PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 29 de junho de 2022

Questão de História - ENEM 2006 - Os textos a seguir foram extraídos de duas crônicas publicadas no ano em que a seleção brasileira conquistou o tricampeonato mundial de futebol.

ENEM 2006 - Os textos a seguir foram extraídos de duas crônicas publicadas no ano em que a seleção brasileira conquistou o tricampeonato mundial de futebol. 

O General Médici falou em consistência moral. Sem isso, talvez a vitória nos escapasse, pois a disciplina consciente, livremente aceita, é vital na preparação espartana para o rude teste do campeonato. Os brasileiros portaram-se não apenas como técnicos ou profissionais, mas como brasileiros, como cidadãos deste grande país, cônscios de seu papel de representantes de seu povo. Foi a própria afirmação do valor do homem brasileiro, como salientou bem o presidente da República. Que o chefe do governo aproveite essa pausa, esse minuto de euforia e de efusão patriótica, para meditar sobre a situação do país. (…) A realidade do Brasil é a explosão patriótica do povo ante a vitória na Copa. 
Danton Jobim. Última Hora. 23/6/1970 (com adaptações). 

O que explodiu mesmo foi a alma, foi a paixão do povo, uma explosão incomparável de alegria, de entusiasmo, de orgulho. (…) Debruçado em minha varanda de Ipanema, [um velho amigo] perguntava: – Será que algum terrorista se aproveitou do delírio coletivo para adiantar um plano seu qualquer, agindo com frieza e precisão? Será que, de outro lado, algum carrasco policial teve ânimo para voltar a torturar sua vítima logo que o alemão apitou o fim do jogo? Rubem Braga. Última Hora, 26/6/1970 (com adaptações) Avalie as seguintes afirmações a respeito dos dois textos e do período histórico em que foram escritos. 
I. Para os dois autores, a conquista do tricampeonato mundial de futebol provocou explosão de alegria popular. 
II. Os dois textos salientam o momento político que o país atravessava ao mesmo tempo em que conquistava o tricampeonato. 
III. À época da conquista do tricampeonato mundial de futebol, o Brasil vivia sob regime militar, que embora politicamente autoritário, não chegou a fazer uso de métodos violentos contra seus opositores. 

É correto apenas o que se afirma em: 
a) I. 
b) II. 
c) III. 
d) I e II. 
e) II e III.

RESPOSTA:
Letra D.

A afirmativa III é falsa, pois o texto de Rubem Braga faz referência à violência do período quando indaga se “algum carrasco policial teve ânimo para voltar a torturar sua vítima…”. 

Nenhum comentário: