PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Questões de Geografia do Vestibular UNISC / Inverno 2013 - com gabarito

Questão 01 - UNISC / Inverno 2013 - A representação do relevo abaixo é parte da carta topográfica na escala de 1:50.000, cuja equidistância entre as curvas de nível é de 20 metros.

Sobre o assunto, podemos dizer que
I- o sentido do escoamento das águas do rio é de oeste para leste.
II- o ponto B está a montante do rio e o ponto A está a jusante.
III- o ponto C está na margem esquerda do rio e o ponto D na margem direita.
IV- a porção Setentrional apresenta um relevo mais acidentado. Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa I está correta.
b) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
d) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Questão 02 - UNISC / Inverno 2013 - Os Sistemas de Informações Georreferenciadas ou Sistemas de Informações Geográficas (SIGs) são usualmente aceitos como sendo uma tecnologia que possui o ferramental necessário para realizar análise com dados espaciais.
(Fonte: SILVA, Ardemiro de Barros. Sistemas de Informações Georreferenciadas: conceitos e fundamentos. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2003). Sobre o assunto é correto afirmar que
I- oferecem, ao serem implementados, alternativas para o entendimento da ocupação e utilização do meio físico, compondo o chamado universo da Geotecnologia, ao lado do Processamento Digital de Imagens e da Geoestatística.
II- são o resultado da utilização conjunta de mapas digitais, crescentemente elaborados com auxílio do GPS (Sistema de Posicionamento Global), e de banco de dados informatizados.
III- os elementos básicos de um SIG são os equipamentos (hardware), os aplicativos (software), o pessoal especializado (peopleware) e o banco de dados.
IV- correspondem à tecnologia de captação de imagens, através do fluxo de ondas eletromagnéticas refletidas ou emitidas pelos objetos existentes na superfície terrestre.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa I está correta.
b) Somente as afirmativasI e II estão corretas.
c) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
d) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
e) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.

Questão 03 - UNISC / Inverno 2013 - Sabendo-se que o perímetro da circunferência polar da Terra é em torno de 40.000 km, identifique, aproximadamente, a menor distância, em superfície, da cidade de Santa Cruz do Sul, que está a 29,70° de latitude Sul, até a linha do Equador.
a) 1.100 km.
b) 297 km.
c) 3.300 km.
d) 1.350 km.
e) 2.297 km.

Questão 04 - UNISC / Inverno 2013 - Leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. Em relação à dinâmica demográfica brasileira, é possível afirmar que
I- a população brasileira passou de 52 milhões de habitantes em 1950, para 191 milhões em 2010. Ou seja, a população quase quadruplicou em 60 anos, devido à disparidade entre suas Taxas Brutas de Natalidade e suas Taxas Brutas de Mortalidade.
II- a taxa de fecundidade total no Brasil que era de 6,16 filhos por mulher, em 1940, tem diminuído chegando a 1,90 filho em 2010. O menor ritmo de fecundidade também teve influência na mudança da estrutura etária populacional do país, que se apresenta agora mais envelhecida, devido ao aumento proporcional de idosos e à diminuição da parcela de crianças no total da população.
III- nas três últimas décadas, a população brasileira está envelhecendo rapidamente e se concentrando sobretudo nas cidades médias brasileiras, localizadas nas regiões Sudeste e Nordeste.

a) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
b) Somente a afirmativa III está correta.
c) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
d) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Questão 05 - UNISC / Inverno 2013 - Leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. O processo de globalização da economia, em curso desde a década de 1980, tem se caracterizado pela apresentação de uma intensa e desigual integração do espaço geográfico, bem como pela fragmentação espacial. Constitui-se também característica desse processo
I- a intensificação, no período, da criação de blocos econômicos regionais com distintos graus de integração. São exemplos o Mercado Comum do Sul e a Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico.
II- a perda total pelos Estados nacionais de sua capacidade de regulação dos fluxos comerciais, de pessoas e de capitais.
III- a ampliação dos fluxos globais de toda ordem como os de capitais, informações, mercadorias, pessoas e ideias.
a) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
b) Somente a afirmativa III está correta.
c) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
d) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Questão 06 - UNISC / Inverno 2013 - Em relação ao processo de urbanização brasileira, assinale a alternativa incorreta:
a) Nos últimos 40 anos, a consolidação da estrutura urbana no País, após intensos fluxos migratórios de natureza rural-urbana e mesmo de pequenos núcleos urbanos para os centros maiores, fez com que mais de 80% da população residisse em áreas urbanas.
b) Desde os anos 1990, a metropolização brasileira ocorre simultaneamente ao processo de desmetropoliza- ção do país, com o crescimento das cidades médias brasileiras.
c) A rede urbana brasileira se tornou mais complexa e as relações entre as cidades não mais seguem uma orientação unidirecional e hierárquica, mas estão sujeitas a ações e processos socioeconômicos de origem multiescalar.
d) As cidades brasileiras que apresentam um intenso nível de especialização econômica experimentam um menor grau de dependência econômica setorial, resultante de sua característica multifuncional urbana.
e) As cidades médias brasileiras, no momento contemporâneo, são aquelas definidas pelo tamanho de sua população (acima de 100 mil habitantes) e/ou pela sua função intermediadora na rede urbana brasileira.

GABARITO
01 - D
02 - E
03 - C
04 - A
05 - C
06 - D

Nenhum comentário: