PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 30 de junho de 2022

Questão de Geografia - ENEM 2006 - Com base nos dados do gráfico, verifica-se que, comparado ao do ano de 1970, o percentual de oferta de energia oriunda de recursos renováveis

ENEM 2006 - Para se discutirem políticas energéticas, é importante que se analise a evolução da Oferta Interna de Energia (OIE) do país. Essa oferta expressa as contribuições relativas das fontes de energia utilizadas em todos os setores de atividade. O gráfico a seguir apresenta a evolução da OIE no Brasil, de 1970 a 2002.
Com base nos dados do gráfico, verifica-se que, comparado ao do ano de 1970, o percentual de oferta de energia oriunda de recursos renováveis em relação à oferta total de energia, em 2002, apresenta contribuição a) menor, pois houve expressiva diminuição do uso de carvão mineral, lenha e carvão vegetal. 
b) menor, pois o aumento do uso de derivados da cana-de-açúcar e de hidreletricidade não compensou a diminuição do uso de lenha e carvão vegetal. 
c) maior, pois houve aumento da oferta de hidreletricidade, dado que esta utiliza o recurso de maior disponibilidade no país. 
d) maior, visto que houve expressivo aumento da utilização de todos os recursos renováveis do país. 
e) maior, pois houve pequeno aumento da utilização de gás natural e dos produtos derivados da cana-de-açúcar. 

RESPOSTA:
Letra B.

Em relação à oferta total de energia em 2002, a contribuição de energia oriunda de recursos renováveis – hidroelétrica, lenha, carvão vegetal, derivados de cana – foi menor, sendo inferior a 50%, levando-se em conta que o aumento do uso de derivados da cana e hidreletricidade não compensou a diminuição do uso de lenha e carvão vegetal.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...