PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 30 de junho de 2022

Questão de Filosofia - ENEM 2013 - Quando ninguém duvida da existência de um outro mundo, a morte é uma passagem que deve ser celebrada entre parentes e vizinhos.

ENEM 2013 - Quando ninguém duvida da existência de um outro mundo, a morte é uma passagem que deve ser celebrada entre parentes e vizinhos. O homem da Idade Média tem a convicção de não desaparecer completamente, esperando a ressurreição. Pois nada se detém e tudo continua na eternidade. A perda contemporânea do sentimento religioso fez da morte uma provação aterrorizante, um trampolim para as trevas e o desconhecido. 
DUBY, G. Ano 2000 na pista do nossos medos. São Paulo: Unesp, 1998 (adaptado). 

Ao comparar as maneiras com que as sociedades têm lidado com a morte, o autor considera que houve um processo de 
a) mercantilização das crenças religiosas. 
b) transformação das representações sociais. 
c) disseminação do ateísmo nos países de maioria cristã. d) diminuição da distância entre saber científico e eclesiástico. 
e) amadurecimento da consciência ligada à civilização moderna.

RESPOSTA:
Letra B.

O texto de Georges Duby mostra o quanto as representações sociais mudaram ao longo do tempo. Na Idade Média, a sociedade era muito influenciada pelo cristianismo, e a representação social feita da morte estava muito relacionada a uma passagem para a “vida eterna” em outro mundo. Na sociedade contemporânea, há uma diminuição da religiosidade, o que acarreta a diminuição das crenças sobre a morte, transformando-a em um total desconhecido, e sendo assim, em algo que provoca medo e temor nas pessoas.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...