PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 29 de junho de 2022

Questão de Geografia - ENEM 2007 - Considerando-se as informações do texto, é correto afirmar que

ENEM 2007 - As pressões ambientais pela redução na emissão de gás estufa, somadas ao anseio pela diminuição da dependência do petróleo, fizeram os olhos do mundo se voltarem para os combustíveis renováveis, principalmente para o etanol. Líderes na produção e no consumo de etanol, Brasil e Estados Unidos da América (EUA) produziram, juntos, cerca de 35 bilhões de litros do produto em 2006. Os EUA utilizam o milho como matéria-prima para a produção desse álcool, ao passo que o Brasil utiliza a cana-de-açúcar. O quadro abaixo apresenta alguns índices relativos ao processo de obtenção de álcool nesses dois países. 
Considerando-se as informações do texto, é correto afirmar que 
a) o cultivo de milho ou de cana-de-açúcar favorece o aumento da biodiversidade. 
b) o impacto ambiental da produção estadunidense de etanol é o mesmo da produção brasileira. 
c) a substituição da gasolina pelo etanol em veículos automotores pode atenuar a tendência atual de aumento do efeito estufa. 
d) a economia obtida com o uso de etanol como combustível, especialmente nos EUA, vem sendo utilizada para a conservação do meio ambiente. 
e) a utilização de milho e de cana-de-açúcar para a produção de combustíveis renováveis favorece a preservação das características originais do solo.

RESPOSTA:
Letra C.

Nenhum comentário: