ITA 2023 - Acerca de Os ratos, de Dyonélio Machado, é correto afirmar que
a) a linguagem do romance permite identificar uma separação conceitual rígida entre o humano e o animal, como ilustra o seguinte exemplo: “Duque volta-se inteiramente para o lado de Naziazeno. Avança-lhe um focinho sereno e atento.” (p. 81).
b) a intertextualidade não é um elemento da narrativa, como ilustra o seguinte exemplo: “Naziazeno espera que ele lhe dê as costas, vá reatar a palestra interrompida, aquelas observações sobre a questão social, comunismo e integralismo.” (p. 38).
c) há elementos na linguagem que permitem identificar a santificação das personagens, como ilustra o seguinte exemplo: “Naziazeno conserva-se silencioso. Ele não pensa na ‘empresa’ propriamente: pensa no Andrade; vê a sua figura robusta, azafamada, decidida de patrão.” (p. 44).
d) no romance, os ratos são uma alegoria do retorno à natureza e da reconciliação do ser humano com a sua melhor índole, o estado de Natureza, como ilustra o seguinte exemplo: “mas na mesma ocasião o seu ar de pobreza, aquele focinho quieto e manso que vem ali a seu lado, tiram-lhe qualquer ilusão. Um frio e um amargo sobem-lhe pelas vísceras acima...” (p. 85).
e) há elementos na linguagem que indicam animalização ou rebaixamento do humano, como ilustra o seguinte exemplo: “Naziazeno ‘vê-se’ no meio da sala, atônito, sozinho, olhando para os lados, pra todos aqueles fugitivos, que se esgueiram, que se somem com pés de ratos.” (p. 36).
RESPOSTA:
Letra E.
Os Ratos são um romance que apresenta como protagonista o homem urbano da década de 1930, mais
precisamente um membro da classe pobre, oprimido
socioeconomicamente na luta diária pela sobrevivência.
Como consequência de tal situação, esse indivíduo
perde a capacidade para desenvolver a autonomia
intelectual e existencial, o que o empurra a uma
condição precária que traz a “animalização ou rebaixa -
mento do humano” presente tanto no título da obra
como no trecho apresentado na alternativa e, em que a
descrição feita pelos homens associa-os a roedores: são
fugitivos que se esgueiram e somem com pés de ratos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário