PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular 2006.2 - Uece - 1ª e 2ª Fase

Questão 01 - UECE - 2006.2 - Com base em questões de natureza cartográfica, assinale a afirmação correta. 
A) A representação da Terra por meio de mapas ou cartas oferece problemas que podem ser resolvidos por meio das projeções cartográficas, das escalas e das convenções cartográficas. 
B) Mapas que tratam de rochas, solos e do relevo correspondem de modo respectivo, aos mapas geológico, geomorfológico e topográfico. 
C) Um mapa em escala de 1:2.000.000 tem muitos detalhes da superfície cartografada e é uma escala muito grande. 
D) As plantas urbanas, organizadas em escala menor do que 1:1.000.000 exibem os detalhes imprescindíveis para sua utilização no planejamento das cidades.

Questão 02 - UECE - 2006.2 - O quociente entre a quantidade de vapor d’água contida no ar e a quantidade máxima que ele pode suportar para atingir o ponto de saturação corresponde às condições de:
A) evaporação.
B) umidade relativa.
C) nebulosidade.
D) umidade absoluta.

Questão 03 - UECE - 2006.2 - Tratando-se do Nordeste brasileiro e das relações entre a sociedade e a natureza, considere as seguintes afirmações.
I. O bioma das caatingas não compõe a matriz energética regional.
II. As maiores potencialidades de utilização das águas subterrâneas ocorrem nas bacias e coberturas sedimentares.
III. Indistintamente, toda a região é submetida às influências do clima semi-árido, limitando a capacidade produtiva dos recursos naturais.
IV. A fragilidade ambiental das planícies flúvio-marinhas revestidas por manguezais, justifica o baixo potencial de uso do ecossistema aliada a uma biodiversidade muito pobre. São corretas
A) apenas I e III.
B) I, II, III e IV.
C) apenas II.
D) apenas II e IV.

Questão 04 - UECE - 2006.2 - No Brasil o desenvolvimento da agricultura como fonte energética tem contribuído para:
A) ampliar as reservas de combustíveis fósseis.
B) diminuir, significativamente, os preços dos combustíveis.
C) melhorar o aproveitamento e recuperação de áreas degradadas.
D) interferir na produção de alimentos, diminuindo áreas dedicadas a essas lavouras.

Questão 05 - UECE - 2006.2 - Tratando-se das fontes de energia do Brasil, indique a afirmação FALSA.
A) As bacias hidrográficas que têm o maior potencial hidráulico e com maior grau de utilização são as bacias Amazônica, Paraná e São Francisco.
B) As mais abundantes reservas petrolíferas em estado de exploração estão situadas em áreas imersas da plataforma continental.
C) A atual crise diplomática com a Bolívia, não tem conotação com problemas energéticos, pois o Brasil alcançou, neste ano, a auto-suficiência na produção de petróleo e gás natural.
D) As bacias hidrográficas são ainda as principais fontes de energia para um melhor desempenho das atividades econômicas.

Questão 06 - UECE - 2006.2 - Dentre as características enumeradas abaixo que se aplicam à dinâmica ambiental dos sertões nordestinos, destacam-se:
I. Desmatamentos desordenados.
II. Forte incidência erosiva das chuvas.
III. Forte entalhe da superfície pelos rios perenes que escavam vales profundos.
IV. Queimadas e erosão dos solos. São corretas, apenas.
A) I, II e IV
B) I, III e IV
C) II, III e IV
D) I, II e III

Questão 07 - UECE - 2006.2 - A distância da cidade de Santana do Norte para a cidade de Santo Afonso é de 150km. Na escala de 1:750.000, a distância entre essas cidades é representada, em cm, por
A) 15,00
B) 20,00
C) 11,25
D) 75,00

Questão 08 - UECE - 2006.2 - Tratando-se das Unidades de Conservação existentes, legalmente, no Brasil, todas as afirmações são corretas, EXCETO:
A) As Unidades de Conservação integradas do Sistema Nacional dividem-se em dois grupos: Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável.
B) Área de Proteção Ambiental (APA) é uma área extensa, com certo grau de ocupação humana, dotada de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais importantes para a qualidade de vida das populações.
C) O grupo das Unidades de Conservação de Proteção Integral é composto pelas seguintes categorias: Floresta Nacional, Reserva Extrativista, Reserva da Fauna, Reserva do Desenvolvimento Sustentável, dentre outras.
D) O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza é constituído pelo conjunto das unidades de conservações federais, estaduais e municipais, além das Reservas Particulares do Patrimônio Natural.

Questão 09 - UECE - 2006.2 - Marque a opção que contém os mapas imprescindíveis, respectivamente, para o planejamento agrícola e para a exploração de recursos naturais não renováveis (recursos minerais).
A) Geomorfológico e Fitoecológico.
B) Geológico e Geomorfológico.
C) Pedológico e Geológico.
D) Recursos Hídricos e Pedológico.

Questão 10 - UECE - 2006.2 - Tratando do cotejo entre degradação ambiental e conservação dos recursos naturais renováveis, assinale a alternativa FALSA.
A) Nas áreas florestais em equilíbrio ecológico os efeitos da erosão das chuvas são atenuados e há maior proteção dos solos.
B) Em áreas fortemente degradadas e em estado de desequilíbrio ambiental, há intensificação das ações pluviais e eólicos.
C) As áreas mais fortemente impactadas pela erosão das chuvas estão associadas a climas tropicais úmidos em bioma de florestas preservadas.
D) Nas caatingas, os impactos das ações erosivas das chuvas são intensificados em face da baixa densidade da cobertura vegetal e da perda de folhas pela maioria das espécies vegetais.

Questão 11 - UECE - 2006.2 - O muro de Berlim foi, durante a guerra fria, o principal símbolo da divisão do mundo entre o leste socialista e o oeste capitalista. É correto afirmar que:
A) o Muro de Berlim foi erguido pela República Democrática Alemã (RDA) por causa da guerra fiscal entre as duas Alemanhas.
B) o Muro de Berlim separava as zonas de controle americana, francesa e inglesa da zona de controle soviética.
C) a fronteira que separava a Alemanha ocidental da Alemanha Oriental foi definida pelo Muro de Berlim.
D) depois da construção do Muro de Berlim, a cidade tornou-se capital da República Federal da Alemanha (RFA) e isolou parte da cidade controlada pelos países ocidentais.

Questão 12 - UECE - 2006.2 - Sobre a fronteiras agrícola abertas pela expansão da soja no cerrado do oeste da Bahia é correto afirmar que:
A) foi expandida à base da monocultura com baixa incorporação de progresso técnico e com estrutura fundiária de pequenas propriedades exploradas por agricultores do Rio Grande do Sul.
B) predomina a policultura com alta incorporação de progresso técnico e estrutura fundiária baseada em grandes propriedades.
C) predomina a monocultura com elevada incorporação de progresso técnico e estrutura fundiária baseada em grandes propriedades.
D) as terras são ocupadas por projetos de Reforma Agrária onde predomina a monocultura com estrutura fundiária baseada em pequenas propriedades.

Questão 13 - UECE - 2006.2 - O processo de mundialização do capital é corretamente definido como
A) uma divisão internacional do trabalho entre os países produtores de matérias-primas e produtores de produtos industrializados.
B) divisão do espaço internacional em três áreas de influência para o investimento direto – o primeiro mundo, o segundo mundo e o terceiro mundo.
C) um processo de modernização tecnológica global que se baseia na produção em massa.
D) um processo de expansão econômica baseado nas grandes corporações, cujo controle econômico se dá através das esferas financeira e tecnológica

Questão 14 - UECE - 2006.2 - A dinâmica demográfica vem promovendo mudanças no perfil etário da população brasileira, resultando na ampliação da parcela da população em idade ativa (PIA). Contudo, segundo o IBGE o atual contexto do mercado de trabalho não se mostra muito favorável ao emprego. Diante disso é correto dizer que:
A) maior contingente da PIA passa a pressionar o mercado de trabalho, ampliando a população ocupada.
B) o crescimento da PIA aumenta a pressão sobre o mercado de trabalho, com conseqüente aumento da taxa de desemprego.
C) o comportamento da PIA não afeta a pressão sobre o mercado de trabalho, uma vez que as taxas de desemprego e de ocupação se compensam ao longo do tempo.
D) menor contingente da PIA passa a pressionar o mercado de trabalho ampliando a taxa de ocupação e reduzindo o desemprego.

Questão 15 - UECE - 2006.2 - A crise do petróleo ocorrida na década de 1970 causou grandes impactos econômicos e políticos no mundo industrializado. É correto dizer que a causa dessa crise foi
A) a disputa entre países produtores e países consumidores no âmbito da Organização Mundial do Comércio pelo estabelecimento de preços de mercado para o petróleo.
B) a diminuição da produção na então URSS e nos países árabes, que usavam o petróleo como arma política da Guerra Fria.
C) a ação combinada dos países árabes produtores de petróleo que reduziram a produção e elevaram os preços do produto.
D) a elevação do consumo mundial acima da capacidade de produção dos países árabes.

Questão 16 - UECE - 2006.2 - A China tem apresentado um surpreendente crescimento econômico nas últimas décadas. Sobre esse fenômeno é correto dizer que:
A) o crescimento chinês foi baseado na transformação do modelo comunista em democracia liberal capitalista.
B) o crescimento chinês está baseado no programa de Mao-Tse-Tung do “Grande Salto para Frente”, que permitiu o avanço da tecnologia chinesa.
C) o crescimento chinês se baseia principalmente na expansão das exportações financiadas por investimentos do Estado e do capital internacional.
D) a China assumiu o papel da antiga URSS no bloco socialista e deve seu crescimento à formação de um bloco econômico com o Japão e a Coréia.

Questão 17 - UECE - 2006.2 - Os problemas ambientais têm afetado a economia de muitos países. A criação de uma agenda global para defesa do meio ambiente tem enfrentado oposição por parte dos EUA. Sobre isso é correto dizer que
A) a objeção americana decorre da sua política de expansão industrial sustentável na costa do Pacífico e da exploração de novas reservas de petróleo na Califórnia, o que não é compatível com o protocolo de Kyoto.
B) os EUA têm receio da concorrência japonesa e se recusam a instalar catalisadores nos carros americanos conforme previsto pelo protocolo de Kyoto.
C) nos EUA o consumo de combustíveis fósseis e as metas estabelecidas pelo protocolo de Kyoto não são convergentes, revelando um modelo econômico incompatível com a sustentabilidade ambiental.
D) a economia dos EUA está tão estagnada quanto a japonesa e não tem como reduzir a emissão de poluentes para atingir as metas de sustentabilidade do protocolo de Kyoto.

Questão 18 - UECE - 2006.2 - Fortaleza é uma metrópole regional que vem sofrendo importantes mudanças na sua economia urbana. É correto afirmar que
A) nas últimas décadas do séc. XX Fortaleza perdeu muitas indústrias e se tornou uma cidade baseada no turismo e no comércio, o que reduziu a informalidade do mercado de trabalho.
B) Fortaleza ainda concentra a maior parte dos empregos industriais do Ceará, apesar da redução do número de indústrias na capital e da expansão dos serviços.
C) a perda de empregos industriais nos anos 1990 do séc. XX não afetou a economia da cidade, sendo amplamente compensada pela expansão do comércio, que é o setor que mais emprega mão-de-obra na capital.
D) atualmente o setor industrial em Fortaleza se encontra no mesmo nível do setor de serviços, tanto em número de empresas quanto em volume de empregos gerados.

Questão 19 - UECE - 2006.2 - O Porto do Pecém – CE foi concebido como infraestrutura para um complexo industrial baseado em refinaria e siderurgia. Como base nisso é correto dizer que
A) atualmente as principais movimentações da carga pelo Porto do Pecém estão ligadas à exportação de frutas tropicais, caracterizando uma adaptação do projeto original.
B) pelo Porto do Pecém é movimentado todo o petróleo para o refino de derivados no Ceará, além de cargas de aços planos e produtos siderúrgicos.
C) o Porto do Pecém tornou-se hoje o principal porto do Nordeste em movimentação de carga, incluindo também a movimentação de navios turísticos.
D) os portos do Pecém e de Camocim completam a estrutura portuária de exportação e importação do Ceará, substituindo o papel que no passado era do porto de Fortaleza.

Questão 20 - UECE - 2006.2 - O conceito de cidades globais indica o papel dessas cidades no processo de globalização. Sobre elas é correto dizer que
A) são cidades com grande população e importantes centros industriais e de comércio associados ao fluxo do turismo global.
B) são cidades onde estão sedes de grandes corporações internacionais, com circuitos de informações e de fluxos financeiros mundiais.
C) são importantes capitais nacionais, com milhões de habitantes, que controlam mercado interno dos seus respectivos países.
D) são pequenas cidades, conhecidas como paraísos fiscais, que abrigam bancos internacionais sem controle direto de nenhum país.

Questão 21 - UECE - 2006.2 - Desde a realização da 1.ª Conferência Mundial sobre Desertificação realizada na África (Quênia) em 1977, vem sendo constatada a ampliação de áreas de ocorrência desse fenômeno em diferentes regiões do Globo. Sobre o processo em questão marque a opção FALSA.
A) O processo de desertificação se manifesta de dois modos distintos: de modo difuso no território, abrangendo diferentes níveis de degradação dos solos, da vegetação e dos recursos hídricos; de modo concentrado em pequenas porções do território, mas com intensa degradação dos recursos naturais renováveis.
B) A desertificação provoca impactos ambientais e socioeconômicos, sendo visualizados através da destruição da biodiversidade, da diminuição da disponibilidade de recursos hídricos, através do assoreamento de rios e reservatórios, da perda física e química dos solos.
C) A desertificação é um processo natural de degradação da biodiversidade, dos solos e dos recursos hídricos, ocorrendo em todas as condições climáticas de regiões intertropicais sob influência do aquecimento global.
D) O problema da desertificação no Brasil afeta as regiões semi-áridas e subúmidas secas, onde as características físico-ambientais dificultam o seu potencial produtivo. Essas características incluem a evapotranspiração elevada, ocorrência de secas, alta salinidade dos solos e capacidade reduzida de retenção de água.

Questão 22 - UECE - 2006.2 - Marque a opção que contém os fatores dos quais dependem, respectivamente, as deformações crustais e as alterações físico-químicas das rochas na superfície da Terra.
A) Tectônica e intemperismo.
B) Erosão e deslocamento de placas tectônicas.
C) Vulcanismo e movimentos eustáticos.
D) Abalos sísmicos e tectônica.


Questão 23 - UECE - 2006.2 - Tratando-se das condições geoambientais do Estado do Ceará é correto afirmar que
A) há evidente preponderância de rochas sedimentares, condições hidroclimáticas semi-áridas e subúmidas com baixas taxas de evaporação e evapotranspiração.
B) predominam as rochas cristalinas com solos rasos revestidos por plantas xerófilas e rios intermitentes sazonais.
C) há maior ocorrência de coberturas sedimentares quaternárias, solos rasos com baixa fertilidade natural e rede de drenagem sub perene.
D) Os sertões têm predominância de arenitos e calcários, condições hidroclimáticas semi-áridas, baixa freqüência de cursos d’água e bom potencial hidrogeológico.

Questão 24 - UECE - 2006.2 - A dinâmica populacional de um país é condicionada tanto pelas taxas de natalidade e mortalidade como pelos fluxos migratórios (emigração – imigração). No caso do Brasil, o crescimento populacional diminuiu seu ritmo nas últimas décadas (1970-1980-1990). A respeito disso, marque a opção verdadeira.
A) A imigração foi inferior à emigração e as taxas de natalidade e mortalidade se mantiveram inalteradas.
B) O fluxo migratório cresceu com a globalização, afetando positivamente a taxa de natalidade.
C) O balanço entre emigração e imigração foi nulo, a taxa de mortalidade cresceu e a taxa de natalidade se manteve igual.
D) Não ocorreram fluxos migratórios importantes e a taxa de natalidade diminuiu mais que a taxa de mortalidade.

Questão 25 - UECE - 2006.2 - O petróleo é uma fonte estratégica de energia não renovável. A economia mundial é muito dependente dessa fonte de energia, sobretudo os países mais industrializados e ricos. A CEI (ex-URSS) e EUA estão entre os principais produtores mundiais, juntamente com os países árabes, como Arábia Saudita e Iraque. No entanto, os EUA possuem forte dependência com relação ao petróleo. Com base no texto, marque a opção verdadeira.
A) A produção de petróleo dos EUA ainda não atingiu todo o seu potencial, o que ocorrerá nos próximos anos graças às novas tecnologias.
B) Os EUA consomem mais do que produzem e, embora os países árabes não possuam as maiores reservas mundiais, controlam os preços internacionais do petróleo.
C) Os EUA consomem mais do que produzem e os países árabes possuem as maiores reservas mundiais de petróleo, controlando os preços do petróleo através do volume de produção.
D) Os EUA não possuem reservas de petróleo em seu território, produzindo o que necessitam através da exploração de outros países como o Iraque.

Questão 26 - UECE - 2006.2 - O controle da natalidade no mundo vem sendo discutido em função do ritmo de crescimento da população e da ampliação da pobreza. Uma corrente de pensamento inspirada em Malthus, os neo-malthusianos, defende que há excesso de população no mundo. Com relação à corrente neo-malthusiana, é correto afirmar que
A) O controle de natalidade deve ser aplicado a todos os países (ricos e pobres) para reduzir o excesso de população e o consumo mundial.
B) O controle de natalidade deve ser aplicado aos países pobres para reduzir o excesso de população que impede o seu desenvolvimento econômico.
C) A pobreza é um fenômeno cultural que atinge os países do Hemisfério Norte e pode ser corrigido pelo controle da natalidade.
D) A pobreza não tem relação com elevadas taxas de natalidade, mas com a excessiva longevidade das populações pobres.

GABARITO
01 - A
02 - B
03 - C
04 - D
05 - C
06 - A
07 - B
08 - C
09 - C
10  - C
11 - B
12 - C
13 - D
14 - B
15 - C
16 - C
17 - C
18 - B
19 - A
20 - B
21 - C
22 - A
23 - B
24 - D
25 - C
26 - B

Nenhum comentário: