PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 29 de junho de 2022

Questão de Geografia - ENEM 2006 - Com base em projeções, realizadas por especialistas, prevê-se, para o fim do século XXI

ENEM 2006 - Com base em projeções, realizadas por especialistas, prevê-se, para o fim do século XXI, aumento de temperatura média, no planeta, entre 1,4°C e 5,8°C. Como consequência desse aquecimento, possivelmente o clima será mais quente e mais úmido bem como ocorrerão mais enchentes em algumas áreas e secas crônicas em outras. O aquecimento também provocará o desaparecimento de algumas geleiras, o que acarretará o aumento do nível dos oceanos e a inundação de certas áreas litorâneas. 

As mudanças climáticas previstas para o fim do século XXI 

a) provocarão a redução das taxas de evaporação e de condensação do ciclo da água. 
b) poderão interferir nos processos do ciclo da água que envolvem mudanças de estado físico. 
c) promoverão o aumento da disponibilidade de alimento das espécies marinhas. 
d) induzirão o aumento dos mananciais, o que solucionará os problemas de falta de água no planeta. 
e) causarão o aumento do volume de todos os cursos de água, o que minimizará os efeitos da poluição aquática.

RESPOSTA:
Letra B.

O aumento da temperatura média da atmosfera pode causar desequilíbrio nos processos naturais atualmente conhecidos, como, por exemplo, o ciclo da água. Nesse ciclo, em que a água entra num processo de evaporação e condensação constante, a temperatura mais alta pode quebrar o ciclo, causando maior evaporação, condensação e maior derretimento do gelo que recobre a Terra, o que implica mudanças no estado físico (gasoso, líquido e sólido)

Nenhum comentário: