PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 4 de junho de 2023

Questão de Geografia - UECE 2023/2 - O IBGE atualizou as altitudes de vários pontos culminantes brasileiros, a partir da aplicação da versão 2015

UECE 2023/2 - O IBGE atualizou as altitudes de vários pontos culminantes brasileiros, a partir da aplicação da versão 2015 do modelo de ondulação geoidal do Brasil (MAPGEO 2015), disponibilizada pelo IBGE no final do ano de 2016. Este novo modelo geoidal foi desenvolvido pelo IBGE, em conjunto com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). Para o Estado do Ceará, no seu ponto culminante houve uma mudança significativa de altitude e localização geográfica, passando até mesmo de uma microrregião para outra. 

Hoje o ponto mais elevado do Estado do Ceara possui 1.154,56 metros de altitude e se encontra no 
A) Pico Alto, no município de Guaramiranga-CE. 
B) Pico da Serra Branca, no município de Catunda-CE. 
C) Pico do Mirante da Serra grande, no município de São Benedito-CE. 
D) Pico da Floresta Nacional do Araripe, no município de Crato-CE.

RESPOSTA:
Letra B.

Urna das áreas da ciência geográfica, a cartografia auxilia no entendimento das diferentes formas de relevo presentes em nosso estado. Graças ao modelo de ondulação geoidal do Brasil, o Pico da Serra Branca, com 1.154,56 metros de altitude, antes pertencente ao município de Monsenhor Tabosa, passa a pertencer oficialmente ao município de Catunda.

Nenhum comentário: