UECE 2023/2 - Atente para o seguinte trecho do discurso proferido por Winston Churchill logo após a Retirada de Dunquerque (25/05 a 04/06 de 1940), um dos episódios mais importantes da Segunda Guerra Mundial: “Lutaremos na França. Lutaremos nos mares e oceanos. Lutaremos com confiança crescente e força crescente no ar. Defenderemos nossa ilha, qualquer que seja o custo. Lutaremos nas praias, lutaremos nos terrenos de desembarque, lutaremos nos campos e nas ruas, lutaremos nas colinas; nunca nos renderemos”.
No que concerne à Segunda Guerra Mundial, assinale a afirmação verdadeira.
A) As perdas devastadoras dos soviéticos na Batalha de Stalingrado deveu-se, em grande parte, à decisão de Stálin de não retirar a população civil da cidade.
B) A URSS soviética perdeu cerca de 20 milhões de pessoas na Segunda Guerra Mundial; essa escala de perdas se deveu à imensa superioridade do Exército Alemão sobre o Exército vermelho.
C) A política do Exército Alemão, no trato com as populações dominadas, foi aplicada tanto na campanha do Ocidente quanto na do Leste.
D) A neutralidade dos Estados Unidos no início da guerra deveu-se à opinião do presidente Franklin D. Roosevelt que não queria que seu país intervisse nas querelas europeias.
RESPOSTA:
Letra A.
A Batalha de Stalingrado, travada entre agosto de 1942 e fevereiro de 1943 durante a Segunda Guerra Mundial, foi uma das mais sangrentas e ferozes da história. A cidade de Stalingrado (hoje Volgogrado), localizada no sudoeste da Rússia, foi palco de intensos combates entre as forças alemãs, lideradas pelo exército de Adolf Hitler, e as forças soviéticas. Houve um alto número de civis russos mortos durante a Batalha de Stalingrado, principalmente devido aos seguintes fatores:
1. Cerco à cidade: as forças alemãs cercaram Stalingrado e impuseram um bloqueio completo à cidade. Isso significava que os civis ficaram presos dentro do perímetro da cidade sem acesso a suprimentos básicos, como comida, água e medicamentos. A falta de recursos essenciais e o cerco prolongado levaram a uma crise humanitária, causando a morte de muitos civis por fome, doenças e exposição às condições adversas.
2. Bombardeios e ataques aéreos: tanto as forças alemãs quanto as soviéticas realizaram bombardeios intensos durante a batalha. Os ataques aéreos causaram um grande número de mortes entre a população civil e destruíram grande parte da cidade. Os civis foram vítimas de bombardeios indiscriminados e enfrentaram a destruição de suas casas, infraestruturas e locais de abrigo.
3. Combates em áreas urbanas: Stalingrado foi cenário de intensos combates urbanos, com lutas casa a casa, rua a rua. Os civis russos foram pegos no meio desse fogo cruzado, tomando-se alvos tanto das forças alemãs quanto das soviéticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário