PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 30 de junho de 2022

Questão de Sociologia - ENEM 2013 - TEXTO I Ela acorda tarde depois de ter ido ao teatro e à dança; ela lê romances, além de desperdiçar o tempo a olhar

ENEM 2013 - TEXTO I
Ela acorda tarde depois de ter ido ao teatro e à dança; ela lê romances, além de desperdiçar o tempo a olhar para a rua da sua janela ou da sua varanda; passa horas no toucador a arrumar o seu complicado penteado; um número igual de horas praticando piano e mais outras na sua aula de francês ou de dança.

Comentário do Padre Lopes da Gama acerca dos costumes femininos [1839] apud SILVA, T. V. Z. Mulheres, cultura e literatura brasileira. Ipotesi — Revista de Estudos Literários, Juiz de Fora, v. 2. n. 2, 1998.

TEXTO II
As janelas e portas gradeadas com treliças não eram cadeias confessas, positivas; mas eram, pelo aspecto e pelo seu destino, grandes gaiolas, onde os pais e maridos zelavam, sonegadas à sociedade, as filhas e as esposas.

MACEDO, J. M. Memórias da Rua do Ouvidor [1878]. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 20 maio 2013 (adaptado).

A representação social do feminino comum aos dois textos é o(a)
a) submissão de gênero, apoiada pela concepção patriarcal de família. 
b) acesso aos produtos de beleza, decorrência da abertura dos portos. 
c) ampliação do espaço de entretenimento, voltado às distintas classes sociais. 
d) proteção da honra, mediada pela disputa masculina em relação às damas da corte. 
e) valorização do casamento cristão, respaldado pelos interesses vinculados à herança.

RESPOSTA:
Letra A.

Os textos enfatizam aspectos comportamentais do papel da mulher em sociedades tradicionais: no texto I, a visão construída de mulher ideal, educada e arrumada, porém controlada e sonegada à sociedade, o que é enfatizada no texto II.

Nenhum comentário: