Lista de Exercícios sobre Etnocentrismo (02)
1 - UNICENTRO 2013/2 - Ter uma visão de mundo, avaliar determinado assunto de certa ótica, nascer e conviver em uma classe social, pertencer a uma etnia, ser homem ou mulher são algumas das condições que nos levam a pensar na diversidade humana, cultural e ideológica, e, consequentemente, na alteridade, isto é, no outro ser humano, que é igual a cada um de nós e, ao mesmo tempo, diferente” (TOMAZINI, 2007).
A qual conceito o fragmento citado pode ser associado?
a) Padrão Cultural.
b) Relativismo Cultural.
c) Etnocentrismo.
d) Identidade Cultural.
e) Cultura Popular.
2 - EMESCAM 2014/2 - "O Estado nacional [ ... ], que era sobretudo um conjunto de mediações entre a unidade da lei ou da ciência e a diversidade das culturas, se dissolveu no mercado ou, inversamente, se transformou em um nacionalismo identitário e intolerante que desemboca no escândalo da purificação étnica e condena as minorias à morte, à deportação, à violação ou ao exílio"
(TOURAINE, Alain. O que é a democracia. Rio de Janeiro: Vozes, 1996).
A violência imposta às minorias e/ou estrangeiros, fenômeno que ganhou força nas últimas décadas, está calcado na dificuldade ou na impossibilidade de pensar a diferença, do ponto de vista cultural.
Esse fenômeno social pode ser descrito pelo conceito de:
a) alteridade.
b) relativismo cultural.
c) etnocentrismo.
d) identidade cultural.
e) eurocentrismo.
3 - UNIFOR 2019/1 - “Porventura aquela metade do mundo, a que chamavam quarta parte, não foi criada juntamente com a Ásia, com a África e com a Europa? E, contudo, porque a América esteve tanto tempo oculta, é chamado Mundo Novo: novo para nós, que somos os sábios; mas para aqueles bárbaros, seus habitadores, velho e mui antigo.” (Padre Antônio Vieira. História do Futuro, vol. 1, cap. XI, Lisboa)
O autor do texto acima expressa, sobre os habitantes das Américas, uma concepção antropológica conhecida por
a) universalismo.
b) relativismo.
c) etnocentrismo.
d) positivismo.
e) multiculturalismo.
4 - UNIFOR 2019/1 - “Porventura aquela metade do mundo, a que chamavam quarta parte, não foi criada juntamente com a Ásia, com a África e com a Europa? E, contudo, porque a América esteve tanto tempo oculta, é chamado Mundo Novo: novo para nós, que somos os sábios; mas para aqueles bárbaros, seus habitadores, velho e mui antigo.” (Padre Antônio Vieira. História do Futuro, vol. 1, cap. XI, Lisboa)
O autor do texto acima expressa, sobre os habitantes das Américas, uma concepção antropológica conhecida por
a) universalismo.
b) relativismo.
c) etnocentrismo.
d) positivismo.
e) multiculturalismo.
5 - VUNESP 2013 - O etnocentrismo como uma postura que avalia os outros a partir dos valores de sua própria cultura está associado a práticas sociais de
A) integração cultural, desenvolvimento social e participação política.
B) diálogo inter-religioso, desenvolvimento cooperativo social e participação comunitária.
C) integração cultural, xenofobia e desigualdade social.
D) intolerância étnica, intolerância religiosa e violência social.
E) tolerância inter-étnica, igualdade social e democracia
GABARITO
01 - B
02 - C
03 - C
04 - C
05 - D
Nenhum comentário:
Postar um comentário