PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 30 de junho de 2022

Questão de Geografia - ENEM 2006 - A tabela a seguir apresenta dados relativos a cinco países.

ENEM 2006 - 
A tabela a seguir apresenta dados relativos a cinco países.
Com base nessas informações, infere-se que 
a) a educação tem relação direta com a saúde, visto que é menor a mortalidade de filhos cuja mães possuem maior nível de escolaridade, mesmo em países onde o saneamento básico é precário. 
b) o nível de escolaridade das mães tem influência na saúde dos filhos, desde que, no país em que eles residam, o abastecimento de água favoreça, pelo menos, 50% da população. 
c) a intensificação da educação de jovens e adultos e a ampliação do saneamento básico são medidas suficientes para se reduzir a zero a mortalidade infantil. 
d) mais crianças são acometidas pela diarréia no país III do que no país II. 
e) a taxa de mortalidade infantil é diretamente proporcional ao nível de escolaridade das mães e independe das condições sanitárias básicas.

RESPOSTA:
Letra A.

O nível de escolaridade das mães reflete as condições socioeconômicas do grupo familiar. Quanto mais elevado o nível educacional das mães, melhores serão os meios de criação e de sobrevivência dos filhos, mesmo em áreas onde o saneamento básico seja precário. Levando-se em conta os países com precariedade de saneamento básico, as mães com maior escolaridade tenderão a dar melhores condições de sobrevivência a seus filhos.

Nenhum comentário: