PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 29 de junho de 2022

Questão de História - ENEM 2006 - No início do século XIX, o naturalista alemão Carl Von Martius esteve no Brasil em missão científica para fazer observações sobre a flora

ENEM 2006 - No início do século XIX, o naturalista alemão Carl Von Martius esteve no Brasil em missão científica para fazer observações sobre a flora e a fauna nativa e sobre a sociedade indígena. Referindo-se ao indígena, ele afirmou: “Permanecendo em grau inferior da humanidade, moralmente, ainda na infância, a civilização não o altera, nenhum exemplo o excita e nada o impulsiona para um nobre desenvolvimento progressivo (…). Esse estranho e inexplicável estado do indígena americano, até o presente, tem feito fracassarem todas as tentativas para conciliá-lo inteiramente com a Europa vencedora e torná-lo um cidadão satisfeito e feliz.” 
Carl Von Martius. O estado do direito entre os autóctones do Brasil. Belo Horizonte/São Paulo: Itatiaia/EDUSP. 1982 

Com base nessa descrição, conclui-se que o naturalista Von Martius 
a) apoiava a independência do Novo Mundo, acreditando que os índios, diferentemente do que fazia a missão europeia, respeitavam a flora e a fauna do país. 
b) discriminava preconceituosamente as populações originárias da América e advogava o extermínio dos índios. 
c) defendia uma posição progressista para o século XIX: a de tornar o indígena cidadão satisfeito e feliz. 
d) procurava impedir o processo de aculturação, ao descrever cientificamente a cultura das populações originárias da América. 
e) desvalorizava os patrimônios étnicos e culturais das sociedades indígenas e reforçava a missão “civilizadora europeia”, típica do século XIX.

RESPOSTA:
Letra E.

O texto do naturalista von Martius afirma que os índios não conseguiram adaptar-se à cultura dos dominadores europeus, apesar de todas as tentativas realizadas. Com isso, ele ressalta a importância cultural da Europa e desqualifica a cultura índia

Nenhum comentário: