PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 29 de junho de 2022

Questão de Geografia - ENEM 2007 - Lucro na adversidade

ENEM 2007 - Lucro na adversidade

Os fazendeiros da região sudoeste de Bangladesh, um dos países mais pobres da Ásia, estão tentando adaptar-se às mudanças acarretadas pelo aquecimento global. Antes acostumados a produzir arroz e vegetais, responsáveis por boa parte da produção nacional, eles estão migrando para o cultivo do camarão. Com a subida do nível do mar, a água salgada penetrou nos rios e mangues da região, o que inviabilizou a agricultura, mas, de outro lado, possibilitou a criação de crustáceos, uma atividade até mais lucrativa. O lado positivo da situação termina por aí. A maior parte da população local foi prejudicada, já que os fazendeiros não precisam contratar mais mão-de-obra, o que aumentou o desemprego. A flora e a fauna do mangue vêm sendo afetadas pela nova composição da água. Os lençóis freáticos da região foram atingidos pela água salgada. 
Globo Rural, jun./2007, p.18 (com adaptações). 
A situação descrita acima retrata 
a) o fortalecimento de atividades produtivas tradicionais em Bangladesh em decorrência dos efeitos do aquecimento global.
 b) a introdução de uma nova atividade produtiva que amplia a oferta de emprego. 
c) a reestruturação de atividades produtivas como forma de enfrentar mudanças nas condições ambientais da região. 
d) o dano ambiental provocado pela exploração mais intensa dos recursos naturais da região a partir do cultivo do camarão. 
e) a busca de investimentos mais rentáveis para Bangladesh crescer economicamente e competir no mercado internacional de grãos.

RESPOSTA:
Letra C.

Nenhum comentário: