PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 22 de outubro de 2022

Exercícios de Física sobre as Leis da Termodinâmica - com gabarito

Questão 01 - ITA 2014 - Pode-se associar a segunda lei da Termodinâmica a um princípio de degradação da energia. Assinale a alternativa que melhor justifica esta associação. 
a) A energia se conserva sempre. 
b) O calor não flui espontaneamente de um corpo quente para outro frio. 
c) Uma máquina térmica operando em ciclo converte integralmente trabalho em calor. 
d) Todo sistema tende naturalmente para o estado de equilíbrio. 
e) E impossível converter calor totalmente em trabalho.

Questão 02 - ITA 2018 - No livro Teoria do Calor (1871), Maxwell, escreveu referindo-se a um recipiente cheio de ar: “... iniciando com uma temperatura uniforme, vamos supor que um recipiente é dividido em duas partes por uma divisória na qual existe um pequeno orifício, e que um ser que pode ver as moléculas individualmente abre e fecha esse orifício de tal modo que permite somente a passagem de moléculas rápidas de A para B e somente as lentas de B para A. Assim, sem realização de trabalho, ele aumentará a temperatura de B e diminuirá a temperatura de A em contradição com ... ”. Assinale a opção que melhor completa o texto de Maxwell. 
a) a primeira lei da termodinâmica. 
b) a segunda lei da termodinâmica. 
c) a lei zero da termodinâmica 
d) o teorema da energia cinética. 
e) o conceito de temperatura.

Questão 03 - UEFS 2017/1 - A primeira lei da termodinâmica para sistemas fechados foi originalmente comprovada pela observação empírica, no entanto é hoje considerada como a definição de calor através da lei da conservação da energia e da definição de trabalho em termos de mudanças nos parâmetros externos de um sistema. Com base nos conhecimentos sobre a Termodinâmica, é correto afirmar: 
a) A energia interna de uma amostra de um gás ideal é função da pressão e da temperatura absoluta. 
b) Ao receber uma quantidade de calor Q igual a 48,0J, um gás realiza um trabalho igual a 16,0J, tendo uma variação da energia interna do sistema igual 64,0J. 
c) Quando se fornece a um sistema certa quantidade de energia Q, esta energia pode ser usada apenas para o sistema realizar trabalho. 
d) Nos processos cíclicos, a energia interna não varia, pois volume, pressão e temperatura são iguais no estado inicial e final. 
e) A energia interna, o trabalho realizado e a quantidade de calor recebida ou cedida independem do processo que leva o sistema do estado inicial A até um estado final B.

Questão 04 - UERR 2019 - A primeira lei da Termodinâmica expressa o princípio de conservação da: a) energia nos fenômenos mecânicos. 
b) quantidade de movimento na rotação. 
c) temperatura nos fenômenos térmicos. 
d) energia nos fenômenos térmicos. 
e) energia nos fenômenos ondulatórios.

Questão 05 - UEA 2014 - “Quando um corpo A está em equilíbrio térmico com um corpo B e B está em equilíbrio térmico com um corpo C, então A e C estão em equilíbrio térmico” O enunciado expressa a lei conhecida como 
a) Primeira Lei de Newton. 
b) Segunda Lei de Newton. 
c) Lei Zero da Termodinâmica. 
d) Primeira Lei da Termodinâmica. 
e) Segunda Lei da Termodinâmica.

GABARITO
01 - E
02 - B
03 - D
04 - D
05 - C

Nenhum comentário: