PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Exercícios de Literatura sobre o Parnasianismo - com gabarito

Questão 01 - EsPCEx 2017 - O projeto desse movimento literário baseava-se na crença de que a função essencial da arte era produzir o belo, e o lema escolhido para traduzir essa ideia foi “a arte pela arte”. É possível observar, nesse contexto, características como a preocupação com a técnica (metro, ritmo e rima) e o resgate de temas da Antiguidade clássica (referências à mitologia e a personagens históricas). Essa escola literária é conhecida como 
a) Neoclassicismo. 
b) Arcadismo. 
c) Classicismo. 
d) Expressionismo. 
e) Parnasianismo

Questão 02 - ESA 2020 - Sobre o Parnasianismo, é correto o que se afirma em: 
a) A valorização da paisagem nacional é tema primordial dos autores brasileiros dessa escola literária. 
b) Algumas das produções dessa escola viraram cantigas de roda infantil. 
c) A perfeição das formas poéticas e o rigor estético, permeado por valores clássicos, caracterizam-no. 
d) Os poetas exploram, unicamente, temas relacionados à emoção, à fantasia e ao sonho. 
e) Os autores não se preocupam com a metrificação dos poemas.

Questão 03 - EsPCEx 2007 - Leia as afirmações abaixo e assinale a única alternativa correta. 
a) A poesia parnasiana, numa atitude anti-realista, buscava uma expressão maior da interioridade do artista. Para isso, o poeta contava principalmente com sua inspiração, associada a temáticas pitorescas. 
b) A característica mais marcante do Parnasianismo é o culto da forma, representado pelas formas fixas, como o soneto, pela metrificação rigorosa e pelas rimas perfeitas. A beleza do poema deveria ser alcançada a qualquer custo. 
c) Os naturalistas resgatam o preceito grego da “Arte pela Arte”, produzindo obras desvinculadas da realidade e sem qualquer compromisso com a investigação social. 
d) O Simbolismo aceita o Realismo e suas manifestações. De fato, a nova estética compartilha com as ideias do Cientificismo, Materialismo, valorizando, em contrapartida, as manifestações metafísicas e espirituais. 
e) O estilo Barroco, também chamado Quinhentismo, nasceu da crise dos valores renascentistas, ocasionada pelas lutas religiosas e pelas dificuldades econômicas decorrentes da falência do comércio com o Oriente.

Questão 04 - EsPCEx 2013 - Quanto à poesia parnasiana, é correto afirmar que se caracteriza por 
a) buscar uma linguagem capaz de sugerir a realidade, fazendo, para tanto, uso de símbolos, imagens, metáforas, sinestesias, além de recursos sonoros e cromáticos, tudo com a finalidade de exprimir o mundo interior, intuitivo, antilógico e antirracional. 
b) cultivar o desprezo pela vida urbana, ressaltando o gosto pela paisagem campestre; elevar o ideal de uma vida simples, integrada à natureza; conter nos poemas elementos da cultura greco-latina; apresentar equilíbrio espiritual, racionalismo. 
c) apresentar interesse por temas religiosos, refletindo o conflito espiritual, a morbidez como forma de acentuar o sentido trágico da vida, além do emprego constante de figuras de linguagem e de termos requintados. 
d) possuir subjetivismo, egocentrismo e sentimentalismo, ampliando a experiência da sondagem interior e preparando o terreno para investigação psicológica. 
e) pretender ser universal, utilizando-se de uma linguagem objetiva, que busca a contenção dos sentimentos e a perfeição formal.

GABARITO
01 - E
02 - C
03 - B
04 - E

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...