PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

IBGE disponibiliza versão atualizada da Base Cartográfica Contínua do Brasil, ao milionésimo

O IBGE disponibiliza a versão atualizada da Base Cartográfica Contínua do Brasil, ao milionésimo (1 cm = 10 km). Nesta nova versão, foram feitas revisões da estrutura topológica e de toponímia, além de atualizações de informações nas categorias Hidrografia, Relevo, Localidades, Limites, Sistema de Transportes, Energia e Comunicações, Estrutura Econômica e Vegetação. 

A Base Cartográfica Contínua do Brasil, ao milionésimo, pode ser acessada aqui:


A Base Cartográfica Contínua do Brasil, ao milionésimo (BCIM), tem como principais aplicações e produtos o planejamento e a gestão de programas de governo com enfoque territorial; as análises que demandam uma visão de conjunto (país, região e estados); a elaboração de mapas em escalas menores (mapas de série Brasil, regionais, estaduais e Atlas) e as representações de aspectos temáticos do território (estatística, recursos naturais e pesquisa ambiental).

Sua modelagem está implementada conforme as Especificações Técnicas para Estruturação de Dados Geoespaciais Vetoriais na versão 2.1.3 (ET-EDGV v2.1.3), contemplando nove das 13 categorias de informação previstas (hidrografia, relevo, localidades, limites, sistema de transportes, estrutura econômica, energia e comunicações, administração pública e vegetação). Em relação aos referenciais espaciais geodésico e cartográfico, a Base segue a norma vigente, utilizando o sistema de referência SIRGAS 2000, com sistema de coordenadas geográficas.

A BCIM está disponível em formato livre (shapefile, geopacked e dump do banco PostGIS), para utilização em Sistemas de Informação Geográfica, e é compatível com diferentes softwares de leitura desse tipo de dado. Os dados vetoriais permitem aos usuários editarem os dados, adequando-os às suas necessidades.

Essa nova versão faz parte do Programa de Atualização Permanente da BCIM , que tem o objetivo de oferecer à sociedade uma base cartográfica digital, vetorial, estruturada, integrada, contínua e atualizada de todo o território brasileiro, na escala de 1:1.000.000, permitindo a obtenção de informações relativas ao posicionamento, nome geográfico e classificação dos elementos representados.

As informações cartográficas são oriundas do mapeamento em escalas maiores, de insumos de sensoriamento remoto, de órgãos setoriais parceiros do IBGE e do conhecimento local, por meio das Gerências de Geodésia e Cartografia (GGC).

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...