PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 29 de junho de 2022

Questão de Geografia - ENEM 2007 - O artigo 1.º da Lei Federal n.º 9.433/1997 (Lei das Águas) estabelece, entre outros, os seguintes fundamentos:

ENEM 2007 - O artigo 1.º da Lei Federal n.º 9.433/1997 (Lei das Águas) estabelece, entre outros, os seguintes fundamentos: 
I - a água é um bem de domínio público; 
II - a água é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico; III - em situações de escassez, os usos prioritários dos recursos hídricos são o consumo humano e a dessedentação de animais; 
IV - a gestão dos recursos hídricos deve sempre proporcionar o uso múltiplo das águas. Considere que um rio nasça em uma fazenda cuja única atividade produtiva seja a lavoura irrigada de milho e que a companhia de águas do município em que se encontra a fazenda colete água desse rio para abastecer a cidade. Considere, ainda, que, durante uma estiagem, o volume de água do rio tenha chegado ao nível crítico, tornando-se insuficiente para garantir o consumo humano e a atividade agrícola mencionada. 

Nessa situação, qual das medidas abaixo estaria de acordo com o artigo 1.º da Lei das Águas?
a) Manter a irrigação da lavoura, pois a água do rio pertence ao dono da fazenda. 
b) Interromper a irrigação da lavoura, para se garantir o abastecimento de água para consumo humano. 
c) Manter o fornecimento de água apenas para aqueles que pagam mais, já que a água é bem dotado de valor econômico. 
d)Manter o fornecimento de água tanto para a lavoura quanto para o consumo humano, até o esgotamento do rio. 
e) Interromper o fornecimento de água para a lavoura e para o consumo humano, a fim de que a água seja transferida para outros rios.

RESPOSTA:
Letra B.

Nenhum comentário: