PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 11 de dezembro de 2016

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular 2010.1 - Uece - 1ª e 2ª Fase

Questão 01 - Uece - 2010.1 - Examine as afirmações a seguir. 
I. O tipo e a resistência das rochas nas bordas de um vale determinam o seu alargamento ou estreitamento. 
II. A capacidade energética de um rio depende de grandes desníveis em seu perfil longitudinal, que motivam o surgimento de cachoeiras e corredeiras. 
III. A drenagem exorreica é constituída por rios perenes. E as águas do rio coletor principal deságuam em mar aberto. 
IV. Os rios intermitentes sazonais servem como hidrovias e têm bom potencial energético. 
V. A capacidade de erosão e de escapamento dos rios tende a ser intensificada nos seus baixos cursos onde as planícies fluviais são formadas. 
A alternativa que apresenta apenas as proposições verdadeiras é 
A) I, II e IV. 
B) II, III e V. 
C) I, II e III. 
D) III, IV e V.

Questão 02 - Uece - 2010.1 - As relações econômicas e comerciais marcadas pela desigualdade estabelecida entre os países ricos e os pobres, onde os primeiros produzem e distribuem produtos industrializados, tecnologia e capital, enquanto os países pobres fornecem matéria-prima e lucro dos investimentos, são algumas das características que se referem ao conceito de 
A) desreterritorialização. 
B) monopólio. 
C) divisão internacional do trabalho. 
D) blocos econômicos.

Questão 03 - Uece - 2010.1 - Das relações entre os recursos naturais e o uso da terra no Nordeste brasileiro é correto afirmar que 
A) a pecuária intensiva encontra condições ecológicas favoráveis no domínio das depressões sertanejas revestidas por caatinga aberta. 
B) a monocultura canavieira tradicional é praticada em ambientes primitivamente ocupados pelo bioma da mata atlântica. 
C) as serras úmidas com enclaves de matas pluviais são ambientes preservados e pouco utilizados pela agricultura. 
D) as planícies flúvio-marinhas revestidas por manguezais são ambientes pouco vulneráveis à ocupação e não devem ser consideradas como áreas de preservação permanente.

Questão 04 - Uece - 2010.1 - Em um mapa de escala 1:250.000 a distância entre duas cidades é de 7 cm. A distância real entre elas é 
A) 175 km. 
B) 17,5 km. 
C) 17 km. 
D) 1,75 km.

Questão 05 - Uece - 2010.1 - Analise o excerto que trata da expansão urbana da cidade de Fortaleza e suas implicações para a Região Metropolitana. Marque a opção que contém informações INCORRETAS a respeito da cidade de Fortaleza, da sua Região Metropolitana e dos seus processos. “Fortaleza cresce em todas as direções. O aumento acentuado da população provocou a expansão da malha urbana, ultrapassando os limites municipais. Em Fortaleza, as favelas, os conjuntos habitacionais mal conservados e as áreas de risco são marcas de territórios empobrecidos em expansão que avançam em direção aos municípios vizinhos, convertendo áreas rurais em espaços suburbanizados. Os fluxos migratórios atraem pessoas que vêm de toda parte em busca da cidade.” 

(SILVA, José Borzacchiello da. A Região Metropolitana de Fortaleza. apud. Ceará: Um Novo Olhar Geográfico. Ed. Demócrito Rocha. Fortaleza, 2007. p. 101-124.) 

A) Embora seja notório o crescimento de Fortaleza, esta tem uma estrutura satisfatória para atender às demandas da sua população. Caso a cidade não dispusesse dessas condições estruturais não se desenvolveria como afirma a citação. 
B) Uma parcela significativa das pessoas vindas do interior do estado do Ceará para a Capital teve e/ou tem dificuldades de adaptação à vida urbana, muitas vezes pela falta de qualificação profissional que se materializa no desemprego. Esta condição pode contribuir para o aumento das áreas de risco e favelas da cidade. 
C) Pode-se afirmar que regiões metropolitanas são parcelas do território com elevado grau de urbanização, congregadas na forma da lei para atender a interesses metropolitanos comuns, dentre os quais o desenvolvimento de atividades industriais e/ou comerciais. 
D) A transferência de problemas e outras questões como moradia, cinturões de pobreza e o forte efeito políticoadministrativo decorrente da incorporação de novos municípios às áreas metropolitanas vizinhas, são alguns dos impactos presentes na RMF, ao longo de sua formação.

Questão 06 - Uece - 2010.1 - As afirmações abaixo apontam para algumas características fundamentais das condições geológicas e geomorfológicas do Brasil. 
I. No Brasil, os grandes domínios estruturais correspondem às áreas de bacias sedimentares e aos escudos cristalinos. 
II. O modelado karstico se desenvolve em rochas calcárias submetidas ao processo de dissolução em climas secos ou desérticos. 
III. As baías oriundas de movimentos transgressivos do mar são ambientes propícios para a localização dos portos. Está correto o que se afirma em 
A) I e II. 
B) I e III. 
C) II e III. 
D) I, II e III.

Questão 07 - Uece - 2010.1 - A seguir encontram-se duas colunas. Na primeira constam excertos adaptados de vários autores. Na segunda o seu respectivo objeto ou tema. Numere a primeira coluna de acordo com a segunda e marque a opção que contém a sequência correta de cima para baixo. 
( ) Conjunto indissociável de sistemas de objetos e de sistemas de ações. É complexo, mas apresenta elementos de unicidade. 
( ) Tem em si as noções de densidade técnica, comunicacional, informacional e normativa.
É nele que o tempo tem a dimensão de presente e passado. Nele o individuo se reconhece e cria identidade. 
( ) A sua circunscrição é a das relações de domínio e apropriação, podendo inclusive transcender uma unidade política. 
( ) (...) não é a simples adição de elementos geográficos disparatados. É, numa determinada porção  (...), o resultado da combinação dinâmica, portanto instável, de elementos físicos, biológicos e antrópicos que, reagindo dialeticamente, uns sobre os outros, constituem um conjunto indissociável, em perpétua evolução. 
1. Escala. 
2. Paisagem. 
3. Espaço Geográfico. 
4. Território. 5. Lugar. 
6. Redes. 
7. Região. 
A) 3, 6, 5, 3. 
B) 3, 5, 4, 2. 
C) 1, 7, 4, 4. 
D) 5, 3, 4, 3.

Questão 08 - Uece - 2010.1 - Leia o texto abaixo com atenção: Trata-se de um dos mais graves desequilíbrios ambientais, com reflexos na dinâmica do ciclo hidrológico, em perdas irreversíveis na biodiversidade, nas alterações climáticas e na exposição dos solos à erosão. A afirmação correta está relacionada ao 
A) ciclo da água. 
B) sistema de erosão das regiões desérticas. 
C) desmatamento. 
D) reflorestamento.

Questão 09 - Uece - 2010.1 - O Oriente Médio é uma região composta por países dentre os quais, Arábia Saudita, Israel, Jordânia, Iraque, Síria, Irã e Bahrein. Essa região tem importância inegável para toda a humanidade, seja pelo aspecto religioso, como berço do Judaísmo, Cristianismo e Islamismo, seja pelo aspecto histórico ou pela importância econômica estratégica com a exploração do petróleo. Analise as afirmações a seguir sobre esta região e marque (V) conforme sejam as declarações VERDADEIRAS e (F) conforme sejam as declarações FALSAS. 
( ) São considerados, entre outros, como pontos geradores e/ou responsáveis pela manutenção dos conflitos que dificultam a paz nessa região, o fato de os judeus considerarem Jerusalém indivisível e de os palestinos exigirem que a parte oriental de Jerusalém seja a capital de um possível futuro Estado Palestino. 
( ) Uma parcela significativa das reservas de petróleo do mundo encontra-se no Golfo Pérsico. Porém, nesta região encontramse países que também tem posicionamentos culturais e sociais complexos, distintos e conflitos históricos. 
( ) Existem dois grandes desertos nesta região. Um na Península Arábica (Deserto da Arábia) e outro na Jordânia (Deserto do Saara). Os grandes rios desta região são o Tigre e o Eufrates, que formam uma extensa planície fluvial. Estes nascem no Golfo Pérsico e deságuam no Mar Negro. 
( ) O conflito conhecido como a Guerra do Golfo iniciou-se em 1990, quando tropas do Iraque invadiram o Kuwait. Esta ação teve, dentre as suas, motivações, a crise econômica pela qual passava o Iraque e disputas de fronteiras com o Kuwait. 
( ) O Hamas, o Jihad Islâmico e o Hezbollah são grupos que atuam principalmente nessa região e têm dentre os seus objetivos a criação de um Estado Islâmico e a manutenção da convivência pacífica com Israel. 
( ) O pluralismo geopolítico foi o argumento e a estratégia geopolítica utilizada pelos EUA para justificar sua intervenção no conflito do Golfo Pérsico de forma a garantir o equilíbrio na balança de poder na região.
A seqüência correta de cima para baixo é 
A) V, V, F, V, F, F. 
B) V, V, F, V, F, V. 
C) V, V, V, V, F, F. 
D) V, V, V, V, F, V.

Questão 10 - Uece - 2010.1 - Os domínios morfoclimáticos brasileiros mais fortemente impactados pelos desmatamentos desordenados são 
A) mares de morros e araucária. 
B) caatingas e pradarias mistas. 
C) cerrado e amazônico. 
D) araucárias e cerrados.

Questão 11 - Uece - 2010.1 - A América Latina também pode ser entendida como o grupo de países americanos situados ao sul dos EUA que tiveram colonização, em sua grande maioria, feita por portugueses e espanhóis entre os séculos XVI e XIX. Esta região ainda apresenta grandes desigualdades sociais internas, embora tenha demonstrado recentemente avanços, quanto à maior participação no mercado internacional e à consolidação política e econômica. Considerando esta região e a análise de suas bases históricas e geopolíticas é INCORRETO afirmar que 
I. particularmente a década de 1980, para a América Latina, foi marcada por uma forte onda de desenvolvimento econômico, principalmente a partir dos investimentos internacionais que levaram a melhoria significativa dos indicadores sociais internos de cada país e a redução das desigualdades sociais de forma homogênea entre os países do continente. 
II. os bicombustíveis apresentam-se como uma tendência mundial, mas não representam uma unanimidade. Vários estudos declaram que a expansão das culturas intensivas de cana-de-açúcar, principalmente no Brasil, podem ser prejudiciais, em virtude da substituição das áreas de florestas. No meio dessa circunstância, a Venezuela defende seus interesses no mercado mundial do petróleo e gás. 
III. a concentração de renda na América Latina, diminuiu na década de 1990 assim como o número de pessoas que saíram da situação de miséria por causa do aumento da renda per capita que se elevou mais 31% em todo o continente sul-americano, neste mesmo período. 
IV. a implementação das primeiras reformas neoliberais ocorridas na América Latina, se deu inicialmente a partir dos anos 1970 e de forma mais ampla e extensiva na década de 90, com a maior abertura externa, comercial, produtiva e financeira. Está INCORRETO o que se afirma 
A) somente em I e II. 
B) somente em I e III. 
C) somente em II e III. 
D) somente em III e IV.

Questão 12 - Uece - 2010.1 - Os solos, as águas subterrâneas e as rochas são representadas, por ordem, nos mapas 
A) geomorfológico, hidrológico e geológico. 
B) geológico, hidrográfico e geomorfológico. 
C) pedológico, hidrogeológico e geológico. 
D) edafológico, hidrológico e pedológico.

Questão 13 - Uece - 2010.1 - “O________________________ é o lócus da reprodução das relações sociais de produção”. O fragmento refere-se a um dos principais conceitos da Geografia, analisado sob a ótica marxista de Henri Lefébvre. A expressão que preenche a lacuna é 
A) território. 
B) determinismo geográfico. 
C) positivismo. 
D) espaço geográfico.

Questão 14 - Uece - 2010.1 - Sobre os recursos hídricos na terra, assinale a alternativa FALSA. 
A) Os aquíferos do mundo, apesar de grande disponibilidade, não são inesgotáveis, e o nível de suas águas vem baixando rapidamente. 
B) O saneamento precário e a ausência de esgotamento sanitário podem conduzir à contaminação dos solos e das águas e a proliferação de doenças. 
C) A energia hidrelétrica só tem importância em países intertropicais mas é uma fonte não renovável de importância secundária em países de climas temperados. 
D) Das águas disponíveis na terra apenas 2,5% são doces e mais de dois terços não estão disponíveis para o uso humano.

Questão 15 - Uece - 2010.1 - No Brasil, o mais completo levantamento sobre a população é o censo demográfico, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, nos municípios brasileiros. Considerando a informação acima e correlacionando a tabela abaixo com a realidade brasileira, e as informações dos censos demográficos de 1980 a 2000, pode-se concluir corretamente que 

I. As informações dos censos demográficos são importantes para ações de planejamento, tomada de decisões para investimentos públicos e privados, elaboração e execução de políticas públicas de saúde, educação, saneamento básico, moradia e outras, tanto para as áreas rurais como para as áreas urbanas. Estas são algumas das possibilidades de uso, para as informações dos censos demográficos. 
II. A partir da década de 90, a população jovem vem diminuindo enquanto a população até 65 anos vem aumentando gradativamente. Com isso pode-se concluir também que os brasileiros estão vivendo mais e que a taxa de fecundidade está diminuindo. Se comparássemos os dados por meio de pirâmides etárias de 1980 com os de 2000, perceberíamos que a base está ficando mais estreita à medida que, o topo se torna mais largo. 
III. Uma das principais características da população brasileira atual é o fato desta constituir uma população eminentemente urbana, que passa por um processo de envelhecimento. Esta situação traz consigo um custo social maior, do que se a maior parcela da população fosse constituída por pessoas na faixa etária de até 40 anos. 
É correto o que se afirma 
A) somente em I e II. 
B) em I, II, e III. 
C) somente em II. 
D) somente em II e III.

Questão 16 - Uece - 2010.1 - Aos processos de alterações físicas e químicas das rochas e à formação dos solos, dá-se a denominação respectiva de 
A) intemperismo e pedogênese. 
B) erosão e morfogênese. 
C) desagregação e meteorização. 
D) pedogênese e morfogênese.

Questão 17 - Uece - 2010.1 - Analisando a rede urbana brasileira e o estudo das Regiões de Influência das Cidades - 2007 do IBGE, pode-se concluir que, atualmente, no Brasil, existem 12 grandes redes de influência de primeiro nível, que interligam até mesmo municípios em estados diferentes, superando inclusive os limites da divisão territorial oficial. O mesmo estudo classifica a hierarquia das cidades em cinco grandes níveis, levando em conta a classificação dos centros de gestão do território, a intensidade de relacionamentos e a dimensão da região de influência de cada centro, bem como as diferenciações regionais. Sobre a rede urbana brasileira, a hierarquia das cidades e sua problemática é INCORRETO afirmar que 
A) os doze principais centros urbanos brasileiros têm como características uma extensa área de influência direta e um forte relacionamento entre si, por isso são classificados como metrópoles. 
B) as capitais regionais têm área de influência regional e capacidade de gestão logo abaixo das metrópoles. Incluídas nesta categoria estão algumas capitais estaduais brasileiras que não foram classificadas como metrópoles. 
C) as metrópoles brasileiras são visivelmente o palco dos contrastes e das contradições urbanas, onde os cenários da miséria convivem ladeados a produção e a acumulação da riqueza. 
D) o termo metrópole regional refere-se às cidades que polarizam uma imensa área circunvizinha como Belém, São Paulo e Salvador, concentrando elevado desenvolvimento industrial, sedes de órgãos governamentais e referencia em saúde, serviços, educação e infra-estrutura altamente eficiente, o que se observa nas cidades supracitadas.

Questão 18 - Uece - 2010.1 - Características geoambientais com irregularidades pluviométricas, superfícies pediplanadas em rochas de embasamento cristalino, rios intermitentes e solos rasos são predominantes no bioma 
A) cerrado. 
B) caatinga. 
C) mata atlântica. 
D) amazônico.

Questão 19 - Uece - 2010.1 - O cenário agroindustrial cearense vem dando sinais de uma reorganização nos últimos 20 anos, com aporte de tecnologia e investimentos significativos para o setor. É correto declarar sobre esta questão que 
A) as condições ambientais e naturais, aliadas à melhor compreensão técnica para uso dos solos associados às culturas de melhor desempenho, e as modernas tecnologias de irrigação, somadas às demandas externas e internas, fazem da fruticultura uma das possíveis alternativas para o incremento da agricultura cearense. 
B) a agricultura cearense não ocupa um papel de destaque no cenário da produção agrícola brasileira. Porém sobressaem-se principalmente as atividades tradicionais como à pecuária intensiva, o cultivo de arroz, mandioca, feijão, castanha de caju e algodão. 
C) o modelo agrícola cearense, embora realizado por muitos anos de forma rudimentar, apresenta boa produtividade e baixos impactos ambientais, sendo suficiente para o abastecimento interno, mas não atendendo de forma satisfatória as exportações. 
D) o Ceará recentemente tem recebido diversos investimentos privados no setor do agronegócio. Este fato gera uma reorganização espacial deste setor no Estado. Contudo, os investimentos do Estado têm sido inexpressivos assim como a atuação do BNB, do DNCOS e do BNDES ao longo de décadas.

Questão 20 - Uece - 2010.1 - A livre circulação de bens e serviços entre esses países meridionais, a adoção de política comercial comum em relação a terceiros países e o estimulo aos fluxos de comércio com o resto do mundo, são algumas das características do tratado assinado para a constituição do(a) 
A) União Européia. 
B) ALCA. 
C) MERCOSUL. 
D) OMC.

Questão 21 - Uece - 2010.1 - “(...) A mediação interessada, tantas vezes interesseira, da mídia, conduz, não raro, à doutorização da linguagem, necessária para ampliar o seu crédito, e à falsidade do discurso, destinado a ensombrear o entendimento. O discurso do meio ambiente é carregado dessas tintas, exagerando certos aspectos em detrimento de outros, mas, sobretudo, mutilando o conjunto. (...)” 

SANTOS, Milton. A Redescoberta da Natureza. Aula Inaugural da Fac. Filosofia, Letras e Ciências Humanas. São Paulo, FFLCH/USP, 1992. 

A partir da análise do texto, considere, dentre as afirmativas a seguir, somente aquelas que são verdadeiras na síntese dos estudos atuais sobre a degradação do meio ambiente. 

I. A partir da compreensão e da contextualização histórica, social, política, econômica e cultural, deve-se considerar a explosão demográfica e a queda da qualidade de vida das populações como um elemento na análise do meio ambiente. 
II. Catástrofes ambientais, como os deslizamentos de terra que ocorrem frequentemente em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, por exemplo, vitimam exclusivamente parcelas da população carente. Estas catástrofes, por sua vez, são eventos naturais que tornam essas populações “vítimas da natureza”. Esta condição remete, à análise, ao determinismo geográfico. 
III. O atual estado de degradação ambiental tem comprometido a qualidade de vida das populações de várias maneiras, sendo de forma ampla mais perceptível nos aspectos relacionados à degradação nas bacias hidrográficas, à qualidade da água, à qualidade do ar, à poluição do mar, às queimadas e desmatamentos. 
IV. Alguns autores afirmam haver um contra-senso entre a situação de degradação da natureza pelo homem e o atual estado de desenvolvimento científico e tecnológico. Este último seria incompatível - por toda a base de conhecimento acumulada e evolução histórica da sociedade humana – com o comprometimento atual do meio ambiente, que nos garante a sobrevivência na Terra. Está correto o que se afirma em 
A) apenas I. 
B) apenas I, II e III. 
C) apenas I, III e IV. 
D) apenas IV.

Questão 22 - Uece - 2010.1 - Considere as seguintes afirmações referentes aos estudos físico-geográficos. 
I. O mapa pedológico mostra a distribuição dos tipos de solos existentes relacionados às condições geoambientais. 
II. O mapa geomorfológico apresenta a distribuição das formas de relevo, suas condições de origem e de evolução.
III. O mapa geológico expõe a distribuição dos principais grupos de rochas, agrupando-os em formações e estabelecendo uma ordem cronológica. 
IV. O mapa básico plani-altimétrico é um documento cartográfico de síntese, que expõe informações sobre os tipos de solo, de rochas, de relevo e de vegetação. É correto o que se afirma em 
A) apenas em I, II e III. 
B) I, II, III e IV. 
C) apenas em I, III e IV. 
D) apenas em IV.

Questão 23 - Uece - 2010.1 - Alfred Hettner, geógrafo alemão, propôs uma análise geográfica apresentando a Geografia como a ciência que estuda “a diferenciação de áreas”, ou seja, onde e em que “as porções da superfície terrestre” diferem. Este seu pensamento fundamentava-se no 
A) possibilismo. 
B) neokantismo. 
C) determinismo. 
D) positivismo.

Questão 24 - Uece - 2010.1 - Tratando-se da área submetida à influência de climas semi-áridos ou secos, as demais condições geoambientais tenderão a apresentar as seguintes características 
A) solos espessos, rios perenes e vegetação de porte arbóreo e florestal. 
B) solos rasos, rios intermitentes e vegetação caducifoliar com cactáceas frequentes. 
C) solos rasos, rios perenes e vegetação de cerrado. 
D) solos espessos, rios intermitentes e vegetação de floresta plúvio-nebular.

Questão 25 - Uece - 2010.1 - “Ao se fazer uma análise da problemática nordestina se constata a pobreza da maioria de sua população, se é levado a fazer perguntas: Por que uma região rica está sendo habitada por uma população tão pobre? Quais as causas fundamentais desta pobreza: a tirania de condições naturais desfavoráveis ou a inércia e incapacidade de suas elites? Qual o papel desempenhado ou por desempenhar dos seus governantes? (...) Finalmente, o que fazer? Como fazer? E para que fazer?”. ANDRADE, Manuel Correia. O Nordeste e a Questão Regional – 2.ed - São Paulo: Ática, 1993. A análise do texto coloca em discussão a situação de atraso e pobreza do Nordeste brasileiro questionando suas causas. Assinale, dentre as alternativas propostas, aquela que melhor configura esta problemática na região nordeste do Brasil. 
A) A análise do processo de produção espacial da região nordeste, contextualizado com o brasileiro, permite concluir que algumas das causas estruturais da pobreza e do atraso, materializadas pelos deficits na educação, na economia e na infra-estrutura da região, têm um caráter muito mais social e político que propriamente físicoambiental. 
B) O notório desenvolvimento dos estados de Pernambuco, Bahia e Ceará, com a implantação de portos, aeroportos, complexos industriais, incremento das atividades relacionadas ao turismo e ao setor energético, tem gerado impactos desfavoráveis e diretamente relacionados aos mecanismos de controle da precipitação na região os quais comprometem a produção agrícola. 
C) Mesmo com limitações hidroclimáticas e ambientais, a maioria da população da região nordeste ainda se concentra no campo. Esta condição é um dos motivos pelos quais grandes parcelas dessa população permanece em situação de pobreza e sofrem o efeito das secas. 
D) O desenvolvimento e o crescimento industrial das áreas urbanas estão relacionados ao contingente de pessoas que migraram do campo para a cidade. Este fato agravou a pobreza nas áreas rurais, mas contribuiu para o desenvolvimento das metrópoles nordestinas com melhoria de todos os indicadores socioeconômicos, que se igualaram aos índices da região Sudeste.

Questão 26 - Uece - 2010.1 - Considere os seguintes dados: P = pluviosidade; E = evaporação; I = infiltração; D = descarga de um rio. Sobre a relação que se pode estabelecer entre a pluviosidade e a infiltração a afirmação verdadeira é 
A) I = P - (D + E). 
B) I = P. 
C) I = P + E + D. 
D) I = P - E.

GABARITO
01 - C
02 - C
03 - B
04 - B
05 - A
06 - B
07 - B
08 - C
09 - B
10 - A
11 - B
12 - C
13 - D
14 - C
15 - B
16 - A
17 - D
18 - B
19 - A
20 - C
21 - C
22 - A
23 - B
24 - B
25 - A
26 - A

Nenhum comentário: