PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Questões de Geografia do Vestibular UNISC / Verão 2013 - com gabarito

Questão 01 - UNISC / Verão 2013 - “Hoje, o sensoriamento remoto por meio de satélites representa o mais importante e eficiente recurso tecnológico de observação da Terra, permitindo rapidez e precisão nos processos de levantamento de dados e mapeamentos.” (COELHO, Marcos de Amorim; TERRA, Lygia. Geografia Geral: o espaço natural e socioeconômico. 2001, p.30) A esse respeito, leia as afirmativas abaixo. 
I – O sensoriamento remoto é um recurso técnico para ampliar os sentidos naturais do homem. 
II – O sensoriamento remoto pode ser definido, de uma maneira ampla, como sendo a forma de se obter informações de um objeto ou alvo, sem que haja contato físico com o mesmo. 
III – No sensoriamento remoto, as informações são obtidas utilizando-se a radiação eletromagnética, geradas por fontes naturais como o Sol e a Terra, ou por fontes artificiais como, por exemplo, o Radar. Assinale a alternativa correta. 
a) Somente a afirmativa I está correta. 
b) Somente a afirmativa III está correta. 
c) Todas as afirmativas estão corretas. 
d) Somente as afirmativas I e III estão corretas. 
e) Somente a afirmativa II está correta.

Questão 02 - UNISC / Verão 2013 - O tempo sofre uma importante mudança hoje no Vale do Rio Pardo. Uma frente fria traz mais nuvens para o Estado e chove na maioria das regiões, inclusive em parte do Oeste gaúcho. Mesmo assim, devem ser registrados momentos de melhoria, com aberturas do sol em muitas cidades à medida que o sistema avança rápido e ingressa ar mais seco e frio.
(Adaptado do portal Gaz, Ga z e t a d o Su l, a c e ss a d o em 3 0 / 0 9 / 2 0 1 2 , h tt p :// www.gaz.com.br/gazetadosul/noticia/369669hoje_santa_cruz_do _sul.html. Edição de 25/09/2012 - Meteorologia)
Sobre o assunto, é correto afirmar que
I – o encontro de duas massas de ar de características diferentes produz uma zona ou superfície de descontinuidade (térmica, barométrica, etc.) no interior da atmosfera, genericamente denominada de frente.
II – uma frente fria ocorre quando o ar frio, mais denso e mais pesado, empurra o ar quente para cima e para frente, fazendo-o se retirar da área, tanto por elevação quanto por advecção.
III – as frentes frias tendem a se deslocar no sentido equador-polo.
IV – uma frente é dita fria quando sua passagem por um determinado local da superfície terrestre provoca a substituição do ar quente que ali existia por ar frio.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
b) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
e)Todas as afirmativas estão corretas.

Questão 03 - UNISC / Verão 2013 - Uma pessoa saiu de Porto Alegre às 12h e chegou às 14h a Santa Cruz do Sul para prestar o vestibular. Viajou cerca de 147 km pela BR 386 e RS 287. Em um mapa com a escala de 1:1.000.000, a distância gráfica entre as duas cidades citadas acima será de
a) 147 cm.
b) 14,7 cm.
c) 294 cm.
d) 1,47 cm.
e) 29,4 cm.

Questão 04 - UNISC / Verão 2013 - Observe a figura abaixo, que representa a paisagem de um rio.

Os números acima representados, de 1 a 7, correspondem, respectivamente, à alternativa com as seguintes partes de um rio:
a) 1- Margem Direita; 2- Jusante; 3- Nascente; 4- Foz em estuário; 5- Margem Esquerda; 6- Montante; 7- Leito.
b) 1- Leito; 2- Montante; 3- Jusante; 4- Nascente; 5- Margem Esquerda; 6- Margem Direita; 7- Foz em delta.
c) 1- Jusante; 2- Leito; 3- Montante; 4- Margem Direita; 5 - Foz em estuário; 6 - Nascente; 7 - Margem Esquerda.
d) 1- Montante; 2- Foz em delta; 3- Nascente; 4- Margem Esquerda; 5- Jusante; 6- Leito; 7- Margem Direita.
e) 1- Margem Direita; 2- Foz em estuário; 3- Jusante; 4- Margem Esquerda; 5- Nascente; 6- Margem Direita; 7- Leito.

Questão 05 - UNISC / Verão 2013 - Observe a figura abaixo e analise as afirmativas referentes ao Mercosul.

I- O Mercosul é um processo regional de integração econômica.
II- Em meados de 2012, houve a suspensão temporária do Paraguai até as suas eleições presidenciais de 2013, enquanto a Venezuela foi incorporada ao bloco como Estado-membro pleno.
III- O Mercosul foi criado com o objetivo principal de se opor aos Estados Unidos e à ALCA.
IV- Equador, Chile e Uruguai são Estados associados ao Mercosul e são os únicos que não fazem divisa territorial com o Brasil. V- O Brasil é o principal país do Mercosul, com um PIB cinco vezes maior que o da Argentina e com uma população de quase duzentos milhões de habitantes. Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I, II e V estão corretas.
b) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
c) Somente as afirmativas II, III e V estão corretas.
d) Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas.
e) Somente as afirmativas I, III e V estão corretas.

Questão 06 - UNISC / Verão 2013 - A Floresta Amazônica brasileira vem sendo submetida a um processo contínuo de desmatamento nas últimas décadas. Com relação a este fato, assinale a alternativa incorreta.
a) As principais causas de desmatamento são a exploração de madeira e a expansão agropecuária.
b) Os países desenvolvidos, a exemplo da Europa, devastaram a maior parte de suas florestas em séculos passados.
c) O desmatamento é um processo que afeta a biodiversidade, o solo e a vegetação, além de contribuir para as mudanças climáticas, uma vez que altera os índices de umidade do ar, formando nuvens que, por sua vez, provocam chuvas, modificando o regime dos rios.
d) O desmatamento da Amazônia é tema de interesse internacional, pois contribui para agravar o efeito estufa oriundo das emissões de carbono na atmosfera.
e) Atualmente, a construção da usina de Belo Monte no Rio Xingu, Pará, é considerada uma iniciativa para a preservação do ecossistema amazônico, inviabilizando mais desmatamentos.

GABARITO
01 - C
02 - D
03 - B
04 - D
05 - A
06 - ANULADA

Nenhum comentário: