PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 30 de junho de 2022

Questão de História - ENEM 2013 - Tendo encarado a besta do passado olho no olho, tendo pedido e recebido perdão e tendo feito correções

ENEM 2013 - Tendo encarado a besta do passado olho no olho, tendo pedido e recebido perdão e tendo feito correções, viremos agora a página – não para esquecê-lo, mas para não deixá-lo aprisionar-nos para sempre. Avancemos em direção a um futuro glorioso de uma nova sociedade sul-africana, em que as pessoas valham não em razão de irrelevâncias biológicas ou de outros estranhos atributos, mas porque são pessoas de valor infinito criadas à imagem de Deus. Desmond Tutu, no encerramento da Comissão da Verdade na África do Sul. Disponível em: http://td.camara.leg.br. Acesso em 17 dez. 2012 (adaptado). 
No texto, relaciona-se a consolidação da democracia na África do Sul à superação de um legado 
a) populista, que favorecia a cooptação de dissidentes políticos. 
b) totalitarista, que bloqueava o diálogo com os movimentos sociais. 
c) segregacionista, que impedia a universalização da cidadania. 
d) estagnacionista, que disseminava a pauperização social. 
e) fundamentalista, que engendrava conflitos religiosos.

RESPOSTA:
Letra C.

O texto transcreve a fala do bispo negro sul africano Desmond Tutu, de confissão anglicana e principal articulador – depois de Nelson Mandela – do fim do apartheid. Este regime segregacionista, instituído em 1948 e suprimido em 1994, estabeleceu direitos políticos diferenciados para os quatro grupos étnicos em que a população da África do Sul foi classificada: brancos (minoria dominante política e eco no mi ca men - te), indianos, mestiços e negros. O fim do apartheid definiu a África do Sul como uma democracia no plano político, ainda que não o seja nos níveis social e econômico.

Nenhum comentário: