PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Questão de História - FACASPER 2017 - A Lei Áurea trouxe implícita a igualdade jurídica do negro liberto, coisa que não ficou muito clara na Constituição de 1891

FACASPER 2017 - A Lei Áurea trouxe implícita a igualdade jurídica do negro liberto, coisa que não ficou muito clara na Constituição de 1891, que condicionou a cidadania ao ter propriedade e ao ser alfabetizado, não ser mendigo, não ser mulher... No dia 13 de maio de 1888, não libertamos ninguém, pois quem não é igual não pode ser livre. Continuamos todos escravos da escravidão que não acaba, da moral retorcida que nos legou, da consciência cindida que nos faz crer que somos uma coisa, sendo outra. A igualdade do 13 de Maio era, portanto, uma igualdade relativa. 
Fonte: MARTINS, José de Souza http://www.estadao.com.br/noticias/geral,eu-nao-meu-senhor,1128202 Publicado: 08/02/2014 | Acesso: 11/10/2016 | Adaptado. 

O autor do texto, um sociólogo brasileiro, explicita a fragilidade da Lei Áurea. Historicamente, a situação descrita por ele, no texto, se justifica pela: 
a) ausência, na Constituição, do reconhecimento do status de homem livre para afrodescendentes. 
b) adesão da população à ideia do fim da escravidão, o que favoreceu o negro ex-escravo. 
c) desinteresse dos escravos em integrar a sociedade de homens livres e brancos do século XIX. 
d) igualdade social praticada no Brasil, independente da etnia do cidadão e de seu poder econômico. 
e) falta de perspectiva legal que garanta a inclusão social do negro africano após a Abolição.

RESPOSTA:
Letra E.

Nenhum comentário: