PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Questão de Literatura - ITA 2022 - Leia atentamente o trecho destacado do conto “Seminário dos ratos”, no qual o Chefe das Relações Públicas

ITA 2022 - Leia atentamente o trecho destacado do conto “Seminário dos ratos”, no qual o Chefe das Relações Públicas dirige-se ao Secretário do Bem-Estar Público e Privado. Em seguida, assinale a alternativa correta. 
– Bueno, ontem à noite ele sofreu um pequeno acidente, Vossa Excelência sabe como anda o nosso trânsito! Teve que engessar um braço. Só pode chegar amanhã, já providenciei o jatinho acrescentou o jovem com energia. 
– Na retaguarda fica toda uma equipe armada para a cobertura. Nosso Assessor vai pingando o noticiário por telefone, criando suspense até o encerramento, quando virão todos num jato especial, fotógrafos, canais de televisão, correspondentes estrangeiros, uma apoteose. Finis coronat opus, o fim coroa a obra! 

a) a passagem exprime a moral da história, qual seja: a política é impossível sem jatinhos. 
b) a preocupação das personagens com as aparências e a comunicação com o público representa os seus ideais republicanos e democráticos. 
c) a preocupação principal das personagens era promover uma comunicação transparente e honesta com o público. 
d) a linguagem do Chefe das Relações Públicas evidencia que ele não se preocupa apenas com os objetivos, mas também com a dignidade dos meios para atingi-los. 
e) a tradução do adágio latino, na última frase, indica a mentalidade utilitarista e a falta de princípios superiores das personagens em questão.

RESPOSTA:
Letra E.

Nota-se que os representantes do Estado querem controlar as informações sobre o VII Seminário dos Ratos para ter domínio sobre a imprensa e sobre a população em geral, manipulando a realidade em que há a epidemia dos ratos. O adágio poderia ser a frase que provém de um recorte do texto de Maquiavel: os fins justificam os meios em vez de "Finis coronat opus, o fim coroa a obra!" 

Nenhum comentário: