Questão 01 - UFRGS 2005 - Considere as seguintes afirmações sobre o romance Os Ratos, de Dyonélio Machado.
I. O romance investe na temática urbana e na crítica social, sem abrir mão da complexidade psicológica do protagonista.
II. O romance narra o desespero de Naziazeno Barbosa em busca de dinheiro para pagar o aluguel atrasado.
III. O romance mostra a mediocridade do cotidiano e a falta de perspectiva da pequena classe média de Porto Alegre.
Quais estão corretas?
A) Apenas I.
B) Apenas I e II.
C) Apenas I e III.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.
Questão 02 - UFRGS 2006 - Leia o seguinte excerto de Os Ratos, de Dyonélio Machado.
"Está exausto... Tem vontade de se entregar, naquela luta que vem sustentando, sustentando... Quereria dormir. Aliás, esse frio amargo e triste que lhe vem das vísceras, que lhe sobe de dentro de si, produz-lhe sempre uma sensação de sono, uma necessidade de anulação, de aniquilamento... Quereria dormir..." Considere o enunciado abaixo e as três propostas para completá-lo. O desânimo de Naziazeno, protagonista de Os Ratos, é decorrente
1 - da convicção de que a luta de um dia inteiro é a continuidade de uma condição angustiante, diuturnamente vivida, e sem perspectivas de transformação.
2 - da falta de melhor oportunidade profissional, que o faz consumir o dia todo em busca de alternativas de trabalho, sem que surja alguma possibilidade nova.
3 - do desgaste físico empreendido na busca de empréstimo para pagar a mensalidade ao leiteiro e da frustração por não ter obtido a quantia mínima necessária.
Quais propostas estão corretas?
A) Apenas 1.
B) Apenas 1 e 2.
C) Apenas 1 e 3.
D) Apenas 2 e 3.
E) 1, 2 e 3.
Questão 03 - UFMG 2003 - Todas as alternativas apresentam passagens de Os ratos, de Dyonelio Machado, que podem ser interpretadas como antecipação do clímax que ocorre ao final do livro, EXCETO
A) Naziazeno vê-se no meio da sala [da repartição], atônito, sozinho, olhando pra os lados, pra todos aqueles fugitivos, que se esgueiram, que se somem com pés de ratos...
B) Os jogadores estão mais uma vez na sua ocupação, com o seu silêncio, os seus passos surdos polvilhados daquele crepitar fininho...
C) A mão, mergulhada dentro do bolso da calça, ainda segura o dinheiro. [...] Seus dedos estão ficando suados. Abre então a mão, e retira-a aberta e com precaução, para que não haja perigo dela arrastá-lo para fora e o dinheiro cair, perder-se.
D) Caras que vão e vêm. Quase todas, ao passar, põem os olhos nele. Na maioria são caras paradas, tranquilas à força de estagnadas. Os casacos são surrados.
Questão 04 - UFMG 2012 - “Está outra vez na sua infância... Uma tia – romântica! – lhe lê Paulo e Virgínia, e chora... Chora quantas vezes lê... (E ela só possui esse livro...).”
MACHADO, Dyonelio. Os ratos. 2. ed. São Paulo: Planeta do Brasil, 2010. p.158.
Nessa passagem, o narrador faz referência a uma experiência de leitura com o objetivo de
a) criticar o sentimentalismo daqueles que leem pouco.
b) ilustrar a importância do conhecimento de outros livros.
c) informar o leitor sobre livros que, de fato, emocionam.
d) revelar que a literatura deve entreter e gerar comoção.
Questão 05 - UFMG 2012 - Considere este trecho: “Ainda encara todo o mundo, pra ver se descobre o amigo. A coisa não é de perder tempo. Foi ao Andrade; não era com ele, é com Mister Rees, logo... Sente que é uma violência ao seu temperamento... Está aprendendo a ser...”
MACHADO, Dyonelio. Os ratos. 2. ed. São Paulo: Planeta do Brasil, 2010. p. 61-62.
Assinale a alternativa que ilustra CORRETAMENTE a mudança no comportamento de Naziazeno revelada nesse trecho.
a) Ele passa de confiante a descrente.
b) Ele passa de introvertido a curioso.
c) Ele passa de retraído a dinâmico.
d) Ele passa de sensível a calculista.
Questão 06 - UFMG 2012 - Analise esta afirmativa: “O Alcides, o Duque e outros e outros estão sempre de prevenção, sempre em guarda, sempre se antecipando.”
MACHADO, Dyonelio. Os ratos. 2. ed. São Paulo: Planeta do Brasil, 2010. p.47.
Confrontando-se a posição desses personagens com a do protagonista, é CORRETO afirmar que este
a) acredita na compreensão da sociedade.
b) busca solução pensada para seus problemas.
c) mente e acovarda-se diante de suas dificuldades.
d) vive se aproveitando da bondade de seus amigos.
Questão 07 - UFMG 2012 - Marque a alternativa que apresenta uma interpretação CORRETA de Os ratos.
a) A linguagem, simples e direta, busca informar o leitor sobre a realidade e problemas da vida.
b) O protagonista busca saldar sua dívida a fim de poder manter a qualidade de vida de sua família.
c) O protagonista desespera-se ao notar que a sociedade o despreza por causa de sua dívida.
d) Todo o enredo se desenvolve em apenas um dia, o que reforça o tom de tensa denúncia social.
Questão 08 - UFMG 2012 -Leia este trecho:
“— Meu filho, tu estiveste às portas da morte. A mãe fez uma promessa, se tu sarasses...” Era andar um ano vestido de Santo Antônio. — E ele se recorda bem daquela figurinha marrom, no colo da mãe, encolhida, debulhada num pranto impotente e trágico... No meio da rua, rodeado de espaço e de sol por todos os lados, seria a suprema vergonha... Como ter coragem?... como?... “— Mas tu não vês que é pior o sofrimento que tu dás a essa criança com semelhante coisa? Olha se fosse meu filho, eu tirava já-já essa roupa. Deus que me perdoasse...”
MACHADO, Dyonelio. Os ratos. 2. ed. São Paulo: Planeta do Brasil, 2010. p.36.
É CORRETO afirmar que, nesse trecho, o autor
a) foca algumas lembranças de Naziazeno.
b) sugere o caráter falso do protagonista.
c) transcreve um diálogo entre pai e mãe.
d) utiliza apenas o discurso direto.
Questão 09 - UFMG 2012 - Segundo o narrador da obra, “Naziazeno se julga ‘em débito’ com os homens, desde que vai ser salvo pela bondade dos homens. Ele é todo humanidade, solidariedade”.
MACHADO, Dyonelio. Os ratos. 2. ed. São Paulo: Planeta do Brasil, 2010. p. 27.
Assinale a alternativa em que o fato apontado CONTRADIZ essa afirmativa.
a) A concessão de empréstimo a Naziazeno pelo Dr. Mondina.
b) A ignorância do diretor da repartição em que Naziazeno trabalha.
c) O engano do Fraga sobre os ratos de que fala Naziazeno.
d) O fato de Naziazeno jogar com dinheiro alheio.
Questão 10 - UFMG 2012 - Assinale a alternativa em que o trecho apresenta o desfecho do pedido de dinheiro de Naziazeno ao diretor.
a) “— Doutor, imagine a minha situação, o meu leiteiro...” — Não! Não! Trivialidade... uma trivialidade... “— O meu filho, doutor!...” — Outra vez o teu filho, Naziazeno... sempre o teu filho...”
b) O diretor “está” só, escrevendo, a cabeça enterrada no vão da escrivaninha de cortina. — Dá licença?” “— Entre.” “— Doutor...” “— Eu compreendo essas coisas, Naziazeno.” — O diretor tem a voz suave. Ele é moço.
c) Quando o seu filho esteve doente, eu o ajudei como pude. Não me peça mais nada. Não me encarregue de pagar as suas contas: já tenho as minhas, e é o que me basta... (Risos.)
d) “— Sessenta mil réis! Um ordenado quase!... É isso coisa que se peça?!” Não! Está a ver o diretor tirando o dinheiro do bolso, entregando-lho num gesto quase furtivo, sem olhá-lo, como quem tem pressa...
Questão 11 - UFRS 1998 - Considere as seguintes afirmações a propósito de OS RATOS, de Dyonelio Machado.
I - Narra um dia de tensão e profunda angústia na vida de um funcionário público que tenta, de vários modos, obter dinheiro para saldar uma dívida junto ao leiteiro, que já ameaçara cortar o fornecimento do produto.
II - Embora narrado em terceira pessoa, o romance privilegia o ângulo de visão do personagem principal, Naziazeno, em sua peregrinação pela cidade.
III - No desfecho da narrativa, os ratos simbolizam os sentimentos do protagonista, numa metáfora que abrange o personagem principal e quaisquer outros indivíduos de situação social semelhante.
Quais estão corretas?
a) Apenas I
b) Apenas III
c) Apenas I e III
d) Apenas II e III
e) I, II e III
Questão 12 - UFSM 1999 - Assinale a alternativa INCORRETA a respeito de OS RATOS, de Dyonélio Machado.
a) O protagonista, Naziazeno, é funcionário público perturbado pela falta de dinheiro.
b) O protagonista dispõe de 24 horas para saldar a conta com o leiteiro.
c) O enredo recompõe traços do cotidiano citadino das primeiras décadas do século.
d) A ação narrada focaliza a indiferença da sociedade pelo sofrimento do indivíduo.
e) O desfecho é frustrante, pois Naziazeno não arranja dinheiro para saldar a dívida.
Questão 13 - ITA 2023 - A respeito de Adelaide, uma das personagens femininas de Os ratos, de Dyonélio Machado, é correto afirmar que
a) ela é frágil e ingênua, características que agradam ao protagonista, pois alimentam seu amor por ela.
b) ela é financeiramente independente do marido e protagonista do romance.
c) sua fraqueza e ingenuidade servem para que o protagonista justifique seus próprios fracassos.
d) ela se sente inferiorizada diante de outras mulheres presentes no romance.
e) Adelaide não exige do marido luxos que ele não conseguiria entregar, apenas o suficiente para alimentar a família.
Questão 14 - ITA 2023 - Em relação à linguagem de Os ratos, de Dyonélio Machado, é correto afirmar que ela
a) respeita completamente a norma culta, como no seguinte exemplo: “Passando um mercadinho — é um pequeno escritório: uma porta e uma janela. Ao lado da porta, uma placa quadrada, de ferro esmaltado. Eles entram. — Me chame o seu Fernandes — diz o Duque para um menino que se acha sentado à escrivaninha.” (p. 86).
b) é ágil e rápida, adequada ao ritmo intenso da narrativa, como no seguinte exemplo: “Entrando pouco a pouco na calma outra vez. Raciocinante. É conveniente comprar fichas. Com quinze mil réis em fichas já tem margem pra muito jogo. Encaminha-se para o guichê. Volta com uma pilha de rodelas na mão.” (p. 63).
c) desrespeita a norma culta e ainda é lenta e entediante, como no seguinte exemplo: “Ouve-se um baque, lá fora. Eles levantam a cabeça, atentos. — É o portãozinho. — Deixa que eu vou fechar — e Naziazeno se ergue vivamente. — Bota o casaco. — Não precisa. — E sai.” (p. 113).
d) embora apresente elementos de oralidade, não é totalmente coloquial, distinguindo a palavra do narrador e das personagens, como no seguinte exemplo: “Não enxerga o Duque nos lugares habituais... E, entretanto, é a ‘hora dele’.” (p. 30).
e) jamais apresenta uso de discurso direto. Por exemplo: “Ele se senta. Dirige-lhes duas ou três palavras. — O Naziazeno tem um grande aperto hoje — informa-lhe Alcides.”
Questão 15 - ITA 2023 - Assinale a alternativa correta acerca de Os ratos, de Dyonélio Machado.
a) a narrativa respeita a ordem cronológica dos acontecimentos, característica que facilita a compreensão do enredo.
b) a narrativa fragmentária apresenta idas e vindas no tempo, o que provoca certa inquietação no leitor e dificuldade de estabelecimento da ordem dos acontecimentos.
c) embora a narrativa não respeite a ordem cronológica dos fatos, esse recurso não apresenta efeito algum sobre o leitor.
d) todas as informações contidas no texto que não seguem o tempo cronológico estão completamente desvinculadas do enredo.
e) todas as informações contidas no texto que não seguem o tempo cronológico representam apenas um devaneio do narrador em relação à matéria narrada.
Questão 16 - ITA 2023 - Acerca de Os ratos, de Dyonélio Machado, é correto afirmar que
a) a linguagem do romance permite identificar uma separação conceitual rígida entre o humano e o animal, como ilustra o seguinte exemplo: “Duque volta-se inteiramente para o lado de Naziazeno. Avança-lhe um focinho sereno e atento.” (p. 81).
b) a intertextualidade não é um elemento da narrativa, como ilustra o seguinte exemplo: “Naziazeno espera que ele lhe dê as costas, vá reatar a palestra interrompida, aquelas observações sobre a questão social, comunismo e integralismo.” (p. 38).
c) há elementos na linguagem que permitem identificar a santificação das personagens, como ilustra o seguinte exemplo: “Naziazeno conserva-se silencioso. Ele não pensa na ‘empresa’ propriamente: pensa no Andrade; vê a sua figura robusta, azafamada, decidida de patrão.” (p. 44).
d) no romance, os ratos são uma alegoria do retorno à natureza e da reconciliação do ser humano com a sua melhor índole, o estado de Natureza, como ilustra o seguinte exemplo: “mas na mesma ocasião o seu ar de pobreza, aquele focinho quieto e manso que vem ali a seu lado, tiram-lhe qualquer ilusão. Um frio e um amargo sobem-lhe pelas vísceras acima...” (p. 85).
e) há elementos na linguagem que indicam animalização ou rebaixamento do humano, como ilustra o seguinte exemplo: “Naziazeno ‘vê-se’ no meio da sala, atônito, sozinho, olhando para os lados, pra todos aqueles fugitivos, que se esgueiram, que se somem com pés de ratos.” (p. 36).
GABARITO
01 - C
02 - A
03 - D
04 - B
05 - C
06 - A
07 - B
08 - A
09 - D
10 - C
11 - E
12 - E
13 - C
14 - D
15 - B
16 - E
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