PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 30 de junho de 2022

Questão de História - ENEM 2013 - As Brigadas Internacionais foram unidades de combatentes formadas por voluntários de 53 nacionalidades

ENEM 2013 - As Brigadas Internacionais foram unidades de combatentes formadas por voluntários de 53 nacionalidades dispostos a lutar em defesa da República espanhola. Estima-se que cerca de 60 mil cidadãos de várias partes do mundo – incluindo 40 brasileiros – tenham se incorporado a essas unidades. Apesar de coordenadas pelos comunistas, as Brigadas contaram com membros socialistas, liberais e de outras correntes político-ideológicas. 
SOUZA, I. I. A Guerra Civil Europeia. História Viva, n. 70, 2009 (fragmento). A Guerra Civil Espanhola expressou as disputas em curso na Europa na década de 1930. 

A perspectiva política comum que promoveu a mobilização descrita foi o(a) 
a) crítica ao stalinismo. 
b) combate ao fascismo. 
c) rejeição ao federalismo. 
d) apoio ao corporativismo. 
e) adesão ao anarquismo.

RESPOSTA:
Letra B.

Após as forças antimonarquistas proclamarem a República na Espanha em 1931, a direita se organizou para tirar do poder o novo governo formado por socialistas e liberais. A direita era formada, sobretudo, por membros da Falange, um partido fascista que tinha como líder o general Francisco Franco, estes se definiam como Nacionalistas. O conflito entre os nacionalistas e os republicanos teve início em 1936 e atraiu voluntários provenientes de vários países que lutaram em ambos os lados do conflito. Do lado da esquerda, os voluntários formaram as Brigadas Internacionais, que tinham como principal objetivo a luta contra o fascismo franquista.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...