PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Questão de Literatura - UFMG 1998 - No romance O Ateneu, de Raul Pompéia, o personagem Aristarco, que apresenta um \”vaivém de atitudes\”

UFMG 1998 - No romance O Ateneu, de Raul Pompéia, o personagem Aristarco, que apresenta um \”vaivém de atitudes\”, é visto como portador de uma \”individualidade dupla\”. Todas as alternativas contêm trechos do romance em que Aristarco passa de uma atitude a outra, exceto: 
a) Quando meu pai entrou comigo havia no semblante de Aristarco uma pontinha de aborrecimento. (…) Mas a sombra de despeito apagou-se logo, como o resto de túnica que apenas tarda a sumir se numa mutação à vista; e foi com uma explosão de contentamento que o diretor nos acolheu. 
b) Aristarco, que consagrava as manhãs ao governo financeiro do colégio, conferia, analisava os assentamentos do guarda-livros. De momento a momento entravam alunos. Alguns acompanhados. A cada entrada, o diretor lentamente fechava o livro comercial, (…) oferecendo episcopalmente a mão peluda ao beijo contrito e filial dos meninos. 
c) (…) viam-no (Aristarco) formidável, com o perfil leonino rugir (…) sobre outro (aluno) que tinha limo nos joelhos de haver lutado em lugar úmido, gastando tal veemência no ralho, que chegava a ser carinhoso. 
d) A cadeira girava de novo à posição primitiva; o livro da escrituração espalmava outra vez as páginas enormes; e a figura paternal do educador desmanchava-se volvendo a simplificar se na esperteza atenta e seca do gerente.

RESPOSTA:
Letra C.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...