PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 10 de dezembro de 2016

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular 2016.1 - Uece - 2ª Fase

Questão 01 - Uece - 2016.1 - Atente ao seguinte excerto: “O tratamento do clima urbano, como um dos componentes da qualidade do ambiente, não poderá ser considerado insignificante para o mundo moderno. Com isso, há um envolvimento, se não metafísico, pelo menos, ideológico no seu sentido mais puro. Ele se reveste de um anseio, uma expectativa em participar das cruzadas pró-ambiente, às quais se filiam muitos idealistas ou ecoativistas, como às vezes são designados aqueles que almejam melhor qualidade de vida para a sociedade”.
Monteiro, Carlos Augusto de Figueiredo Teoria e Clima Urbano, um projeto e seus caminhos Clima Urbano. Ed Contexto. São Paulo. 2009. p.14.
Considerando o excerto, a partir da concepção do autor, pode-se concluir acertadamente que 
A) o estudo do clima urbano não é uma tarefa simples ou sem importância. Pelo contrário, é por demais relevante para a qualidade ambiental nos grandes centros urbanos e no planeta como um todo. B) o estudo do clima urbano interessa apenas aos habitantes das grandes metrópoles e a uma minoria de pesquisadores e ambientalistas. 
C) apenas as condições físicas e ambientais das grandes cidades, como as principais características do seu relevo e da sua geologia, influenciam no clima urbano. 
D) muito embora a temática do clima urbano seja importante para o melhor entendimento da relação homem x natureza nas cidades, ainda são insignificantes os estudos nessa área.

Questão 02 - Uece - 2016.1 - Sabendo que o clima tem uma inequívoca ação dinâmica, manifesta no sistema oceanocontinente-atmosfera, pode-se afirmar corretamente que alguns dos seus principais elementos formadores são:
A) relevo, vegetação e temperatura.
B) umidade, solos e hidrografia.
C) temperatura, umidade e pressão.
D) pressão, geologia e massas de ar.

Questão 03 - Uece - 2016.1 - Atente aos seguintes excertos: “Por ser conectado ao clima global - associado a secas, tempestades e inundações em outros lugares - essa anomalia causa preocupação. O atual El Niño já é o mais forte registrado nos últimos 15 anos e, segundo os meteorologistas, já está ‘forte e maduro’ em novembro”; “Organização Meteorológica Mundial alerta para ondas de calor e tempestades”; “Somado à mudança climática, evento leva planeta a 'território desconhecido'”; “El Niño ganha força e será um dos três piores da história, afirma ONU”.
http://g1.globo.com/natureza/noticia/2015/11/elnino-ganha-forca-e-sera-um-dos-tres-piores-dahistoria-afirma-onu2.html. 18/11/2015 10h03 - Atualizado em 18/11/2015 10h04
Considerando as causas e os efeitos do El Niño, é correto afirmar que
A) este é um fenômeno tipicamente continental, caracterizado pelo aquecimento acima do normal na América do Sul.
B) o El Niño é um fenômeno oceânico ocasionado pelo aquecimento das águas superficiais nas regiões leste e central do Oceano Pacífico, próximo à costa do Peru.
C) os efeitos deste fenômeno se manifestam em uma escala pequena atingido apenas algumas regiões do planeta, como o semiárido brasileiro.
D) um dos principais efeitos deste fenômeno é o desequilíbrio ecológico ocasionado pelo aumento acima do normal na produção de guano na costa e na região central do Peru.

Questão 04 - Uece - 2016.1 - O padrão de drenagem fluvial que exibe um arranjo retangular, com os tributários paralelos entre si, e que ocorre em terrenos onde a litologia é constituída por rochas mais ou menos resistentes em faixas paralelas com planos de fraqueza ortogonais é conhecido como
A) dendrítico.
B) treliça.
C) radial.
D) paralelo.

Questão 05 - Uece - 2016.1 - Um dos principais mecanismos que impulsionam o ciclo da água no planeta é a radiação solar. Sobre este processo, é correto afirmar que
A) seu fluxo na superfície é positivo, resultando na vazão dos rios.
B) seu comportamento nos oceanos é negativo, com maior precipitação do que evaporação.
C) a água importada dos oceanos é reciclada sobre os continentes através do processo de precipitação-evaporação, e não mais retorna aos ambientes oceânicos.
D) a água que participa do ciclo hidrológico não entra nos processos relacionados à circulação geral da atmosfera.

Questão 06 - Uece - 2016.1 - Os impactos ambientais resultantes do rompimento da barragem de uma mineradora em Mariana-MG, no mês de novembro, são os mais diversos, estendendo-se pelos meios bióticos, abióticos e sociais, e ainda estão longe de ser totalmente mitigados. Conceitualmente, impacto ambiental pode ser entendido como
A) qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, que afetam a saúde, a segurança e o bem estar da população, as atividades sociais e econômicas, a biota, as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais.
B) modificações ou alterações naturais de ordem física ocorridas sobre os recursos hídricos de uma determinada bacia hidrográfica apenas de forma direta e com longa duração.
C) os desequilíbrios ocorridos nos ecossistemas associados necessariamente aos recursos hídricos de origem antrópica ou natural, que podem ser mensurados em matrizes de impacto ambiental e previstos em EIA-RIMA.
D) a mudança de um determinado parâmetro ambiental, num determinado período e numa determinada área, resultante de uma dada atividade, com impactos somente no meio socioeconômico.

Questão 07 - Uece - 2016.1 - O processo de transformação de uma rocha do tipo protólito, em estado sólido, através do aumento da temperatura e/ou pressão sem que seja atingido o ponto de fusão dessa rocha é denominado
A) diastrofismo.
B) vulcanismo.
C) metamorfismo.
D) magmatismo.

Questão 08 - Uece - 2016.1 - Os terremotos são fenômenos que demonstram nitidamente o caráter dinâmico da Terra. Considerando esses eventos, analise as afirmações abaixo.
I. Os abalos sísmicos que ocorrem no Brasil são de baixa intensidade e, na sua grande maioria, resultam das forças geológicas que atuam em toda a placa que contém o continente sul-americano.
II. Os terremotos podem ocorrer na área de contato entre duas placas, assim como no interior das mesmas.
III. Quando ocorre um abalo sísmico, são geradas ondas sísmicas capazes de se propagar em todas as direções.
Está correto o que se afirma em
A) I e III apenas.
B) I e II apenas.
C) II e III apenas.
D) I, II e III.

Questão 09 - Uece - 2016.1 - A zona onde se encontra a interface entre o manto e o núcleo, estando situada a aproximadamente 2900 km de profundidade na Terra, é conhecida como descontinuidade de A) Gutenberg.
B) Moho.
C) Conrad.
D) Crohn.

Questão 10 - Uece - 2016.1 - Os solos são o produto da desagregação das rochas pelos processos físicos, químicos e biológicos, sendo constituídos, do ponto de vista pedológico, por matéria mineral, ar, água, matéria orgânica e atividade biológica. Os latossolos são solos
A) pouco evoluídos, com ausência de horizonte B.
B) altamente evoluídos e ricos em argilominerais.
C) essencialmente orgânicos.
D) derivados de rochas calcárias.

Questão 11 - Uece - 2016.1 - Atente ao excerto a seguir: “Assim, não distinguimos natureza e fenômenos naturais, uma vez que concebemos a natureza decalcando nosso conceito nos corpos da percepção sensível. Vemos a natureza vendo o relevo, as rochas, os climas a vegetação, os rios etc. [...] Dito de outro modo, a natureza que concebemos é a da experiência sensível, cujo conhecimento organizamos numa linguagem geométrico-matemática”.
Moreira, Ruy. Para onde vai o pensamento geográfico? Por uma epistemologia crítica. Ed. Contexto. São Paulo. 2006. p. 47.
Ao ler o trecho acima, pode-se concluir acertadamente que a categoria da geografia que mais se aproxima do pensamento do autor é o(a)
A) lugar.
B) região.
C) território.
D) paisagem.

Questão 12 - Uece - 2016.1 - A associação que se dá entre empresas que eram concorrentes e que se tornam sócias passando a controlar grande parte do mercado consumidor, promovendo a diminuição da concorrência é conhecida como
A) cartel.
B) holding.
C) truste.
D) conglomerado.

Questão 13 - Uece - 2016.1 - A partir dos anos 1980, quando gradativamente espalharam-se pelo mundo as grandes empresas e as novas tecnologias, como a internet, os satélites e os meios digitais, ocorreu um fenômeno global que favoreceu o aumento da produtividade econômica e a aceleração dos fluxos de capitais, mercadorias, informações e pessoas. Este processo, predominante em países desenvolvidos e alguns países emergentes, formou, nos territórios, um meio conhecido como
A) científico-agrário.
B) técnico-científico-informacional.
C) técnico-informacional-agroindustrial.
D) acadêmico-industrial.

Questão 14 - Uece - 2016.1 - O demógrafo francês Alfred Sauvy, na década de 1950, utilizou pela primeira vez a expressão terceiro mundo, fazendo referência ao Terceiro Estado na época da Revolução Francesa. Posteriormente esse termo foi amplamente utilizado para designar
A) países subdesenvolvidos.
B) países da américa latina, exceto Brasil e Argentina.
C) países desenvolvidos.
D) países socialistas que compunham a antiga União Soviética.

Questão 15 - Uece - 2016.1 - A sigla da organização sediada em Nova York, criada com a finalidade de preservar a paz e a segurança mundiais, promover a cooperação internacional e atuar em questões econômicas, sociais, políticas, culturais e humanitárias é
A) OTAN.
B) FAO.
C) ONU.
D) CEPAL.

Questão 16 - Uece - 2016.1 - O Brasil, em virtude da sua extensão territorial, apresenta uma grande diversidade regional em termos físico-ambientais, como também sociais, culturais e, principalmente, econômicos. Atente ao que se diz a respeito da diversidade das regiões do Brasil.
I. Na Região Nordeste, o grande número de cidades litorâneas e seus atrativos particulares contribuem para o desenvolvimento do turismo e para o fortalecimento da economia.
II. A Região Centro-Oeste é a maior região do Brasil, correspondendo a aproximadamente 42% do território nacional, e possui uma população de cerca de 15,8 milhões de habitantes.
III. Segundo o IBGE, a Região Sudeste concentra aproximadamente 40% da população brasileira. O que a torna a região mais populosa e povoada do País. Está correto o que se afirma apenas em
A) I e III.
B) I.
C) II e III.
D) II.

Questão 17 - Uece - 2016.1 - Em junho de 2009, foi criada a Região Metropolitana do Cariri, compreendendo os municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. Sobre a Região Metropolitana do Cariri, analise as seguintes afirmações.
I. Juazeiro do Norte é a metrópole regional do Cariri e um dos mais importantes polos da indústria de calçados brasileiros, depois de Franca (SP) e Novo Hamburgo (RS).
II. O município do Crato é o maior em área; Juazeiro do Norte é o menor município, com 248 km², porém o mais populoso e com a maior economia da região.
III. Nos municípios de Santana do Cariri e Nova Olinda, encontra-se uma das mais importantes reservas fossilíferas do Cretáceo do mundo. Está correto o que se afirma em
A) I e II apenas.
B) I e III apenas.
C) II e III apenas.
D) I, II e III.

Questão 18 - Uece - 2016.1 - A taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará cresceu 4,36%, em 2014, de acordo com dados preliminares divulgados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). PIB do Ceará é de 4,36%. Previsão é de crescimento
http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/ 2015/04/09/noticiasjornaleconomia,3420004/pib-doceara-e-de-4-36-previsao-e-de-crescimento.shtml
Atente ao que se diz sobre a economia do Ceará.
I. O setor de serviços representa aproximadamente 8% da economia do Estado do Ceará, apresentando-se em ascendência para os próximos anos.
II. Mesmo em um cenário de escassez hídrica, houve aumento na produção de grãos entre 2013 e 2014.
III. O setor agropecuário tem grande representatividade no PIB do Estado, sendo responsável por mais de 75% do mesmo. Está correto o que se afirma somente em
A) I e II.
B) II.
C) II e III.
D) I.

Questão 19 - Uece - 2016.1 - Materiais como a lenha, o bagaço de cana e outros resíduos agrícolas, além de restos florestais e excrementos de animais podem ser utilizados como fontes de energia renovável. Outras fontes de energia que podem ser consideradas renováveis são
A) eólica e gás natural.
B) hidrelétrica e maremotriz.
C) carvão mineral e solar.
D) nuclear e termoelétricas.

Questão 20 - Uece - 2016.1 - Considerando a classificação industrial segundo a tecnologia, as indústrias ditas germinativas são aquelas que
A) acompanham a produção mundial.
B) empregam os maiores recursos em sua força de trabalho.
C) geram o aparecimento de outras indústrias.
D) utilizam muita tecnologia e pouca força de trabalho.

GABARITO
01 - A
02 - C
03 - B
04 - B
05 - A
06 - A
07 - C
08 - D
09 - A
10 - B
11 - D
12 - C
13 - B
14 - A
15 - C
16 - A
17 - D
18 - B
19 - B
20 - C

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...