PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 10 de dezembro de 2016

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular 2014.2 - Uece - 1ª e 2ª Fase

Questão 01 - Uece - 2014.2 - Considere a figura abaixo, que expõe feições próprias do modelado fluvial.

Com base na análise da figura, pode-se afirmar corretamente que 
A) se trata de um curso d’água cujas sinuosidades são denominadas de meandros. 
B) nas margens convexas correspondentes a B, há maior erosão com solapamento das margens. 
C) nas margens côncavas correspondentes a A, há maior deposição de sedimentos e alargamento da planície fluvial. 
D) em ambas as margens, as ações de erosão e de sedimentação são iguais e a planície fluvial é simétrica.

Questão 02 - Uece - 2014.2 - Com base em questões de natureza cartográfica, assinale a afirmação verdadeira.
A) Por ordem respectiva, rochas, relevo e solos são representados em mapas geológico, hidrológico e pedológico.
B) Os mapas geomorfológico, fitogeográfico e hidrológico tratam, respectivamente, do relevo, da vegetação e dos recursos hídricos.
C) A fauna, as águas subterrâneas e as isoietas são representadas, de modo respectivo, em mapas zoogeográfico, hidrogeológico e geomorfológico.
D) Os mapas hidrológico, de isotermas e pedológico tratam, respectivamente, dos recursos hídricos, da pluviometria e das rochas.

Questão 03 - Uece - 2014.2 - A camada sólida da Terra é uma camada relativamente rígida e que tem espessura variada. Esta camada é denominada de
A) troposfera.
B) magma.
C) hidrosfera.
D) litosfera.

Questão 04 - Uece - 2014.2 - Os recursos naturais da Terra são geralmente classificados em renováveis e não renováveis. Dentre os renováveis, destacam-se
A) o petróleo e as águas superficiais.
B) as águas subterrâneas e a vegetação.
C) os minérios e os solos.
D) a fauna marinha e o petróleo

Questão 05 - Uece - 2014.2 - O quociente entre o vapor d’água contido na atmosfera e a quantidade máxima que ela poderá suportar para alcançar o ponto de saturação denomina-se
A) evaporação.
B) umidade relativa.
C) evapotranspiração.
D) nebulosidade.

Questão 06 - Uece - 2014.2 - Temas complexos como desenvolvimento sustentável, biodiversidade, mudanças climáticas, desertificação, qualidade ambiental, dentre outros, têm sido objeto de grandes conferências internacionais promovidas pela Organização das Nações Unidas ‒ ONU, a exemplo da Rio 92 e Rio +20. A esse respeito, assinale a afirmação FALSA.
A) O desenvolvimento sustentável busca conciliar o desenvolvimento socioeconômico com a conservação dos recursos naturais e a proteção da qualidade ambiental.
B) A desertificação é um processo que conduz à degradação da terra nas regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas, resultantes de vários fatores, incluindo as variações climáticas e as atividades humanas.
C) O desenvolvimento sustentável prima pela preservação compulsória da biodiversidade, sem que se pratiquem atividades como a agricultura e a pecuária.
D) As mudanças climáticas têm como uma das causas admitidas o aumento da temperatura da Terra causado pelo “efeito estufa”.

Questão 07 - Uece - 2014.2 - Tomando por base a avaliação do contexto geoambiental da Região Metropolitana de Fortaleza – RMF –, assinale a única afirmação FALSA.
A) Os sistemas ambientais mais estáveis e que não têm limitações significativas para a expansão urbana são os tabuleiros da Formação Barreiras.
B) Os sistemas ambientais mais instáveis e com maiores vulnerabilidades à ocupação estão localizados na planície litorânea.
C) A dinâmica costeira não tem sido afetada pelas intervenções antrópicas.
D) Grande parte de recobrimento vegetal primário da RMF foi suprimido em face do processo de expansão urbana e do uso agropecuário nas zonas rurais.

Questão 08 - Uece - 2014.2 - No que diz respeito às condições ambientais, assinale com F a afirmação falsa e com V, a verdadeira.
( ) Os solos aluviais são oriundos da acumulação fluvial.
( ) Os solos do semiárido revestidos pela caatinga são rasos, pedregosos e muito vulneráveis aos efeitos da erosão pluvial.
( ) Nos climas tropicais úmidos, prevalecem processos de intemperismo físico, e os solos têm texturas grosseiras em decorrência da desagregação mecânica das rochas.
( ) As dunas móveis são muito instáveis e não foram ainda submetidas aos processos pedogenéticos que conduzem à formação dos solos.
( ) Clima, relevo, material de origem, tempo e seres vivos são os principais fatores de formação dos solos. A sequência correta, de cima para baixo, é:
A) V, V, F, V, V.
B) F, V, V, F, V.
C) V, F, V, V, F.
D) F, V, F, V, F.

Questão 09 - Uece - 2014.2 - Considere as seguintes afirmações a respeito de domínios morfoclimáticos:
I. Domínio morfoclimático é uma grande área do espaço geográfico no interior dos continentes onde predominam feições geomorfológicas, climáticas e ecológicas integradas.
II. Entre as áreas nucleares dos domínios morfoclimáticos e as províncias fitográficas, ocorrem as faixas de transição geoecológica.
III. Dentre os domínios morfoclimáticos subtropicais do Brasil, destacam-se o domínio dos planaltos de araucárias e o domínio das coxilhas com pradarias mistas.
IV. Os domínios morfoclimáticos são, em geral, homogêneos e não há ocorrência de ambientes de exceção que compõem os enclaves paisagísticos. Com base na análise das afirmações acima, é correto afirmar que
A) todas são verdadeiras.
B) todas são falsas.
C) apenas IV é falsa.
D) apenas I e II são verdadeiras.

Questão 10 - Uece - 2014.2 - A expressão “segunda natureza” serve para designar
A) a natureza humanizada, influenciada por transformações antrópicas.
B) a natureza original, sem transformações impostas pelas ações antrópicas.
C) a natureza reconstituída após a ocorrência súbita de eventos catastróficos como erupções vulcânicas e terremotos.
D) a natureza que tem sua dinâmica condicionada pelos processos endógenos e exógenos, sem desequilíbrios impostos pelas ações antrópicas.

Questão 11 - Uece - 2014.2 - “A falta de interesse na energia da cana pode parecer um contrassenso num momento em que o Brasil vive um cenário de escassez. [...] Por isso, o governo põe em operação praticamente constante as termelétricas a gás e a óleo, mais caras e mais poluentes, cuja função deveria ser atender à demanda apenas em momentos de emergência.”

A cana ficou pelo caminho. Flávia Furlan. Revista Exame, 2/4/2014. p.42 e 43.

Dentre os principais motivos que levaram o governo brasileiro a acionar as usinas termelétricas preterindo o bagaço da cana, encontra(m)-se
A) os parcos investimentos realizados no setor de açúcar e etanol que foram feitos nos últimos anos.
B) a crise das usinas de açúcar e etanol provocada pela política de controle de preços que retirou a competitividades do etanol.
C) o preço atrativo do gás, praticado no mercado internacional, que inviabiliza o uso de outros combustíveis para as termelétricas.
D) o emprego de novas tecnologias que tornam o uso de gás e óleo ambientalmente menos poluente do que o uso do bagaço da cana.

Questão 12 - Uece - 2014.2 - Para sua formulação, o Índice de Riqueza Inclusiva – IRI – reúne um conjunto de informações socioeconômicas, dentre as quais, indicadores sobre educação, recursos naturais e expectativa de vida da população. Assinale a opção que corresponde a uma meta, ou metas, do IRI.
A) Substituir completamente, num intervalo de 10 anos, o cálculo do PNB.
B) Medir a taxa de desmatamento e comprometimento ambiental da Amazônia.
C) Estimar a taxa básica de juros e avaliar as relações de produção do consumo.
D) Incentivar a sustentabilidade dos países e complementar o cálculo do PIB.

Questão 13 - Uece - 2014.2 - As chuvas intensas provocam alagamentos naturais que podem ser habituais e até mesmo previsíveis, de acordo com os respectivos regimes hidrometeorológicos de cada lugar. Contudo, esses fenômenos transformam-se em desastres com graves impactos quando
A) atingem áreas urbanas e provocam sérias consequências ambientais, sociais, politicas e econômicas.
B) provocam apenas consequências ambientais nas áreas afetadas por deslizamentos.
C) atingem apenas grandes áreas no oceano, provocando tempestades e prejudicando a atividade pesqueira.
D) ocorrem apenas nas áreas urbanas onde há encostas que podem sofrer solifluxão.

Questão 14 - Uece - 2014.2 - O Brasil está entre os países mais populosos do mundo, com mais de 190 milhões de habitantes. Sobre a população brasileira, analise as afirmações abaixo.
I. Apesar do grande número de habitantes, os índices de densidade demográfica classificam o Brasil como um país pouco povoado.
II. As regiões menos povoadas são a região Norte e a região Sul, com pouco mais de 14 milhões de habitantes.
III. A industrialização da região Sudeste foi essencial para o processo de urbanização e para a atual concentração populacional. Está correto o que se afirma somente em
A) I. B) II.
C) I e III.
D) II e III.

Questão 15 - Uece - 2014.2 - “Na história humana, todo saber, todo conhecimento sobre o mundo e sobre as coisas tem estado condicionado pelo contexto geográfico, ecológico e cultural em que produz e se reproduz determinada formação social [...]”

LEFF, Enrique. Epistemologia ambiental. Cortez Editora, 4. Ed. São Paulo. 2006. p. 21.

Considerando a relação sociedade-natureza a partir do excerto, pode-se concluir acertadamente que
A) apenas o contexto geográfico é importante na construção das práticas sociais e produtivas de um país.
B) não há relação entre população, economia e meio ambiente no cerne do processo de globalização atual.
C) cada cultura se apropria técnica e socialmente da natureza de forma diferente da outra e assim constroem e reconstroem suas próprias práticas produtivas.
D) somente a natureza e seus processos têm tido a condição de determinar o desenvolvimento social, econômico e cultural dos lugares ao longo da história do homem.

Questão 16 - Uece - 2014.2 - Dada a extensão territorial do Brasil, é inegável a diversidade e o potencial da exploração dos recursos minerais. As grandes jazidas brasileiras de manganês, ferro e bauxita estão respectivamente localizadas
A) no Vale do Rio Doce, na Serra da Jacobina e na Serra dos Carajás.
B) no Maciço do Urucum, na Serra dos Carajás e no Vale do Rio Trombetas.
C) na Serra dos Carajás, no Vale do Paraíba e na Serra de Itatiaia.
D) no Maciço de Itapicuru, em Araripina e na Serra dos Carajás.

Questão 17 - Uece - 2014.2 - A economia da região Nordeste teve um crescimento expressivo nos últimos anos. Algumas das principais áreas industriais responsáveis por esse crescimento são o
A) Porto Digital de Recife e o Distrito Industrial de Alvorada-Viamão.
B) Distrito Industrial de Cachoeirinha e o Complexo Portuário de Cabedelo.
C) Complexo Industrial de Suape e o Distrito Industrial de Ilhéus.
D) Complexo industrial do Pecém e o Portuário de Tubarão.

Questão 18 - Uece - 2014.2 - “Paisagem e espaço não são sinônimos. A paisagem é o conjunto de formas que, num dado momento, exprimem as heranças que representam as sucessivas relações localizadas entre homem e natureza. O espaço são essas formas mais a vida que as anima.”

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção 4. ed. 2. reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. p. 66-68.

Considerando as diferenças entre esses dois conceitos geográficos, analise as afirmações a seguir, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A paisagem se dá como um conjunto de objetos reais-concretos. Nesse sentido a paisagem é transtemporal, juntando objetos passados e presentes, uma construção transversal.
( ) O espaço é um conjunto de mercadorias, cujo valor individual é função do valor que a sociedade, em um dado momento, atribui a cada pedaço de matéria, isto é, cada fração da paisagem.
( ) No espaço, as formas de que se compõe a paisagem preenchem, no momento atual, uma função atual, como resposta às necessidades atuais da sociedade.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
A) V, V, V.
B) V, F, F.
C) F, V, F.
D) F, F, V.

Questão 19 - Uece - 2014.2 - Brasília - A balança comercial brasileira teve superávit de US$ 506 milhões em abril, informou hoje o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), resultado de US$ 19,724 bilhões em exportações e US$ 19,218 bilhões em importações. Vandson Lima. Balança comercial brasileira tem superávit de US$ 506 milhões em abril. http://www.valor.com.br/brasil/3534780/balancacomercial-brasileira-tem-superavit-de-us-506-milhoesem-abril em 02/05/2014. Entre janeiro e abril de 2014, a balança comercial brasileira
A) acumulou um déficit de mais de 5 bilhões de dólares.
B) registrou um superávit de aproximadamente 250 bilhões de dólares.
C) demonstra que menos de 1% das exportações foram feitas para a China.
D) teve um comportamento exatamente igual ao mesmo período de 2013.

Questão 20 - Uece - 2014.2 - Os violentos confrontos na Ucrânia parecem ainda estar longe de uma solução pacífica a curto prazo. Sobre esta questão geopolítica, suas causas e desdobramentos, analise as afirmações que seguem.
I. Há uma divisão interna no país, onde uma parte deseja entrar para a UE enquanto a outra deseja manter e até mesmo aumentar suas relações com a Rússia.
II. Se a Ucrânia entrasse para a UE como um país associado, teria mais acesso a importantes acordos econômicos com toda a Europa.
III. Um dos entraves deste conflito é o fato de que a Rússia atualmente é um dos maiores fornecedores de energia para vários países da UE. Está correto o que se afirma em
A) I e II apenas.
B) II e III apenas.
C) I e III apenas.
D) I, II e III.

Questão 21 - Uece - 2014.2 - No que concerne às regiões litorâneas, assinale a única afirmação FALSA.
A) A linha de costa é uma das feições naturais mais dinâmicas da Terra e sua posição muda frequentemente em escalas temporais diárias, sazonais, seculares e milenares.
B) A erosão costeira decorre dos padrões de dispersão e transporte de sedimentos, e de intervenções antrópicas implicando o recuo da linha de costa.
C) Nas regiões litorâneas, os sistemas ambientais naturais, como as planícies fluviomarinhas, os campos de dunas e as falésias apresentam condições ecodinâmicas estáveis e com baixa vulnerabilidade à ocupação.
D) A estabilização da linha de costa através de obras de engenharia é, muitas vezes, ineficiente para controlar a erosão costeira e, de modo frequente, essas obras contribuem para a ação destrutiva das praias recreativas.

Questão 22 - Uece - 2014.2 - Considere o texto abaixo que descreve um dos domínios morfoclimáticos brasileiros. Corresponde a uma área composta, em primazia, por rochas do embasamento cristalino, com feições morfológicas de topos convexos, drenagem perene e com forte poder de entalhe e escavamento de vales, com solos espessos e argilosos revestidos por florestas perenifólias e subperenifólias. O texto trata do domínio morfoclimático de
A) depressões semiáridas revestidas por caatingas.
B) mares de morros florestados.
C) chapadões tropicais recobertos por cerrados.
D) terras baixas florestadas da Amazônia.

Questão 23 - Uece - 2014.2 - Atente para a seguinte descrição: Trata-se de uma área topograficamente deprimida, drenada por um rio principal e seus tributários, e com a vazão efluente através de uma saída. A área assim definida corresponde a uma bacia
A) sedimentar.
B) intracratônica.
C) cristalina.
D) hidrográfica.

Questão 24 - Uece - 2014.2 - Desde a deflagração da crise venezuelana [...], o Brasil expressou suas posturas a respeito do tema, por meio de entidades regionais como a Unasul e o Mercosul, o bloco que integra junto com a Venezuela, a Argentina, o Paraguai e o Uruguai.
Por que o Brasil tem sido cauteloso em relação à crise na Venezuela? http://www.bbc.co.uk/portuguese/ noticias/2014/03/140312_venezuela_cautela_lk.shtml 12/03/2014

O Governo brasileiro se posicionou em relação a esta questão
A) apoiando o Presidente Maduro e repudiando a violência e a intolerância que atentam contra a democracia e as instituições daquele país.
B) criticando severamente a legitimidade do governo do Presidente Maduro e a forma truculenta como este tem tratado esta crise internamente.
C) suspendendo os acordos comerciais entre os dois países e a concessão de vistos de entrada, no Brasil, de cidadãos venezuelanos.
D) sugerindo a convocação de novas eleições presidenciais como forma de garantir a democracia e a estabilidade naquele país.

Questão 25 - Uece - 2014.2 - Parte do futuro da sociedade atual dependerá da forma como serão utilizados os recursos naturais e as fontes de energia. Analise as afirmações, a seguir, sobre as principais fontes de energia limpa.
I. A produção de energia solar é diminuída em dias chuvosos e em regiões com poucas horas de sol.
II. Os aerogeradores provocam a morte de pássaros e, às vezes, poluição sonora.
III. O biogás é o produto oriundo de restos orgânicos fermentados por bactérias.
IV. Inglaterra, Japão e França são países pioneiros na produção de energia a partir da força das marés. Está correto o que se afirma em
A) I, III e IV apenas.
B) II e IV apenas.
C) I, II e III apenas.
D) I, II, III e IV.

Questão 26 - Uece - 2014.2 - Sobre o déficit habitacional em Fortaleza, analise as afirmações a seguir. I. Fortaleza apresenta um déficit habitacional muito abaixo da média nacional, perdendo apenas para Recife. II. Um estudo do Ipea, baseado na PNAD-2012, demonstra que houve elevação no déficit habitacional absoluto em Fortaleza. III. O aumento do número de ocupações indevidas em áreas de risco e invasões não tem relação com o déficit habitacional em Fortaleza. Está correto o que se afirma apenas em
A) III.
B) I e II.
C) II.
D) I e III.

GABARITO
01 - A
02 - B
03 - D
04 - B
05 - B
06 - C
07 - C
08 - A
09 - C
10 - A
11 - B
12 - D
13 - A
14 - C
15 - C
16 - B
17 - C
18 - A
19 - A
20 - D
21 - C
22 - B
23 - D
24 - A
25 - D
26 - C

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...