PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 20 de junho de 2022

Questão de Filosofia - Se, como afirma Espinosa, os afetos são propriedades naturais do ser humano, como poderíamos controlar o amor, o ódio, a cólera e a inveja?

Se, como afirma Espinosa, os afetos são propriedades naturais do ser humano, como poderíamos controlar o amor, o ódio, a cólera e a inveja?

RESPOSTA:
Assim como, no trecho, Espinosa destaca que a filosofia deve se esforçar para entender os afetos e suas causas, também o indivíduo precisa, em um esforço, distinguir entre afetos e desejos passivos e afetos e desejos ativos. Essa é a condição para o controle dos afetos, como visto no tópico anterior. Para isso é preciso distinguir entre afetos e desejos nascidos da tristeza, que enfraquece nosso ser e nos coloca sob o poder de outros, e afetos e desejos nascidos da alegria, que fortalece nosso ser e nos faz senhores de nós mesmos. Os afetos e desejos passivos alegres nos levam a afetos e desejos ativos – assim, por exemplo, o amor é alegre e por isso um amor paixão pode se tornar um amor ação (como na amizade, na generosidade, na gratidão e na felicidade do encontro com um outro que experimenta a mesma alegria que nós). Ao contrário, o ódio e a inveja são paixões tristes e nunca se tornarão ações, mas aumentarão as paixões tristes (o ódio e a inveja levam a paixões mais tristes, como a vingança, o orgulho e a crueldade). As paixões e ações alegres são favoráveis à ética; as tristes, desfavoráveis a ela. 

Nenhum comentário: