PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 30 de junho de 2022

Questão de História - FUVEST 1994 - Entre as mudanças ocorridas no Brasil Colônia durante a União Ibérica (1580-1640), destacam-se

FUVEST 1994 - Entre as mudanças ocorridas no Brasil Colônia durante a União Ibérica (1580-1640), destacam-se 
a) a introdução do tráfico negreiro, a invasão dos holandeses no Nordeste e o início da produção do tabaco no Recôncavo Baiano. 
b) a expansão da economia açucareira no . Nordeste, o estreitamento das relações com a Inglaterra e a expulsão dos jesuítas. 
c) a incorporação do Extremo-Sul, o início da exploração do ouro em Minas Gerais e a reordenação administrativa do território. 
d) a expulsão dos holandeses do Nordeste, a intensificação da escravização indígena e a introdução das companhias de comércio monopolistas. 
e) a expansão da ocupação interna pela pecuária, a expulsão dos franceses e o incremento do bandeirismo.

RESPOSTA:
Letra E.

Com a invalidação do Tratado de Tordesilhas, a União Ibérica reforçou as ações coloniais que promoveram a interiorização do nosso território. Sob esse aspecto, destacamos a grande contribuição dada pelo bandeirantismo e o desenvolvimento da atividade pecuarista. Paralelamente, destacamos o processo de expulsão dos colonos franceses que tentaram invadir as terras brasileiras na região do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...