PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 29 de junho de 2022

Questão de Geografia - ENEM 2006 - Entre 8 mil e 3 mil anos atrás, ocorreu o desaparecimento de grandes mamíferos que viviam na América do Sul.

ENEM 2006 - Entre 8 mil e 3 mil anos atrás, ocorreu o desaparecimento de grandes mamíferos que viviam na América do Sul. Os mapas a seguir apresentam a vegetação dessa região antes e depois de uma grande mudança climática que tornou essa região mais quente e mais úmida.

As hipóteses a seguir foram levantadas para explicar o desaparecimento dos grandes mamíferos na América do Sul. 
I. Os seres humanos, que só puderam ocupar a América do Sul depois que o clima se tornou mais úmido, mataram os grandes animais. 
II. Os maiores mamíferos atuais precisam de vastas áreas abertas para manterem o seu modo de vida, áreas essas que desapareceram da América do Sul com a mudança climática, o que pode ter provocado a extinção dos grandes mamíferos sul-americanos. 
III. A mudança climática foi desencadeada pela queda de um grande asteroide, a qual causou o desaparecimento dos grandes mamíferos e das aves. 
É cientificamente aceitável o que se afirma. 
a) apenas em I. 
b) apenas em II. 
c) apenas em III. 
d) apenas em I e III. 
e) em I, II e III. 

RESPOSTA:
Letra B.

Os mamíferos de grande porte geralmente são animais pastadores, que se alimentam de vegetação herbácea ou rasteira, ou ainda brotos de árvores de menor porte – arbustos. Como essa vegetação depende da luz solar para se renovar, só haverá abundância de alimentos para esses animais em áreas de vegetação aberta, como as savanas ou cerrado. Com a mudança de clima, com duas estações bem definidas para climas mais úmidos, a floresta tornou-se mais densa e sombria, fazendo reduzir a iluminação, o que impede a renovação da vegetação rasteira e, conseqüentemente, a redução do número de espécies de mamíferos de grande porte.

Um comentário: