PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 11 de dezembro de 2016

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular 2009.1 - Uece - 1ª e 2ª Fase

Questão 01 - Uece - 2009.1 - Tratando-se das características hidroclimáticas e fitogeográficas do Brasil, é correto afirmar que 
A) o domínio da mata atlântica é caracterizado pela ocorrência de rios intermitentes sazonais e isoietas superiores a 1.800 mm. 
B) o domínio dos cerrados ocupa o planalto central onde ocorrem rios esporádicos e isoietas abaixo de 800 mm. 
C) o domínio das caatingas é caracterizado pela ocorrência de rios intermitentes e isoietas inferiores a 800 mm. 
D) o domínio da floresta equatorial ocupa o planalto meridional onde ocorrem rios perenes e isoietas inferiores a 900 mm.

Questão 02 - Uece - 2009.1 - Considere a relação P = m.V2 (sendo m = massa ou volume, V2 = velocidade ao quadrado). Referindo-se a um rio, havendo aumento de V, o curso d’água tende a realiza, em seu vale, trabalho de
A) erosão linear (entalhamento).
B) deposição de sedimentos (sedimentação).
C) alargamento do vale (vale em forma de U).
D) barramento (sedimentação excessiva).

Questão 03 - Uece - 2009.1 - Sobre a planície litorânea do Ceará, são corretas as afirmações apresentadas a seguir, EXCETO:
A) Desmonte de dunas e degradação dos manguezais são exemplos de uso desordenado do litoral.
B) Dunas, mangues e faixa praial são ecossistemas estáveis sob o ponto de vista ambiental e não são contemplados na legislação brasileira que trata do meio ambiente. C) A erosão costeira depende da configuração da linha da costa, da deriva oceânica e da ocupação desordenada do litoral.
D) A planície litorânea é uma estreita faixa de terras com terrenos de deposição recente (Quaternário), comportando uma variedade de sistemas ambientais como, praias, dunas móveis, dunas fixas e manguezais.

Questão 04 - Uece - 2009.1 - As plantas que se adaptam a condições de escassez de umidade do solo são as
A) higrófilas.
B) xerófilas.
C) ombrófilas.
D) halófilas.

Questão 05 - Uece - 2009.1 - À porção litorânea de um sistema natural drenado por um rio que recebe sedimentos de origem fluvial e marinha e que contém depósitos sedimentares influenciados por marés, ondas e processos fluviais, dá-se o nome de
A) meandro encaixado.
B) estuário.
C) planície fluvial à montante do rio.
D) planície flúvio-lacustre.

Questão 06 - Uece - 2009.1 - Sobre assuntos de natureza cartográfica, assinale o INCORRETO.
A) Escala é a relação existente entre as dimensões dos elementos representados em um mapa e as correspondentes dimensões na natureza.
B) Um mapa geomorfológico delimita as unidades de relevo do terreno mapeado, classificando-as de acordo com suas condições de origem.
C) Um mapa geológico é organizado de modo a representar os principais tipos de solos do território mapeado.
D) A representação da terra por meio de mapas e cartas apresenta alguns problemas que podem ser solucionados através das projeções cartográficas, das escalas e das convenções cartográficas.

Questão 07 - Uece - 2009.1 - Considere as seguintes afirmações:
I. Os ambientes geográficos onde vivem os grupos humanos são resultantes da combinação dos fenômenos que se verificam nas esferas de elementos que compõem a estrutura da terra: a massa sólida, a massa líquida, a massa gasosa e a biodiversidade.
II. Embora condicionado pelas características naturais dos ambientes em que vive, o homem tem a evidente capacidade de agir sobre os ambientes geográficos e transformá- los por meio do desenvolvimento tecnológico.
III. A utilização racional dos recursos naturais é fundamental para a população. Ela cresce e os recursos da natureza não se multiplicam, não podendo ser desperdiçados nem destruídos de modo indiscriminado. Com base na análise das afirmações, é correto afirmar que
A) somente a I e a II são verdadeiras.
B) apenas a III é verdadeira.
C) todas são verdadeiras.
D) apenas a I é verdadeira.

Questão 08 - Uece - 2009.1 - Considere os seguintes dados: P = precipitação pluviométrica. E = evaporação. I = infiltração. D = débito ou descarga de um rio. A relação correta que pode ser estabelecida entre esses dados, em uma determinada região, é
A) D = P.
B) D = P – (E + I). C)
D = P – I. D)
D = P – (E X I).

Questão 09 - Uece - 2009.1 - A incidência de processos de desertificação resulta de vários fatores, incluindo as variações climáticas e as atividades humanas. A ocorrência da desertificação está associada, apenas, aos climas
A) temperado continental, desértico e periglacial.
B) temperado oceânico, tropical e subtropical.
C) árido, semi-árido e subúmido seco.
D) semi-árido, equatorial e tropical de altitude.

Questão 10 - Uece - 2009.1 - A parte da superfície terrestre coberta por geleiras e que está permanentemente congelada é denominada de
A) litosfera.
B) criosfera.
C) barisfera.
D) hidrosfera.

Questão 11 - Uece - 2009.1 - O Mercado Comum do Sul (Mercosul) teve seu início em meados dos anos 1980 em discussões iniciais entre o, então, Presidente argentino Raúl Alfonsín e José Sarney. Com o objetivo de consolidar o bloco econômico, foi assinado o primeiro acordo, denominado de
A) Tratado de Buenos Aires.
B) Tratado de Santiago do Chile.
C) Tratado de Brasília.
D) Tratado de Assunção.

Questão 12 - Uece - 2009.1 - Considere as afirmações sobre a relação entre a “sociedade de consumo” e a degradação ambiental no planeta:
I. Vive-se em uma sociedade que valoriza as mercadorias e na qual todos têm acesso a consumi-las, indistintamente.
II. O modelo econômico adotado pela maioria dos países produz mercadorias para vender e não para a satisfação das necessidades das pessoas, para isso explora destrutivamente a natureza.
III. A industrialização intensificou o consumo de matérias-primas retiradas dos mares, das florestas, do subsolo e dos rios.
IV. As cidades cuja dinâmica é barulhenta, com ruas asfaltadas, concreto por todos os lados, pouca vegetação, rios canalizados, violência, fome, ilhas de calor etc., apresentam-se como a maior expressão das alterações na natureza, resultando em graves problemas ambientais.
É verdadeiro o que se afirma
A) apenas em II e IV.
B) apenas em I e III.
C) apenas em II, III e IV
D) em I, II e III.

Questão 13 - Uece - 2009.1 - O Brasil, comparativamente a outros países, possui considerável potencial energético. Recentemente, divulgou-se a “autosuficiência” brasileira em petróleo e é crescente o aproveitamento do potencial hidrelétrico dos rios brasileiros. Sobre a produção e consumo energético no Brasil, marque o correto.
A) Na atualidade, a bacia de Campos, em Santa Catarina, é responsável pelo aumento significativo da produção brasileira de petróleo no próprio continente, onde o custo de exploração é mais elevado.
B) A Petrobras é a única empresa responsável pela extração, transporte, refino e importação de petróleo e seus derivados no Brasil.
C) A exploração, a importação, a exportação, o transporte, o refino, a política de preços, o reajuste e o controle de qualidade do Petróleo, entre outras atribuições, são conduzidos pela Agência Nacional de Petróleo – ANP.
D) O carvão mineral encontrado no território brasileiro encontra-se em fase avançada e constante de transformação geológica, sendo, portanto, ótima fonte energética para as siderúrgicas.

Questão 14 - Uece - 2009.1 - Considere as afirmações a seguir sobre a produção agrícola brasileira e o agronegócio:
I. O agronegócio (agrobusiness) no Brasil é baseado em tecnologia e alta produtividade e é voltado, sobretudo, para o mercado externo/exportações.
II. A produção agrícola no Brasil é voltada, exclusivamente, para o abastecimento do mercado externo.
III. O trigo é um elemento básico na produção de vários alimentos para os brasileiros, e está garantido o seu abastecimento e auto-suficiência, pelo avanço das áreas de cultivo no país.
IV. A produção de grãos, como a soja, é considerada um dos principais produtos de exportação do Brasil. É correto o que se afirma apenas em
A) I e II.
B) III e IV.
C) I e IV.
D) II e III.

Questão 15 - Uece - 2009.1 - Com o advento da Terceira Revolução Industrial, o conhecimento técnico-científicoinformacional redefine as relações de domínio entre os países, bem como a questionável classificação em “desenvolvidos” e “subdesenvolvidos” ou “em desenvolvimento”. No Brasil, o processo de industrialização, na década de 1950, foi responsável pela concentração populacional e de investimentos públicos no setor de infra-estrutura industrial. Nesse período, a região brasileira que mais recebeu investimentos foi a
A) Norte.
B) Sudeste.
C) Nordeste.
D) Centro-Oeste.

Questão 16 - Uece - 2009.1 - Na hierarquia da rede urbana cearense, segundo o IBGE, destacam-se alguns municípios caracterizados como cidades médias. Assinale a opção que contém somente nomes de cidades cearenses consideradas médias.
A) Fortaleza e Limoeiro do Norte
B) Sobral e Quixadá
C) Sobral e Juazeiro do Norte
D) Limoeiro do Norte e Aracati

Questão 17 - Uece - 2009.1 - Recentemente, completou-se 79 anos da “Crise da Bolsa de Nova Iorque”. Em 1929, o mundo deparou-se com a necessidade de mudanças, principalmente no tocante à economia, para equacionar as relações comerciais em escala mundial. No Brasil, essa crise afetou a produção canavieira, um dos principais produtos da pauta de exportação, e “impulsionou” a diversificação de produtos agrícolas e o crescimento da atividade industrial. Sobre o processo de industrialização brasileira, analise as afirmações a seguir:
I. A industrialização brasileira teve início somente em 1929, com o “crack” da bolsa de Nova Iorque e se concentrou na Região Sudeste.
II. O Plano de Metas, de Juscelino Kubitschek (1956-1960), é considerado como responsável pela vinda de filiais de multinacionais de bens de capital e de bens de consumo duráveis, fomentando o processo de substituição de importações.
III. Os fatores locacionais da indústria brasileira – dentre eles, mão-de-obra barata, baixa sindicalização, “guerra” fiscal etc. –, colaboraram com a distribuição espacial das indústrias, mas com fortes raízes em São Paulo e Rio de Janeiro. É verdadeiro o que se afirma apenas em
A) I e II.
B) I.
C) III.
D) II e III.

Questão 18 - Uece - 2009.1 - Sobre o processo de globalização, assinale o correto.
A) O processo de globalização, mesmo diante de vários contrastes econômicos e sociais, reflete na total difusão de informações e acesso indiferenciado a elas, reduzindo, quase que totalmente, as desigualdades sociais de forma homogênea.
B) A Internet em muito contribuiu para difusão de informações e acesso a serviços (e-mails, dados bancários, compra e venda de produtos, dentre outras atividades), mas em nada contribuiu para o redimensionamento das concepções de tempo e espaço, essenciais à dinâmica da globalização.
C) A globalização, cuja imagem reflete a estrutura econômica norte-americana, é também representada por instituições como o FMI e o Banco Mundial, nas quais o neoliberalismo, mesmo atuando para reduzir as barreiras aos fluxos globais, não viabiliza investimentos produtivos nem a ampliação do comércio em países subdesenvolvidos como o Brasil e o México.
D) A expansão do processo de globalização também se dá de forma “sutil” e, mesmo com difusão de informações e acesso a serviços, fortalecem grupos, países ou regiões, utilizando-se princípios de domínio sobre mercadorias, capitais, serviços, informações e pessoas.

Questão 19 - Uece - 2009.1 - Sobre a dinâmica do crescimento populacional cearense, analise as afirmações a seguir:
I. A distribuição irregular da população cearense se deve, entre outros fatores, a condicionantes econômicos e sociais históricos definidos em função da História de cada lugar.
II. O crescimento populacional cearense vem diminuindo, acompanhando a realidade dos Estados da Região Nordeste, e se deve principalmente a diminuição do número de filhos por mulher, durante seu período fértil (em média de 15 a 49 anos) e à participação feminina no mercado de trabalho.
III. O aumento da taxa de mortalidade infantil e o óbito de gestantes explicam a realidade cearense quanto à redução do ritmo de crescimento populacional. É correto o que se afirma
A) apenas em I e III.
B) apenas em I e II.
C) apenas em II e III.
D) em I, II e III.

Questão 20 - Uece - 2009.1 - Sobre o processo de formação do território cearense, analise as afirmações a seguir:
I. A ocupação efetiva do território cearense se deu pelo litoral, segundo a lógica exploratória da Coroa Portuguesa que se interessava pela “plantation” da cana-de-açúcar na Zona da Mata, por seu elevado valor comercial no mercado ocidental.
II. As “paragens” ao longo do leito de rios, como Jaguaribe, Acaraú, Coreaú, dentre outros, viabilizaram a comunicação e o desenvolvimento de centros comerciais, enfatizando a consolidação de municípios como Limoeiro do Norte, Icó e alguns outros que representam os “caminhos do gado”, responsável pela ocupação do “interior” cearense.
III. No processo de ocupação do território cearense, os índios, mesmo apresentando resistência, foram submetidos a trabalho escravo e extermínios, enquanto colonizadores se apossavam das terras.
IV. A lavoura canavieira cearense foi muito cultivada nos moldes da grande produção, pois solidificava a economia colonial no espaço litorâneo da Zona da Mata e viabilizava a intensa ocupação do litoral cearense, tornando-o importante reduto, equiparado, à época, a Pernambuco. É verdadeiro o que se afirma
A) apenas em I e II.
B) apenas em II e III.
C) apenas em III e IV.
D) em I, II, III e IV.

Questão 21 - Uece - 2009.1 - Leia, com atenção, o texto a seguir: “Os atributos que dão similitude a estas regiões são sempre de origem climática, hídrica e fitogeográfica: baixos níveis de umidade, escassez de chuvas anuais, irregularidade no ritmo das precipitações ao longo dos anos, prolongados períodos de carência hídrica, solos problemáticos, tanto do ponto de vista físico quanto geoquímico, e ausência de rios perenes”.
(Aziz Nacib Ab´Sáber: Ciência Hoje, vol.3, no 18). Com base na análise do texto, é correto afirmar que
A) a região tratada no texto é abrangida pelo bioma do cerrado, no Brasil Central.
B) trata-se da região do domínio morfoclimático das araucárias do Brasil meridional.
C) a região referida no texto corresponde ao domínio das depressões semi-áridas do Nordeste brasileiro.
D) trata-se da região de abrangência do domínio morfoclimático das florestas equatoriais.

Questão 22 - Uece - 2009.1 - Considere as afirmações a seguir:
I. As curvas de nível são linhas que unem pontos de mesma altitude em terrenos situados acima do nível do mar.
II. A escala gráfica de um mapa corresponde à representação gráfica da escala numérica, sob a forma de uma linha (ou de linha dupla) graduada, onde se acham representadas as distâncias do terreno.
III. Quando a escala de um mapa é pequena — por exemplo, 1 : 500.000 — não há precisão quanto à representação geométrica dos elementos cartografados e a representação é feita através de símbolos e cores.
IV. Solos, rochas, e distribuição de vegetação são representados, respectivamente, nos mapas pedológico, geológico e biogeográfico.
É correto o que se afirma
A) em I, II, III e IV.
B) apenas em I, II e III.
C) apenas em I e III.
D) apenas em IV.

Questão 23 - Uece - 2009.1 - O conjunto de processos que ocasionam a desagregação e a decomposição das rochas e dos minerais é denominado de
A) tectônica.
B) eustatismo.
C) diastrofismo.
D) intemperismo.

Questão 24 - Uece - 2009.1 - A Lei de Terras consolidou o domínio dos latifúndios no Brasil, dificultando alcançar a sonhada reforma agrária. Na atualidade, o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) é o principal movimento de luta pela terra. Outro movimento social que ocorreu entre as décadas de 1950 e 1960, iniciado no estado de Pernambuco, com objetivos similares ao MST, foi denominado de
A) Liga dos Sindicatos.
B) Ligas Camponesas.
C) Ligas Sertanejas.
D) Ligas Operárias

Questão 25 - Uece - 2009.1 - É visível, no atual espaço geográfico, a presença de sistemas informatizados nas mais variadas atividades e funções. Percebe-se, por exemplo, na quantidade e difusão de telefones celulares, computadores, câmeras de vídeo, mercadorias com códigos de barras, entre outras mercadorias informatizadas. O período descrito acima caracteriza parte da configuração espacial do mundo no contexto da Terceira Revolução Industrial. O geógrafo Milton Santos (2002), denominou esse período de
A) técnico-científico espacial.
B) técnico-espacial global.
C) histórico-geográfico informacional.
D) técnico-científico-informacional.

Questão 26 - Uece - 2009.1 - Analise as afirmações a seguir, classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).
I. Desde o início do século XXI, o crescimento da população brasileira tem sido crescente, o que viabiliza o preenchimento dos denominados vazios demográficos no território brasileiro.
II. Os índices populacionais brasileiros, divulgados no Censo de 2000, apresentam reduções da taxa de crescimento vegetativo e, em relação à economia, apresentam crescimento do setor terciário.
III. Migrações, conflitos internos e externos, problemas ambientais e de saúde pública são elementos que contribuem com as mudanças ou distorções nas pirâmides etárias em diversos países e regiões.
IV. A fome e a miséria no Brasil são conseqüências diretas da diminuição da população rural devido, tão somente, à mecanização no/do campo.

São verdadeiras as afirmações
A) I e II, apenas.
B) II e III, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II, III e IV.

GABARITO
01 - C
02 - A
03 - B
04 - B
05 - B
06 - C
07 - C
08 - B
09 - C
10 - B
11 - D
12 - C
13 - C
14 - C
15 - B
16 - C
17 - D
18 - D
19 - B
20 - B
21 - C
22 - A
23 - B
24 - D
25 - D
26 - B

Nenhum comentário: