PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 30 de junho de 2022

Questão de Filosofia - ENEM 2013 - O edifício é circular. Os apartamentos dos prisioneiros ocupam a circunferência.

ENEM 2013 - O edifício é circular. Os apartamentos dos prisioneiros ocupam a circunferência. Você pode chamá-los, se quiser, de celas. O apartamento do inspetor ocupa o centro; você pode chamá-lo, se quiser de alojamento do inspetor. A moral reformada; a saúde preservada; a indústria revigorada; a instrução difundida; os encargos públicos aliviados; a economia assentada, como deve ser, sobre uma rocha; o nó górdio da Lei sobre os Pobres não cortado, mas desfeito – tudo por uma simples ideia de arquitetura! 
BENTHAM, J. O panóptico. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. 

Essa é a proposta de um sistema conhecido como panóptico, um modelo que mostra o poder da disciplina nas sociedades contemporâneas, exercido preferencial - mente por mecanismos 
a) religiosos, que se constituem como um olho divino controlador que tudo vê. 
b) ideológicos, que estabelecem limites pela alienação, impedindo a visão da dominação sofrida. 
c) repressivos, que perpetuam as relações de dominação entre os homens por meio da tortura física. 
d) sutis, que adestram os corpos no espaço-tempo por meio do olhar como instrumento de controle. 
e) consensuais, que pactuam acordos com base na compreensão dos benefícios gerais de se ter as próprias ações controladas.

RESPOSTA:
Letra D.

O conceito do panóptico foi utilizado no século XVIII, pelo filósofo e jurista Jeremy Bentham, que projetou o conceito de prisão circular, na qual o observador central poderia ver todos os locais onde estivessem os presos.

Nenhum comentário: