UECE 2023/2 - Considerando que, durante o longo período do Segundo Reinado, o governo imperial brasileiro investiu em setores culturais estratégicos para a construção de uma identidade nacional, assinale a afirmação verdadeira.
A) A criação do IHGB (Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro), da Imperial Academia de Belas Artes e as obras de artistas ligados ao romantismo indianista foram relevantes para a construção daquela identidade nacional.
B) A realização da Semana de Arte Moderna de 1922 em São Paulo e a criação do SPHAN (Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em 1937, foram decisivos para a construção da identidade nacional no império.
C) A imigração europeia no final do século XIX e início do século XX ajudou a formar a identidade nacional brasileira como uma nação formada por uma população essencialmente branca e apenas parcialmente mestiça.
D) A Missão Artística Francesa de Joachim Lebreton, JeanBaptiste Debret, Antoine Taunay e Grandjean de Montigny, que chegou ao Brasil em 1816, foi a responsável por criar a identidade nacional no Segundo Reinado.
RESPOSTA:
Letra A.
O Segundo Reinado investiu na construção de uma identidade nacional, utilizando os institutos onde artistas indianistas criavam essa identidade para se desvincular com a influência de Portugal.
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