PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular 2004.1 - Uece - 1ª e 2ª Fase

Questão 01 - UECE - 2004.1 - Os indicadores sociais são dados que buscam medir a qualidade de vida de uma população, ou seja, indicar as condições em que ela vive. Assinale a alternativa FALSA.
A) Os principais indicadores sociais hoje considerados para análise são o nível de saúde, o nível de instrução e a renda média, que compõem o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), um critério internacional adotado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
B) O nível de saúde pode ser mensurado pela mortalidade infantil e pela expectativa de vida. O nível de instrução reflete as taxas de analfabetismo e o total de anos dedicados ao estudo. A renda média é o resultado da divisão do Produto Nacional Bruto pelo número de habitantes de cada país e indica o poder de compra da população.
C) O nível de instrução não tem relação com as taxas de escolaridade, isto é, das percentagens de matriculados no grau de ensino correspondente a cada faixa etária: dos 18 aos 24 anos, no ensino superior; dos 12 aos 17 anos, no ensino médio; e basicamente, dos 6 aos 11 anos, no ensino primário ou fundamental.
D) Expectativa de vida é a idade média que uma população pode alcançar. Varia segundo as condições de vida, ou seja, saúde, tipo de alimentação, prática de esportes, lazer e padrão de assistência médico-hospitalar. Nos países onde a população tem um padrão de vida elevado, a expectativa de vida também é elevada.

Questão 02 - UECE - 2004.1 - Considere as colunas a seguir:

Nos parênteses da coluna C2 escreva os correspondentes números da coluna C1. A seqüência correta, de cima para baixo, é:
A) I, IV, III, II
B) I, III, IV, II
C) II, IV, III, I
D) II, III, IV, I

Questão 03 - UECE - 2004.1 - O processo de globalização da economia provocou transformações profundas no processo produtivo associado à atividade agropecuária, que foi amplamente reestruturado com a introdução da ciência, da tecnologia e da informação, resultando um novo modelo técnico, econômico e social de desenvolvimento agrícola. No Brasil, a modernização do setor foi intensa desde os anos 60 do século XX. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a realidade brasileira.
A) O aumento da extensão da área cultivada continua sendo o fator principal de crescimento da produção agrícola, uma vez que o uso intensivo de capital e tecnologia não possibilitou a elevação da produtividade do trabalho e da terra, que continua avançando muito lentamente até hoje.
B) Uma característica da modernização da agricultura é a ampla utilização de máquinas, insumos químicos e biotecnológicos, fornecidos pela atividade industrial, provocando notáveis metamorfoses nas relações sociais de produção.
C) A modernização da agropecuária privilegiou determinados segmentos sociais, econômicos e os espaços agrícolas mais rapidamente suscetíveis à uma reestruturação sustentada pelas inovações científico-técnicas e pela globalização da produção e consumo.
D) Acirrou-se a expansão das relações capitalistas de produção no meio rural, tendo sido conduzida de forma extremamente prejudicial à maioria da população rural, à organização do território e ao meio ambiente, promovendo um desenvolvimento cada vez mais desigual no país.

Questão 04 - UECE - 2004.1 - A cidade de Fortaleza é umas das mais importantes aglomerações urbanas metropolitanas do Brasil. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a realidade presente.
A) Em Fortaleza, os efeitos dos investimentos incentivados pela Sudene tornaram-se mais efetivos a partir da segunda metade da década de 1970. Para tanto, muito contribuíram a deficiência de energia elétrica para uso industrial, a precariedade das infra-estruturas portuária, rodoviária e de comunicações, a ausência de importantes matérias primas, o mercado limitado, a maior distância dos principais centros supridores de insumos e, por fim, a pouca influência das elites locais no cenário nacional.
B) Fortaleza, até muito recentemente, praticamente manteve uma estrutura industrial com predominância dos ramos mais tradicionais. A despeito desse fato, vem conhecendo grande dinamismo, sendo um dos mais evidentes o pólo têxtil e de confecções.
C) Diferentemente de outras capitais do país, a favelização de Fortaleza não se tem apresentado como a face espacial da metropolização e do processo de desequilíbrio econômico-espacial do Estado. Ao atrair maiores investimentos públicos para uma região apenas, o Estado também atraiu uma parcela expressiva da população rural que chegou à metrópole sem as condições mínimas necessárias para habitar dignamente tal espaço.
D) Num perfil semelhante às outras duas aglomerações urbanas metropolitanas do Nordeste, Fortaleza tem sua economia voltada prioritariamente para os serviços e a indústria, o que pode ser comprovado tanto pela composição setorial do PIB (Produto Interno Bruto) gerado no município, como pela composição setorial do emprego.

Questão 05 - UECE - 2004.1 - Sobre a Região Nordeste do Brasil, assinale a alternativa FALSA.
A) Os processos econômicos e sociais da região resultam numa diferenciação intra-regional, denotando sistemas sub-regionais: o sistema sub-regional agroexportador tradicional, o sistema sub-regional do semi-árido, o sistema sub-regional das zonas de expansão recente de fronteiras agrícolas, o sistema sub-regional dos complexos e pólos industriais.
B) No sistema sub-regional do semi-árido, destacam-se as áreas de moderna agricultura irrigada, notadamente nos vales dos rios São Francisco e Açu e, mais recentemente, no baixo curso do rio Jaguaribe, importantes produtoras de frutas tropicais, cuja produção destina-se, em grande parte, à exportação.
C) O sistema sub-regional agroexportador tradicional associa-se ao complexo sucroalcooleiro da Zona da Mata e a outras atividades, como o plantio do cacau e a pecuária bovina. Esta área concentra um elevado número de aglomerações urbanas que remontam, inclusive, ao período colonial.
D) No sistema sub-regional de fronteiras agrícolas, destaca-se a expansão da produção altamente mecanizada de cacau e cana, que vem provocando alterações profundas na economia dos cerrados baianos, maranhenses e piauienses.

Questão 06 - UECE - 2004.1 - Assinale a alternativa FALSA.
A) A globalização é o mais avançado estágio na interdependência de todos os povos e economias da superfície terrestre.
B) A globalização representa um momento em que as economias nacionais estão se enfraquecendo diante da maior importância do mercado global.
C) Um dos aspectos mais importantes da globalização é a expansão das empresas multinacionais.
D) A globalização está associada a uma desaceleração do tempo. Tudo muda muito mais lentamente e os deslocamentos também se tornaram muito lentos.

Questão 07 - UECE - 2004.1 - Leia atentamente as seguintes afirmativas:
I. Com a globalização, acirra-se a criação de mercados comuns entre grupos de nações, que alguns autores chamam de megablocos ou blocos regionais.
II. Os blocos comerciais constituem, na realidade, uma das etapas da interdependência crescente de todos os países e povos do mundo.
III. A Alca (Área de Livre Comércio das Américas) é o mais novo e promissor bloco regional. Criada na década de 1990, não enfrentou nenhum problema para sua constituição.
IV. Dentre os principais megablocos ou grandes mercados internacionais destacam-se a União Européia (EU) e o Nafta. V. O Nafta inclui os Estados Unidos, o Canadá e México. Trata-se do Acordo de Livre Comércio da América do Norte, assinado por esses três países no início da década de 1990.
VI. Na América do Sul constitui-se o Mercado Comum do Sul (Mercosul), formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Assinale a alternativa verdadeira.
A) I e II são certas e III, IV, V e VI são erradas
B) I, II e III são certas e IV, V, VI são erradas
C) I, II, IV, V e VI são certas e III é errada
D) I, II e IV são certas e III, V e VI são erradas

Questão 08 - UECE - 2004.1 - A energia é básica para a sociedade moderna. Leia atentamente os itens abaixo.
I. As chamadas modernas fontes de energia, ou seja, as mais importantes atualmente, são: o carvão, o petróleo, a água e o átomo.
II. As fontes consideradas alternativas, que estão tendo um grande desenvolvimento e devem tornar-se cada vez mais importantes, são: a biomassa e os biodigestores, o sol, o calor proveniente do centro da Terra, as marés e outras.
III. O carvão mineral foi a grande fonte de energia da Primeira Revolução Industrial. O petróleo foi a principal fonte de energia do século XX e continua a desempenhar esse papel. IV. Tanto o petróleo como o carvão mineral são recursos não renováveis, isto é, que um dia se esgotarão completamente. Eles são pouco poluidores. Assinale a alternativa verdadeira.
A) I e II são certas e III e IV são erradas
B) I e IV são certas e II e III são erradas
C) I, II e III são certas e IV é errada
D) I , II e IV são certas e III é errada

Questão 09 - UECE - 2004.1 - O desemprego, situação de ociosidade involuntária em que se encontram pessoas que compõem a força de trabalho de uma nação, é um dos maiores problemas contemporâneos em todo o mundo. O desemprego é classificado em várias categorias conforme suas causas. Leia atentamente os itens abaixo.
I. O desemprego tecnológico origina-se em mudanças na tecnologia de produção (aumento da mecanização e automação) ou nos padrões de demanda dos consumidores, tornando obsoletas certas indústrias e profissões e fazendo surgir outras novas.
II. Nas grandes recessões econômicas, quando a produção declina drasticamente, manifesta-se o chamado desemprego cíclico, ligado a uma fase de queda do ciclo econômico.
III. O desemprego disfarçado ou subemprego consiste na remuneração muito abaixo de padrões aceitáveis, que afeta trabalhadores não registrados, mas que, nem por isso, deixam de compor a força de trabalho de uma nação.
IV. Em certas atividades, como agricultura e hotelaria, ocorre o desemprego sazonal, ligado a certas épocas do ano por não haver oferta homogênea de emprego durante o ano inteiro. Assinale a alternativa verdadeira.
A) I e IV são certas e II e III são erradas
B) II e III são certas e I e IV são erradas
C) I, II, III e IV são certas
D) I, II e IV são certas e III é errada

Questão 10 - UECE - 2004.1 - Multiplicam-se as notícias sobre a possibilidade de, nos próximos anos, haver uma escassez de água em todo o planeta. Não faltam sinais de escassez de água doce. No que tange às principais causas deste problema, assinale a alternativa FALSA.
A) Ritmo acelerado de desmatamentos
B) Crescimento urbano e industrial
C) Pastoreio excessivo
D) Preservação da mata ciliar

Questão 11 - UECE - 2004.1 - Considere as seguintes afirmações:
I. A influência do clima sobre a superfície da terra condiciona os processos de intemperismo e de erosão
II. As características dos parâmetros climáticos dependem dos padrões de circulação atmosférica
III. As fases do ciclo hidrológico continental compreendem apenas a precipitação e o escoamento superficial
IV. A permanência do escoamento superficial e a recarga dos aquíferos são definidas pelas condições climáticas, pela natureza das rochas e pelas características do relevo Assinale a opção verdadeira:
A) Todas as afirmações são corretas
B) São corretas as afirmações I, II e IV
C) São corretas as afirmações II, III e IV
D) Apenas a afirmação IV é correta

Questão 12 - UECE - 2004.1 - Tratando-se de assuntos pertinentes ao meio ambiente é FALSO afirmar que:
A) Extrativismo é o sistema de exploração baseado na coleta e extração de recursos naturais renováveis e não renováveis
B) Sistema de manejo é o ato de intervir sobre o meio natural com base em conhecimentos tradicionais, científicos e técnicos, com o propósito de promover e garantir a conservação da natureza
C) As unidades de conservação de uso sustentável visam à preservação da natureza, protegendo os ecossistemas de qualquer alteração causada por interferência antrópica
D) Na legislação ambiental do Brasil as unidades de conservação são divididas em dois grupos: unidades de proteção integral e unidades de uso sustentável.

Questão 13 - UECE - 2004.1 - Considere a expressão: E = m.v2 (sendo E o escoamento fluvial, m a massa e v a velocidade da água). Pode-se afirmar corretamente que no escoamento fluvial quando v aumenta, o rio tende a:
A) Acumular sedimentos
B) Erodir o vale
C) Formar as planícies aluviais
D) Alargar o leito fluvial

Questão 14 - UECE - 2004.1 - Tratando-se de questões associadas a escalas de mapas, marque a opção FALSA:
A) A escala de um mapa é a relação existente entre as dimensões que figuram no desenho e as dimensões reais no terreno
B) Quanto maior for o denominador menor será a escala do mapa
C) A escala é uma fração ordinária na qual o denominador indica o quanto as medidas reais foram reduzidas
D) Para plantas urbanas ou áreas rurais de pequenas dimensões são utilizadas escalas muito grandes, como por exemplo 1:1000 000

Questão 15 - UECE - 2004.1 - Os manguezais são ecossistemas que:
A) Têm estabilidade ambiental e baixa vulnerabilidade à ocupação humana
B) Recobrem os tabuleiros costeiro
C) Têm biodiversidade muito pobre
D) Recobrem planícies flúvio-marinhas

Questão 16 - UECE - 2004.1 - A morfologia kárstica desenvolvida em rochas calcárias (CaCO3), depende principalmente do processo de:
A) Dissolução
B) Desagregação física
C) Esfoliação térmica ou descamação
D) Gelivação ou gelifração

Questão 17 - UECE - 2004.1 -  O tema desertificação vem sendo discutido pela comunidade internacional desde 1977, quando da realização em Nairobi, da Conferência Internacional das Nações Unidas para o Combate à Desertificação. Sobre o tema é FALSO afirmar que:
A) É a degradação da terra em regiões áridas, semi-áridas e sub-úmidas secas, resultante de vários fatores, entre eles as variações climáticas e as atividades humanas
B) O crescimento da população e da densidade demográfica contribuem para a exploração dos recursos naturais para além de sua capacidade de suporte
C) No Brasil, a desertificação tende a ser intensificada em todas as Grandes Regiões em face do uso desordenado dos recursos naturais e da degradação da biodiversidade
D) A desertificação tende a gerar problemas sociais e econômicos agravando desequilíbrios regionais

Questão 18 - UECE - 2004.1 - A parte sólida da terra é uma camada mais ou menos rígida e que apresenta uma espessura variada. Ela é denominada de:
A) Magma
B) Troposfera
C) Litosfera
D) Criosfera

Questão 19 - UECE - 2004.1 -  Marque o tipo de clima que NÃO se encontra no Brasil.
A) Tropical semi-árido
B) Equatorial
C) Sub-tropical
D) Temperado continental

Questão 20 - UECE - 2004.1 -  A exploração petrolífera no Brasil pela PETROBRÁS é feita principalmente:
A) Na plataforma continental
B) Nas áreas de embasamento cristalino
C) Em bacias sedimentares emersas
D) Nos planaltos areníticos-basálticos

Questão 21 - UECE - 2004.1 - A representação cartográfica das rochas e do relevo é feita, respectivamente, em mapas: 
A) Pedológico e Fitoecológico 
B) Geológico e Geomorfológico 
C) Geomorfológico e Hidrológico
D) Geológico e Pedológico 

Questão 22 - UECE - 2004.1 - Pode-se afirmar, verdadeiramente, que em condições climáticas úmidas o ambiente físico-biótico tende a apresentar as seguintes características predominantes: 
A) Solos rasos, drenagem perene e vegetação de porte florestal 
B) Solos profundos, drenagem perene e florestas perenifólias 
C) Solos medianamente profundos, drenagem intermitente e vegetação de cerrado 
D) Solos profundos, drenagem intermitente sazonal e vegetação xerófila. 

Questão 23 - UECE - 2004.1 - A alteração das rochas da superfície da terra é feita através de processos de desagregação física e de decomposição química, denominando-se: 
A) Tectonismo 
B) Eustatismo 
C) Sismicidade 
D) Intemperismo 

Questão 24 - UECE - 2004.1 - A preocupação com o meio ambiente no sistema de relações internacionais ganhou destaque no período pós segunda guerra. Nas últimas décadas, poderíamos citar os acordos internacionais que estabelecem uma ordem ambiental internacional. Dentre os mais recentes temos o Protocolo de Kyoto, uma convenção das Nações Unidas, assinado em 1997. A respeito do Protocolo de Kyoto, assinale a opção verdadeira. 
A) O Protocolo de Kyoto é um acordo bilateral assinado entre o Japão e os Estados Unidos, tendo em vista o comércio entre os dois países. 
B) Trata-se de um movimento ambientalista que reúne vários países da Ásia, organizado recentemente. 
C) O principal objetivo do Protocolo de Kyoto, convenção sobre controle da qualidade do ar, é combater o aquecimento global do planeta, através da redução gradativa da emissão de poluentes na atmosfera. 
D) Os Estados Unidos, responsáveis pela emissão de 25 % dos gases de efeito estufa, foram os primeiros a assinar o Protocolo de Kyoto. 

Questão 25 - UECE - 2004.1 -  O crescimento desmesurado e desorganizado das cidades brasileiras, especialmente das metrópoles, tem provocado muitos problemas para as populações urbanas. Assinale a alternativa que NÃO corresponde aos principais problemas urbanos do mundo contemporâneo, especialmente nos países de baixa renda. 
A) Acesso irrestrito às infra-estruturas sociais e econômicas. 
B) Carência de habitação, transportes e de acesso às infra-estruturas sociais básicas. 
C) Poluição do ar, poluição sonora e quantidade crescente de lixo.
D) Violência contra o patrimônio e contra a pessoa, desemprego e subemprego. 

Questão 26 - UECE - 2004.1 - No que tange às características do trabalho agrícola, assinale a alternativa que NÃO se coaduna com a realidade brasileira. 
A) As profundas transformações das relações sociais de produção na agricultura diminuem o trabalho assalariado no campo, reforçando a proletarização do trabalhador agrícola, assim como diminuindo o número de agricultores sem a propriedade da terra. 
B) Com a intensificação do capitalismo no campo, acirra-se a proletarização do trabalhador agrícola. O trabalhador agrícola assalariado temporário é, fundamentalmente, um proletário, ou seja, um trabalhador desprovido dos meios de produção e, enquanto tal, obrigado a vender sua força de trabalho. 
C) Dentre os trabalhadores agrícolas assalariados temporários, deve-se distinguir aquele que só detém a sua própria força de trabalho (o bóia-fria), residente na cidade, que se desloca diariamente para o campo, sobretudo nas épocas de safra das principais commodities brasileiras, daqueles que ainda possuem uma pequena propriedade de terra, na qual residem com a família. 
D) A modernização da agricultura acirra a divisão social no setor, incrementando o mercado de trabalho agrícola, que passa a ter numa ponta o proletário agrícola, sem qualificação na sua maioria, e na outra uma gama de trabalhadores especializados, de origem e vivência urbanas.

GABARITO
01 - C
02 - A
03 - A
04 - C
05 - D
06 - D
07 - C
08 - C
09 - C
10  - D
11 - B
12 - C
13 - B
14 - D
15 - D
16 - A
17 - C
18 - C
19 - D
20 - A
21 - B
22 - B
23 - D
24 - C
25 - A
26 - A

Nenhum comentário: