UNEMAT 2017/2 - Os dois principais movimentos executados pelo planeta Terra são Rotação e Translação. O entendimento sobre seus mecanismos de funcionamento é de extrema importância porque, na dinâmica de seus funcionamentos, estes provocam consequências que repercutem diretamente no modo como as sociedades se organizam e produzem o seu espaço. Respectivamente, estes movimentos provocam as seguintes consequências diretas no espaço geográfico do Planeta Terra:
a) Os diferentes fusos horários no planeta Terra, a alternância de dias e noites e as diferentes estações do ano; consequentemente, influenciam na distribuição de luz solar na Terra e nos seus diferentes tipos climáticos.
b) O movimento das placas tectônicas, a alternância de diferentes latitudes e controlam a entrada e saída de energia solar no planeta Terra; consequentemente, atuam diretamente para o aumento do aquecimento global.
c) Os diferentes fusos horários, a alternância de diferentes latitudes e controlam a emissão e propagação dos gases poluentes no planeta Terra; consequentemente, influenciam diretamente no chamado “efeito estufa”.
d) O movimento das placas tectônicas, as diferentes estações do ano e o controle das diferentes latitudes no planeta Terra; consequentemente, influenciam nos “abalos sísmicos” que ocorrem ao norte e ao sul do paralelo do Equador.
e) As diferentes estações do ano, a alternância de diferentes latitudes e o controle da emissão e dispersão de gases poluentes no planeta Terra; consequentemente, influenciam diretamente no aumento do “efeito estufa” nas terras localizadas próximas ao paralelo do Equador.
RESPOSTA:
Letra A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário