PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Questões de Geografia do Pases II / UFV 2012 - com gabarito

Questão 01 - Pases II / UFV 2012 - O Brasil tem uma grande diversidade de espécies animais e vegetais, distribuída de maneira desigual, em função da sua extensão territorial. O cerrado sofre grandes pressões em função da expansão da agricultura de exportação, na região centro-oeste. Com base em conhecimentos a respeito dos tipos de vegetação no Brasil, assinale a afirmativa INCORRETA: 
a) O cerrado ocorre com um mosaico de habitats que pode ser classificado em três categorias principais de formações vegetais: as veredas, os campos rupestres e os cerradões. 
b) A caatinga é uma floresta baixa e densa, com estrato arbustivo bem desenvolvido, que de modo geral ocorre em uma região de formações sedimentares. 
c) O campo sulino é o tipo de vegetação mais conhecido, pelo fato de sua fisionomia dominante ser a de campo sujo, com poucos arbustos e árvores, bem como banhados esparsos 
d) O pantanal, localizado no Brasil central, é composto por um mosaico de habitats com comunidades biológicas de origens diversas.

Questão 02 - Pases II / UFV 2012 - A expansão das manchas urbanas muito contribuiu para o aumento da retenção de calor junto à superfície. Com a mudança do balanço de calor da cidade, começou a se desenvolver um fenômeno conhecido com o nome de ilha de calor. Considerando as informações sobre o desenvolvimento do fenômeno da ilha de calor, assinale a alternativa que apresenta um fator geográfico que NÃO contribui para a formação desse fenômeno:
a) Uso da Terra.
b) Ausência de ventos.
c) Radiação solar.
d) Nebulosidade

Questão 03 - Pases II / UFV 2012 - O crescimento das cidades de médio porte tem viabilizado uma dinâmica social e econômica sobre o espaço. O município de Viçosa, com a expansão da Universidade Federal de Viçosa, apresenta um processo de valorização do preço da terra, bem como dos imóveis. Além disso, o setor de serviços cresceu muito, atraindo trabalhadores de outros municípios. A consequência disso foi a ampliação da frota de veículos no período da manhã (sentido Viçosa) e no horário de saída do trabalho. Sobre o deslocamento da população, é CORRETO afirmar que o movimento migratório que explica a ligação entre Teixeiras e Viçosa é:
a) Transumância.
b) Migração rural-urbana.
c) Migração intra-urbana.
d) Migração pendular.

Questão 04 - Pases II / UFV 2012 - O atual cenário de crise na economia global não impede a ampliação da internacionalização do capital, como também avanços em determinados setores da economia. Ela intensifica, porém, a criação de uma enorme massa de excluídos. Tal fato explica as concepções políticas e econômicas baseadas no crescimento sem limites. Não admira que as concepções alternativas das políticas econômicas não abandonem o factóide do crescimento. Sobre o processo de globalização, é CORRETO afirmar que ele:
a) respeita as fronteiras territoriais, pois o Estado submete o capital a um controle.
b) fortalece o poder do Estado, que busca aplicar a política do bem-estar social para a sociedade.
c) processa a integração econômica mediante a desregulamentação dos mercados financeiros.
d) possibilita um modo de produção e de formação social espacialmente desconcentrado no espaço.

Questão 05 - Pases II / UFV 2012 - Na superfície terrestre, o jogo de forças entre os agentes endógenos e exógenos resulta na formação de diferentes tipos de relevo. Essas formações são apropriadas pelos seres humanos de forma direta, como a criação de um povoado, ou de forma simbólica, como lugares de peregrinação. Dentre eles há um tipo composto de rocha mais dura, pois sua constituição é mais resistente aos desgastes produzidos pelo intemperismo, o que faz contrastar com as rochas adjacentes erodidas no seu entorno. Com base em conhecimentos sobre os tipos de relevo, assinale a alternativa que se refere à descrição do texto acima:
a) Morro Testemunho.
b) Mar de Morro.
c) Colina.
d) Depressão.

Questão 06 - Pases II / UFV 2012 - O fenômeno da fragmentação e da unificação territorial, característico do processo de globalização, tem se manifestado em algumas regiões do planeta com mais intensidade. Sobre o processo de fragmentação e unificação dos territórios nacionais, é CORRETO afirmar que:
a) a Coréia do Norte, após a queda do muro de Berlim, adotou o modelo socioeconômico da China, e a qualidade de vida da população agora é superior à da Coréia do Sul.
b) a independência do Timor Leste frente à Indonésia foi trabalhada de maneira diplomática pelo governo de Portugal, levando em conta as diretrizes dos acordos de Direitos Humanos.
c) após a reunificação de Macau junto ao território chinês, as diferenças sociais e econômicas entre as duas partes acirraram a tensão e os problemas de integração em Macau.
d) a queda da ex-URSS permitiu o afloramento das rivalidades entre diversas etnias e criou condições para a independência de vários países.

Questão 07 - Pases II / UFV 2012 - “A questão da localização espacial da indústria sofreu grande alteração nas últimas décadas, havendo a descentralização física das unidades fabris de uma mesma corporação. É muito comum as grandes corporações terem sua matriz em países ricos, seu centro de informática em países como o México, Índia, Coréia do Sul, e suas linhas de montagem no Brasil, Malásia, Tailândia, entre outros”.

(MORAES, Paulo Roberto. Geografia Geral e do Brasil. 3. ed. São Paulo: Habra, 2005. p. 534).

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a localização espacial da indústria, assinale a alternativa que NÃO justifica a instalação de empresas da linha de montagem em um país:
a) Abundância de mão-de-obra semi-qualificada.
b) Vantagens fiscais em troca de geração de empregos.
c) Alto custo em infraestrutura de escoamento da produção.
d) Mão-de-obra barata com baixo poder de reivindicação.

Questão 08 - Pases II / UFV 2012 - O sudeste asiático apresenta uma forma de agricultura muito singular, que se localiza nas encostas da Cordilheira do Himalaia. Embora as vertentes sejam íngrimes, o cultivo de arroz necessita ser produzido em grande escala e, como as planícies são ocupadas por grande parte da população, os terrenos de grande declividade necessitam ser utilizados para o cultivo da rizicultura. Nesse tipo de agricultura, os cuidados com o solo e a drenagem da água são grandes, a fim de garantir uma alta produtividade e rentabilidade. Esse tipo de agricultura é denominado:
a) agricultura de jardinagem.
b) agricultura de subsistência.
c) agricultura itinerante.
d) agricultura intensiva.

Questão 09 - Pases II / UFV 2012 - Leia a reportagem a seguir:
A Defesa Civil alerta: “Se chover, evite as ruas”. Um dia depois de a chuva provocar alagamentos, desabamentos de casas e a morte de uma mulher, arrastada pela enxurrada, a Defesa Civil recomenda aos moradores de Goiânia evitar as ruas quando chover forte. “O problema de Goiânia são as fortes enxurradas. Elas são capazes de arrastar carros e motos”, diz o assessor da seção de operação, Valdick aparecido Rocha Ribeiro. “O ideal é aguardar”.
(Jornal O Hoje. Goiânia, 8 de outubro de 2011.)
A reportagem acima relata os problemas decorrentes das chuvas, que ocorre no meio urbano por causa da:
a) impermeabilização do solo.
b) erosão do solo.
c) chuva ácida.
d) poluição dos rios.

Questão 10 - Pases II / UFV 2012 - Leia a tirinha a seguir.
O conceito geográfico que contempla a situação apresentada na tirinha é:
a) escala.
b) lugar.
c) paisagem.
d) região.

GABARITO
01 - D
02 - B
03 - D
04 - C
05 - A
06 - D
07 - C
08 - A
09 - A
10 - B

Nenhum comentário: