PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 29 de junho de 2022

Questão de Geografia - ENEM 2006 - A ocupação predatória associada à expansão da fronteira agropecuária e acelerada pelo plantio da soja tem deflagrado

ENEM 2006 - A ocupação predatória associada à expansão da fronteira agropecuária e acelerada pelo plantio da soja tem deflagrado, com a perda da cobertura vegetal, a diminuição da biodiversidade, a erosão do solo, a escassez e a contaminação dos recursos hídricos no bioma cerrado. Segundo ambientalistas, o cerrado brasileiro corre o risco de se transformar em um deserto. A respeito desse assunto, analise as afirmações abaixo. 
I. Considerando-se que, em 2006, restem apenas 25% da cobertura vegetal original do cerrado e que, desse percentual, 3% sejam derrubados a cada ano, estima-se que, em 2030, o cerrado brasileiro se transformará em deserto. 
II. Sabe-se que a eventual extinção do bioma cerrado, dada a pobreza que o caracteriza, não causará impacto sistêmico no conjunto dos biomas brasileiros. 
III. A substituição de agrotóxicos por bioinseticidas reduz a contaminação dos recursos hídricos no bioma cerrado. 
É correto o que se afirma 
a) apenas em I. 
b) apenas em III. 
c) apenas em I e II. 
d) apenas em II e III. 
e) em I, II e III.

RESPOSTA:
Letra B.

A despeito de restarem apenas 25% da cobertura vegetal original do cerrado, conforme o texto, a uma taxa de derrubada de 3% a cada ano, restará em 2030 aproximadamente 50% da cobertura remanescente. A devastação do cerrado comprometerá um dos biomas mais complexos do mundo, trazendo grande impacto aos demais biomas brasileiros.

Nenhum comentário: