PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 29 de junho de 2022

Questão de História - ENEM 2006 - No princípio do século XVII, era bem insignificante e quase miserável a Vila de São Paulo.

ENEM 2006 - No princípio do século XVII, era bem insignificante e quase miserável a Vila de São Paulo. João de Laet davalhe 200 habitantes, entre portugueses e mestiços, em 100 casas: a Câmara, em 1606, informava que eram 190 os moradores, dos quais 65 andavam homiziados*. *homiziados = escondidos da justiça Nelson Werneck Sodré. Formação histórica do Brasil. São Paulo, Brasiliense, 1964 

Na época da invasão holandesa, Olinda era a capital e a cidade mais rica de Pernambuco. Cerca de 10% da população, calculada em aproximadamente 2.000 pessoas, dedicavam-se ao comércio, com o qual muita gente fazia fortuna. Cronistas da época afirmavam que os habitantes ricos de Olinda viviam no maior luxo. 
Hildegard Fest. Pequena história do Brasil holandês. São Paulo, Moderna, 1995 (com adaptações) 

Os textos acima retratam, respectivamente, São Paulo e Olinda no início do século XVII, quando Olinda era maior e mais rica. São Paulo é, atualmente, a maior metrópole brasileira e uma das maiores do planeta. Essa mudança deveu-se, essencialmente, ao seguinte fator econômico: 
a) maior desenvolvimento do cultivo da cana-de-açúcar no planalto de Piratininga do que na Zona da Mata Nordestina. 
b) atraso no desenvolvimento econômico da região de Olinda e Recife, associado à escravidão, inexistente em São Paulo. 
c) avanço da construção naval em São Paulo, favorecido pelo comércio dessa cidade com as Índias. 
d) desenvolvimento sucessivo da economia mineradora, cafeicultora e industrial no Sudeste. 
e) destruição do sistema produtivo de algodão em Pernambuco quando da ocupação holandesa.

RESPOSTA:
Letra D.
Os fatores que produziram a mudança do pólo econômico do Nordeste para o Sudeste foram: a mineração. No século XVIII; a cafeicultura, de meados do século XIX a meados do século XX; e o desenvolvimento industrial, de meados do século XX até os dias atuais. 

Nenhum comentário: