PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 30 de junho de 2022

Questão de Geografia - ENEM 2013 - De todas as transformações impostas pelo meio técnico-científico-informacional à logística de transportes

ENEM 2013 - De todas as transformações impostas pelo meio técnico-científico-informacional à logística de transportes, interessa-nos mais de perto a intermodalidade. E por uma razão muito simples: o potencial que tal “ferramenta logística” ostenta permite que haja, de fato, um sistema de transportes condizente com a escala geográfica do Brasil. 
HUERTAS. D. M. O papel dos transportes na expansão recente da fronteira agrícola brasileira. Revista Transporte y Territorio. Universidade de Buenos Aires, n. 3, 2010 (adaptado). 

A necessidade de modais de transporte interligados, no território brasileiro, justifica-se pela(s) 

a) variações climáticas no território, associadas à interiorização da produção. 
b) grandes distâncias e a busca da redução dos custos de transporte. 
c) formação geológica do país, que impede o uso de um único modal. 
d) proximidade entre a área de produção agrícola intensiva e os portos. 
e) diminuição dos fluxos materiais em detrimento de fluxos imateriais.

RESPOSTA:
Letra B.

O Brasil é um país de dimensões continentais, sendo que seu território abriga uma grande diversidade de terrenos, cuja transposição requer a utilização de variados meios de transporte. Em razão das grandes distâncias apresentadas entre as áreas de produção agrícola e os locais de escoamento, somadas à opção histórica do País pelo modal rodoviário, há um consequente aumento nos custos das mercadorias transportadas. Desta forma, levando-se em consideração as necessidades logísticas do País, a intermodalidade, caracterizada pela utilização de diferentes meios de transporte que se adaptem à natureza do produto transportado e às distâncias a serem per - corridas, leva a uma otimização no transporte de mercadorias e a uma consequente redução nos custos.

Nenhum comentário: