PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Exercícios de Literatura sobre o Naturalismo - com gabarito

Questão 01 - IMEPAC 2017 - Sobre as características dos estilos de época da literatura brasileira e suas concepções de vida social, assinale a alternativa CORRETA. 
a) No Naturalismo, a vida social é observada sob um ponto de vista influenciado pelo determinismo. 
b) No Romantismo, há franca confiança no avanço científico e no aperfeiçoamento jurídico da vida social. 
c) No Arcadismo, a vida social é observada sob um ponto de vista atento aos preceitos monárquicos medievais. 
d) No Realismo, há o repúdio das inquietações com a vida social devido à crença no poder da religiosidade sobre o ser humano.

Questão 02 - UNIFESP 2018 - Nesta obra, eu quis estudar temperamentos e não caracteres. Escolhi personagens soberanamente dominadas pelos nervos e pelo sangue, desprovidas de livre-arbítrio, arrastadas a cada ato de suas vidas pelas fatalidades da própria carne. Começa-se a compreender que o meu objetivo foi acima de tudo um objetivo científico. 
(Émile Zola apud Alfredo Bosi. História concisa da literatura brasileira, 1994. Adaptado.)
 Depreendem-se dessas considerações do escritor francês Émile Zola, a respeito de uma de suas obras, preceitos que orientam a corrente literária 
a) romântica. 
b) árcade. 
c) naturalista. 
d) simbolista. 
e) barroca.

Questão 03 - EsPCEx 2007 - Em 1880, Zola publicou suas teorias sobre o romance experimental em que expunha ideias como esta: “o romance experimental substitui o estudo do homem abstrato e metafísico pelo do homem natural, sujeito a leis físico-químicas e determinado pela influência do meio”. Observa-se, nessas palavras, a ênfase cientificista e determinista do 
a) Arcadismo. 
b) Classicismo. 
c) Realismo. 
d) Naturalismo. 
e) Barroco.

Questão 04 - FCMSCSP 2019 - Orientados pela crença positivista de que a ciência constituía o sumo saber e a redenção do homem, os adeptos desse movimento procuraram reduzir a gênese dos conflitos pessoais e interpessoais a três fatores, a herança, o ambiente e o momento. O enfoque narrativo, em terceira pessoa, apresenta características de relatório científico, objetivo, direto, franco. Registre-se a descrição pormenorizada do ambiente em que se encontra o herói (ou antes: anti-herói), que atende a dois propósitos: completar o retrato psicológico da personagem, pois, consoante os postulados em moda, o cenário seria o prolongamento obrigatório do temperamento e humores de quem o habita; e concretizar a ideia de verossimilhança fotográfica. Na descrição “científica” da paisagem não falta inclusive a notação referente ao pressuposto de que a personagem estaria sujeita à influência determinista do meio. 
(Massaud Moisés. A literatura brasileira através dos textos, 2012. Adaptado.) 
O texto refere-se a obras do 
A) Parnasianismo. 
B) Romantismo. 
C) Naturalismo. 
D) Modernismo. 
E) Pós-Modernismo.

GABARITO
01 - A
02 - C
03 - D
04 - C

Nenhum comentário: