e de intervenção da realidade.
c) Não passa de uma relação de proporcionalidade matemática em relação ao espaço, sendo, portanto, uma forma de representação.
d) Confere visibilidade aos fenômenos, devendo, portanto, ser utilizada de acordo com aquilo que se quer evidenciar na realidade.

Questão 04 - Pases II / UFV 2013 - A palavra „território‟ normalmente evoca o conceito de „território nacional‟ e faz pensar no Estado, em grandes espaços ou em sentimentos patrióticos. No entanto, os territórios existem nas mais diversas escalas, da local à internacional, e são construídos e destruídos dentro de escalas temporais distintas. Assim, quando falamos em territórios, nos referimos a diferentes escalas, desde um pequeno espaço local a um grande espaço nacional ou a territórios internacionais. Além disso, o território existe de acordo com o tempo, ou seja, ele pode ser um espaço controlado por um grupo em um determinado momento da história e em um momento seguinte ser controlado por outro grupo.

(SOUZA, Marcelo Lopes. Conceitos. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C.; CORRÊA, R. L. (Org). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 1995, p. 83. Adaptado.)

Considerando o conceito de território, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) É um espaço definido e delimitado a partir de relações de poder.
b) Pode formar-se e dissolver-se de modo relativamente rápido.
c) É uma forma de interação entre os seres humanos e os animais.
d) Não se reduz à ideia de território nacional controlado pelo Estado.

Questão 05 - Pases II / UFV 2013 - A representação do Espaço Geográfico pode ser feita de diversas formas. Os mapas estão entre as mais utilizadas, pois permitem uma análise de seus diversos componentes e das relações sociais existentes. Com base nessa informação e nos conhecimentos sobre o espaço geográfico, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) Os mapas dos cidadãos comuns não coincidem com os dos cartógrafos, porque o mapa, ainda que correto, é repleto de subjetividade.
b) A intenção dos mapas é não ser apenas uma reprodução fiel da realidade, mas evidenciar a realidade como forma de representação.
c) O mapa define claramente o seu público, pois o mapa não é apenas aquilo que está explícito, mas também o que está implícito.
d) O mapa é produtor de conhecimento e pode servir aos interesses das classes dominantes, mas pode também ser instrumento de transformações sociais.

Questão 06 - Pases II / UFV 2013 - A proposta inicial pretendia revogar o parágrafo único do Artigo 7º da Constituição, que excluía os domésticos do acesso aos direitos básicos. A relatora fez questão de colocar no texto os 16 direitos trabalhistas agora válidos para faxineiras, babás, cozinheiros e outros funcionários de residências. Só assim, passado mais de um século da abolição da escravatura, as domésticas deixarão de ser, ao menos na letra da lei, cidadãos de segunda classe. Em um país com maior número de empregados domésticos do mundo, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a aprovação é histórica.

(VIEIRA, Willian. A Lei Áurea do século XXI. Revista Carta Capital. n. 742, ed. 01 de abril de 2013, p. 22. Adaptado.)

De acordo com o texto acima e com os conhecimentos necessários sobre a lei que estende os direitos trabalhistas aos trabalhadores domésticos no Brasil, assinale a afirmativa CORRETA:
a) É uma conquista, já que os trabalhadores domésticos no Brasil jamais foram totalmente contemplados com os direitos trabalhistas.
b) É uma conquista parcial, pois o processo de inovação tecnológica e automação do trabalho reduziu a necessidade de trabalhadores domésticos.
c) É uma conquista parcial, porque na prática esses trabalhadores já usufruíam de todos os direitos trabalhistas previstos na lei.
d) É uma conquista parcial, uma vez que, sendo considerados membros das famílias, esses trabalhadores tinham acesso aos direitos trabalhistas.

Questão 07 - Pases II / UFV 2013 - A região da Zona da Mata Mineira surgiu com a incorporação dessa parcela do território nacional ao poder central a partir da abertura da Estrada Real, no início do século XVIII. Mais tarde, na segunda metade do século XIX, essa região se caracterizaria pela ocorrência da economia cafeeira. Assinale a alternativa que caracteriza CORRETAMENTE a região da Zona da Mata Mineira atualmente:
a) Constata-se a presença de grandes cidades e uma agricultura de exportação.
b) Observa-se a inexistência de uma agricultura familiar expressiva e polos industriais.
c) Constata-se a presença de polos de alta tecnologia e uma agricultura familiar.
d) Observa-se a existência de cidades de porte médio e polos industriais regionais.

Questão 08 - Pases II / UFV 2013 - As rochas podem ser consideradas, em função de sua formação, um agregado de minerais ou apenas um mineral solidificado. Em relação à sua origem, elas podem ser: magmáticas ou ígneas, sedimentares e metamórficas. Seu estudo pode possibilitar o entendimento sobre diversos aspectos geológicos do nosso planeta. Sobre a importância dos estudos das rochas, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) Contribuem para a identificação dos terremotos e vulcanismos pretéritos.
b) Contribuem para o entendimento da distribuição de continentes e oceanos ao longo do tempo social.
c) Contribuem para o entendimento da distribuição de espécies animais e vegetais que habitaram o planeta.
d) Contribuem para o entendimento dos diversos climas existentes no planeta em qualquer época.

Questão 09 - Pases II / UFV 2013 - Leia o trecho abaixo, retirado da música Linha de Montagem, de Chico Buarque de Holanda:

Gente que conhece e prensa
A brasa da fornalha
O guincho do esmeril
Gente que carrega a tralha
Ai, essa tralha imensa
Chamada Brasil

Samba samba
São Bernardo Sanca
São Caetano Santa Santo André
Dia-a-dia Diadema Quando for, me chame
Pra tomar um mé
(Disponível em: letras.mus.br. Acesso em: 21 out. 2013. Adaptado.)

A letra da música se refere a uma região que concentra um grande número de indústrias no Brasil. É CORRETO afirmar que, essa região é conhecida como:
a) Grande São Paulo.
b) Grande Rio de Janeiro.
c) Grande Belo Horizonte.
d) Grande Porto Alegre.

Questão 10 - Pases II / UFV 2013 - Do ponto de vista dos fabricantes de automóveis, a melhor coisa dos mercados emergentes é que eles possuem um número grande de pessoas para uma quantidade pequena de veículos. [...] Uma série de países populosos ainda tem uma oferta baixa de automóveis. Os fabricantes já estão correndo para construir fábricas na Turquia (com população de 74 milhões) e na Indonésia (com 242 milhões). A Jaguar Land Rover, que já começou a montar carros na China e na Índia, agora está de olho no Brasil, e pode até inaugurar uma linha de montagem na Arábia Saudita. A Renault-Nissan está sofrendo sua capacidade ociosa na França, mas está expandindo sua subsidiária Dacia na Romênia e aumentando a produção no Marrocos, onde abriu a sua segunda fábrica no ano passado.

(Especial sobre carros. Revista Carta Capital. n. 752, ed. de 10 junho de 2013, p. 39. Adaptado.)

O texto acima revela uma nova estratégia mundial das montadoras de automóveis. De acordo com os conhecimentos necessários sobre a indústria automobilística no mundo, assinale a afirmativa CORRETA:
a) Houve uma concentração nos países desenvolvidos em função do acesso à tecnologia de ponta e ao grande potencial dos mercados.
b) Houve uma concentração nos países desenvolvidos, em função do alto poder aquisitivo da população e da infraestrutura desses países.
c) Houve uma migração para os países emergentes devido ao grande potencial desses mercados e à falta de qualificação da mão de obra.
d) Houve uma migração para os países emergentes em função da mão de obra mais barata e do grande potencial desses mercados.

GABARITO
01 - A
02 - D
03 - C
04 - C
05 - B
06 - A
07 - D
08 - B
09 - A
10 - D

Nenhum comentário: