PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 29 de junho de 2022

Questão de Geografia - ENEM 2006 - A situação atual das bacias hidrográficas de São Paulo tem sido alvo de preocupações ambientais

ENEM 2006 - A situação atual das bacias hidrográficas de São Paulo tem sido alvo de preocupações ambientais; a demanda hídrica é maior que a oferta de água e ocorre excesso de poluição industrial e residencial. Um dos casos mais graves de poluição da água é o da bacia do alto Tietê, onde se localiza a região metropolitana de São Paulo. Os rios Tietê e Pinheiros estão muito poluídos, o que compromete o uso da água pela população. Avalie se as ações apresentadas abaixo são adequadas para se reduzir a poluição desses rios. 

I. Investir em mecanismos de reciclagem da água utilizada nos processos industriais. 
II. Investir em obras que viabilizem a transposição de águas de mananciais adjacentes para os rios poluídos.
 III. Implementar obras de saneamento básico e construir estações de tratamento de esgotos. 
É adequado o que se propõe 
a) apenas em I. 
b) apenas em II. 
c) apenas em I e III. 
d) apenas em II e III. 
e) em I, II e III.

RESPOSTA:
Letra C.

A redução da poluição dos rios Tietê e Pinheiros exige um conjunto de obras que dinamizem a limpeza de suas águas. Entre elas, reaproveitamento da água, a flotação e investimento na captação de esgotos industriais e urbanos, que deverão receber o tratamento adequado para a redução de poluentes. A transposição da água de mananciais próximos pode ser útil para a recomposição dos reservatórios destinados ao abastecimento urbano.

Nenhum comentário: