PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 18 de dezembro de 2016

Questões de Geografia do Vestibular UNISC / Inverno 2010 - com gabarito

Questão 01 - UNISC / Inverno 2010 - “Casa em que não entra sol, entra médico.”
Esse antigo ditado reforça a importância de, ao construirmos casas, darmos orientações adequadas aos dormitórios, de forma a garantir o máximo conforto térmico e salubridade. Assim, confrontando moradias construídas em Paris (ao norte do Trópico de Câncer) e em Santa Cruz do Sul (ao sul do Trópico de Capricórnio), para garantir a necessária luz do sol, as janelas dos quartos não devem estar voltadas, respectivamente, para os pontos cardeais 
a) norte / sul. 
b) sul / norte. 
c) leste / oeste. 
d) oeste / leste. 
e) oeste / oeste.

Questão 02 - UNISC / Inverno 2010 - As fontes alternativas vêm aumentando, gradativamente, sua participação na matriz energética no Rio Grande do Sul, surgem e espacializam-se no território gaúcho como podemos observar no mapa abaixo.

Em relação à distribuição e às características das fontes alternativas de energia no Rio Grande do Sul, é incorreto afirmar que
a) o parque eólico está localizado no litoral do Estado do Rio Grande do Sul, e sua localização se dá pela intensidade e constância de ventos necessários para a produção de energia elétrica.
b) as PCHs – Pequenas Centrais Hidrelétricas, são um tipo de hidrelétrica utilizada em rios de pequeno e médio portes que possuam desníveis significativos durante o seu percurso, gerando potência hidráulica suficiente para movimentar as turbinas e produzir energia elétrica. No Rio Grande do Sul, as PCHs estão localizadas na porção norte do Estado, em virtude das características do relevo e da hidrografia.
c) as áreas de produção de biomassa estão concentradas nas porções sul e sudoeste do Rio Grande do Sul, onde se destaca a produção de energia a partir da silvicultura e aproveitamento da casca de arroz.
d) o biodiesel é um combustível de fontes renováveis, criado a partir de óleos vegetais. No Rio Grande do Sul, a matéria-prima principal para a sua produção é a mamona. A localização das usinas de biodiesel está diretamente ligada às áreas de produção mecanizadas no noroeste gaúcho.
e) os gasodutos ainda estão restritos às regiões próximas a Caxias do Sul e à região metropolitana de Porto Alegre e fazem parte do gasoduto Bolívia/Brasil.

Questão 03 - UNISC / Inverno 2010 - Leia trechos das notícias. “O terremoto do dia 12 de janeiro de 2010 lançou o Haiti, o país mais pobre das Américas, em uma profunda crise humanitária. Mais de 70 mil vítimas foram enterradas, e o governo estima que os mortos possam chegar a 200 mil. O tremor, com epicentro a cerca de 15 quilômetros da capital, foi o pior a atingir o Haiti em mais de 200 anos.”
(Fonte: www.noticias.yahoo.com, acesso em 15/04/2010)

“A chuva que castigou o Rio de Janeiro entre os dias 5 e 6 de abril deixou pelo menos 145 mortos, mais de 135 feridos, alagou ruas, causou deslizamentos e destruição no Estado.”
(Fonte: www.noticias.terra.com.br, acesso em 15/04/2010)

Sobre os fenômenos naturais destacados nos textos, é correto afirmar que
a) são ocasionados por movimentos internos da Terra, que deslocam grandes massas da crosta terrestre e das águas oceânicas, formando ventos e tempestades muito intensos.
b) são gerados por placas tectônicas: enquanto nas Américas Central e do Norte os movimentos das placas são divergentes, na América do Sul, são convergentes.
c) são fenômenos naturais com origens distintas: os terremotos são causados por forças endógenas, enquanto as enchentes, por forças exógenas.
d) tsunâmis e terremotos são consequências diretas do aquecimento global, fato cientificamente comprovado pelos pesquisadores.
e) os fenômenos registrados foram atípicos, pois, por evidências locais, o natural é que terremotos ocorram na América Central, e furacões, na América do Sul.

Questão 04 - UNISC / Inverno 2010 - “Uma sucessão de descobertas em águas ultraprofundas, na chamada camada pré-sal, fez o governo perceber que estava diante de uma nova situação em termos de reservas de petróleo. Por isso, decidiu mudar as regras para a exploração da riqueza, argumentando que precisava preservar os interesses das gerações futuras.”
(Zero Hora. 14 de março de 2010, n° 16274, p.04).

A esse respeito, leia as afirmativas abaixo:
I - O petróleo é uma fonte de energia moderna e renovável, assim chamada porque se esgota com o uso.
II - O petróleo integra os chamados combustíveis fósseis, finitos e não renováveis.
III - O conjunto de campos petrolíferos do pré-sal é uma área da costa brasileira que se estende do Espírito Santo a Santa Catarina. Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa I está correta.
b) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
c) Todas as afirmativas estão corretas.
d) Somente a afirmativa II está correta.
e) Somente as afirmativas II e III estão corretas.

Questão 05 - UNISC / Inverno 2010 - Conforme o gráfico abaixo, “em 1950 a população brasileira era de 51.944.397 hab. e em 2000 o Censo Demográfico do IBGE contou 169.590.693 hab., o que representa um crescimento de 226,4% em cinquenta anos. (...). Enquanto a população total e a população urbana do Brasil apresentaram evolução positiva constante, a população rural do país apresentou evolução negativa a partir do período 1960-1970. Foi neste período que o êxodo rural se intensificou e a linha da população rural cruzou a linha da população urbana, indicando a inversão de uma população majoritariamente rural para uma população predominantemente urbana”.
(Fonte: GIRARDI, Eduardo Paulon. Características socioeconômic a s g e r a is. A c e ss a d o e m : 0 2 d e a b r il 2 0 1 0 . http://www4.fct.unesp.br/nera/atlas/caracteristicas_socioeconomi cas_b.htm)

A partir do exposto, identifique a alternativa certa:
a) As migrações rural-urbanas no Brasil são também conhecidas por êxodo rural, por se tratar de grande saída de pessoas da cidade para o campo.
b) A modernização e a mecanização da agricultura constituem uma das causas das migrações rural-urbanas. No caso do Brasil, manifestam-se em algumas áreas, principalmente, no Centro-Sul do país.
c) O êxodo rural resulta em diversos problemas, entre eles, o de gerar o aumento da população rural no país.
d) As migrações rural-urbanas causam o aumento da produção de alimentos e de matéria-prima, dessa forma, geram inflação e aumento no custo de vida.
e) Nas áreas urbanas, o êxodo rural ocasiona mudanças de ordem estrutural e social, entre elas, a diminuição de favelas.

Questão 06 - UNISC / Inverno 2010 - A expansão da urbanização gerou o aparecimento de várias modalidades de aglomerações urbanas. À medida que as cidades crescem, suas áreas limítrofes passam a abrigar grandes contingentes de população, atingindo os limites do município vizinho.
Analisando a figura e o texto, podemos afirmar que em C ocorre uma
a) rede urbana.
b) hierarquia urbana.
c) região conurbada.
d) região tecnológica.
e) verticalização.

GABARITO
01 - A
02 - D
03 - C
04 - E
05 - B
06 - C

Nenhum comentário: