PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Questão de História - FACASPER 2020 - Fernando Collor tomou posse em 15 de março de 1990. Logo no início do mandato, sua equipe econômica anunciou o chamado “Plano Brasil Novo”

FACASPER 2020 - Fernando Collor tomou posse em 15 de março de 1990. Logo no início do mandato, sua equipe econômica anunciou o chamado “Plano Brasil Novo”, conhecido também como “Plano Collor”. Dentre as resoluções polêmicas do plano, podemos destacar o bloqueio de parte dos saldos das contas-correntes, cadernetas de poupança e outras aplicações financeiras. Sobre as consequências econômicas do governo Collor, é correto afirmar que: 
a) houve recuperação econômica no primeiro ano de mandato, mediante o incremento das relações comerciais. 
b) como prometi do por Collor de Melo e sua equipe, a inflação caiu drasticamente durante o seu mandato, apesar da insatisfação popular com o congelamento do saldo das poupanças. 
c) o Plano Real foi uma das criações da equipe econômica de Collor para reverter as consequências dos primeiros erros do mandato. 
d) houve diminuição do consumo, desemprego e falência de empresas. O Brasil perdeu momentaneamente a capacidade de poupar e o endividamento cresceu. 
e) o mercado brasileiro sofreu drásticas intervenções do Estado, que passou a controlar a economia, mantendo o congelamento dos preços.

RESPOSTA:
Letra D.

Nenhum comentário: