PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 22 de outubro de 2022

Exercícios de Física sobre a Primeira Lei de Newton - com gabarito

Questão 01 - FEMA 2018 - As estatísticas indicam que o uso do cinto de segurança deve ser obrigatório para prevenir lesões mais graves em motoristas e passageiros no caso de acidentes. Fisicamente, a função do cinto está relacionada com a: 
a) Primeira Lei de Newton. 
b) Lei de Snell. 
c) Lei de Ampére. 
d) Lei de Ohm. 
e) Primeira Lei de Kepler.

Questão 02 - FEMA 2017 - Certas cargas transportadas por caminhões devem ser muito bem amarradas na carroceria, a fim de evitar acidentes, ou mesmo, proteger a vida do motorista, caso este precise frear, bruscamente, o seu veículo. Essa precaução pode ser explicada pela: 
a) lei da Inércia (Primeira Lei de Newton); 
b) lei das malhas de Kirchhoff; 
c) lei de Lenz; 
d) lei das Áreas (Segunda Lei de Kepler); 
e) lei da Gravitação Universal de Newton.

Questão 03 - IFPR 2015 -  “Na ausência de forças, um corpo em repouso e um corpo em movimento move-se em linha reta, com velocidade constante”. Esse enunciado se refere a uma das leis de Newton; a qual o trecho se refere? 
a) Terceira lei. 
b) Segunda lei. 
c) Primeira lei. 
d) A nenhuma delas, elas não tratam de movimento nem de repouso. 
e) Nenhuma das alternativas anteriores.

Questão 04 - ENEM PPL 2011 - Segundo Aristóteles, uma vez deslocados de seu local natural, os elementos tendem espontaneamente a retornar a ele, realizando movimentos chamados de naturais. Já em um movimento denominado forçado, um corpo só permaneceria em movimento enquanto houvesse uma causa para que ele ocorresse. Cessada essa causa, o referido elemento entraria em repouso ou adquiriria um movimento natural. 
PORTO, C. M. A física de Aristóteles: uma construção ingênua? Revista Brasileira de Ensino de Física. V. 31, n° 4 (adaptado). 
Posteriormente, Newton confrontou a ideia de Aristóteles sobre o movimento forçado através da lei da 
a) inércia. 
b) ação e reação. 
c) gravitação universal. 
d) conservação da massa. 
e) conservação da energia.

Questão 05 - UPF 2013 -  Galileu Galilei, na última parte de seu livro Discursos e demonstrações concernentes a duas novas ciências, publicado em 1638, trata do movimento do projétil da seguinte maneira: "Suponhamos um corpo qualquer, lançado ao longo de um plano horizontal, sem atrito; sabemos que esse corpo se moverá indefinidamente ao longo desse plano, com um movimento uniforme e perpétuo [...]" 
O mencionado por Galileu refere-se: 
a) à lei da gravitação universal. 
b) ao princípio da inércia ou primeira lei de Newton. 
c) ao princípio fundamental da dinâmica ou segunda lei de Newton. 
d) ao princípio da ação e reação ou terceira lei de Newton. 
e) ao princípio de Arquimedes.

Questão 06 - Unesp - As estatísticas indicam que o uso de cinto de segurança deve ser obrigatório para prevenir lesões mais graves em motoristas e passageiros no caso de acidentes. Fisicamente, a função do cinto está relacionada com a: 
a) primeira lei de Newton.
b) lei de Snell. 
c) lei de Ampére. 
d) lei de Ohm. 
e) primeira lei de Kepler.

Questão 07 - A respeito da definição da primeira lei de Newton, assinale a alternativa que a define corretamente: 
a) Todo corpo tende a continuar em repouso ou em movimento retilíneo uniforme se o somatório das forças atuantes sobre ele for diferente de zero. 
b) Todo corpo tende a continuar em repouso indefinidamente. 
c) Todo corpo tende a continuar em repouso ou em movimento retilíneo uniforme se o somatório das forças atuantes sobre ele for nulo. 
d) Todo corpo tende a continuar em movimento retilíneo uniforme indefinidamente. 
e) Todo corpo tende a continuar em repouso se o somatório das forças atuantes sobre ele forem diferentes de zero.

Questão 08 - Sabendo que na Física muitas vezes nomeamos equações, unidades de medida e leis para homenagear grandes físicos, ainda que eles não as tenham desenvolvido, responda: quem foi o físico responsável por formular a primeira lei de Newton? 
a) Isaac Newton 
b) Galileu Galilei 
c) Albert Einstein 
d) Nicolau Copérnico 
e) Arquimedes

Questão 09 - Baseando-se na primeira Lei de Newton, assinale a alternativa correta: 
a) Se estivermos dentro de um ônibus e deixarmos um objeto cair, esse objeto fará uma trajetória retilínea em relação ao solo, pois o movimento do ônibus não afeta o movimento de objetos em seu interior. 
b) Quando usamos o cinto de segurança dentro de um carro, estamos impedindo que, na ocorrência de uma frenagem, sejamos arremessados para fora do carro, em virtude da tendência de permanecermos em movimento. 
c) Quanto maior a massa de um corpo, mais fácil será alterar sua velocidade. 
d) O estado de repouso e o de movimento retilíneo independem do referencial adotado.

Questão 10 - UNEMAT 2022/2 - Antes de Galileu Galilei (1564-1642), acreditavase que para um corpo permanecer em movimento deveria ter sempre uma força aplicada a ele e, ao ser retirada, esse corpo buscava seu lugar natural entrando em repouso. Posterior a Galileu, Isaac Newton (1643-1727) publica, no ano 1687, o livro Princípios Matemáticos da Filosofia Natural, com três leis sobre o movimento, sendo que a Primeira Lei afirma que: "Qualquer corpo permanece em seu estado de repouso ou de movimento retilíneo uniforme, a menos que seja obrigado a modificar tal estado por forças aplicadas a ele". 
GREF. Física 1: Mecânica. 4. ed. São Paulo: Editora USP, 1998. MÁXIMO, Antonio; ALVARENGA, Beatriz. Física. v3. São Paulo: Scipione, 2005. PAULI, Ronald Ulysses et al. Física: Mecânica. São Paulo: EPU, 1978. 

Considerando a Primeira Lei de Newton, assinale a alternativa correta. 
a) Não é possível diferenciar o repouso do movimento retilíneo uniforme, uma vez que a força resultante nos dois movimentos é igual a zero. 
b) Não é possível diferenciar o repouso do movimento retilíneo uniforme, uma vez que a aceleração nos dois movimentos é igual a zero. 
c) O que diferencia o repouso do movimento retilíneo uniforme é que, no repouso, a aceleração é igual a zero e, no movimento retilíneo, ela é constante. 
d) O que diferencia o repouso do movimento retilíneo uniforme é que, no repouso, a velocidade do corpo é igual a zero e, no movimento retilíneo, ela é constante. 
e) O que diferencia o repouso do movimento retilíneo uniforme é que, no repouso, a força que atua no corpo é igual a zero e, no movimento retilíneo ela é constante.

Questão 11 - ENEM PPL 2012 -  Em 1543, Nicolau Copérnico publicou um livro revolucionário em que propunha a Terra girando em torno do seu próprio eixo e rodando em torno do Sol. Isso contraria a concepção aristotélica, que acredita que a Terra é o centro do universo. Para os aristotélicos, se a Terra gira do oeste para o leste, coisas como nuvens e pássaros, que não estão presas à Terra, pareceriam estar sempre se movendo do leste para o oeste, justamente como o Sol. Mas foi Galileu Galilei que, em 1632, baseando-se em experiências, rebateu a crítica aristotélica, confirmando assim o sistema de Copérnico. Seu argumento, adaptado para a nossa época, é: se uma pessoa, dentro de um vagão de trem em repouso, solta uma bola, ela cai junto a seus pés. Mas se o vagão estiver se movendo com velocidade constante, a bola também cai junto a seus pés. Isto porque a bola, enquanto cai, continua a compartilhar do movimento do vagão. 

O princípio físico usado por Galileu para rebater o argumento aristotélico foi 
a) a lei da inércia. 
b) ação e reação. 
c) a segunda lei de Newton. 
d) a conservação da energia. 
e) o princípio da equivalência.

GABARITO
01 - A
02 - A
03 - C
04 - A
05 - B
06 - A
07 - C
08 - A
09 - B
10 - D
11  - A

LEIA TAMBÉM:

Nenhum comentário: