PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 29 de junho de 2022

Questão de História - ENEM 2006 - Segundo a explicação mais difundida sobre o povoamento da América, grupos asiáticos teriam chegado a esse continente pelo Estreito de Bering

ENEM 2006 - Segundo a explicação mais difundida sobre o povoamento da América, grupos asiáticos teriam chegado a esse continente pelo Estreito de Bering, há 18 mil anos. A partir dessa região, localizada no extremo noroeste do continente americano, esses grupos e seus descendentes teriam migrado, pouco a pouco, para outras áreas, chegando até a porção sul do continente. Entretanto, por meio de estudos arqueológicos realizados no Parque Nacional da Serra da Capivara (Piauí), foram descobertos vestígios da presença humana que teriam até 50 mil anos de idade. 

Validadas, as provas materiais encontradas pelos arqueólogos no Piauí a) comprovam que grupos de origem africana cruzaram o oceano Atlântico até o Piauí há 18 mil anos. 
b) confirmam que o homem surgiu primeiramente na América do Norte e, depois, povoou os outros continentes. 
c) contestam a teoria de que o homem americano surgiu primeiro na América do Sul e, depois, cruzou o Estreito de Bering. 
d) confirmam que grupos de origem asiática cruzaram o Estreito de Bering há 18 mil anos. 
e) contestam a teoria de que o povoamento da América teria iniciado há 18 mil anos.

RESPOSTA:
Letra E.

Os estudos arqueológicos no Parque Nacional da Serra da Capivara (PI) apontam para uma origem do homem americano muito mais remota (50 mil anos) do que a teoria da “ponte de gelo” no Estreito de Bering (18 mil anos)

Nenhum comentário: